O que é Linkedin

O que é Linkedin

O que é Linkedin e a melhor maneira de utilizá-lo

 

Você sabe o que é Linkedin e a melhor maneira de utilizá-lo? Vamos dar algumas dicas de uso para empresas, profissionais e agências.

Com mais de 500 milhões de usuários, o LinkedIn é a principal rede social voltada a contatos profissionais e pode ser utilizada também por empresas.

O LinkedIn é a mais famosa e maior rede social profissional, focada em gerar conexões e relacionamentos. Nela os profissionais podem criar seus currículos, buscar empregos e fazer contato com pessoas do mundo inteiro. Já as empresas conseguem buscar candidatos ideais para suas vagas e perfis de clientes em potencial.

Você já parou para pensar como os currículos eram criados antigamente? Tudo mudou quando passamos a incluir as informações profissionais dentro de uma única plataforma: o LinkedIn! Hoje não dá pra ficar sem saber o que é LinkedIn e todas as possibilidades que você pode ter com essa rede social.

Mas a verdade é que já faz tempo que o LinkedIn deixou de ser somente um site para atualizar o currículo. Ao completar 500 milhões de inscritos, em abril de 2017, a rede social firmou-se como a maior plataforma destinada a negócios, ganhando papel estratégico tanto para empresas quanto para profissionais.

Desde então a rede vem crescendo de forma acelerada, ganhando também novas funcionalidades. E neste post você vai conferir os detalhes sobre o que é LinkedIn, para que serve, 4 dicas de como começar a utilizá-lo para obter mais resultados em sua empresa e 5 dicas para seu próprio perfil, caso tenha a intenção de gerar Leads e vendas.

Como funciona e como tiro proveito do Linkedin?

O que é Linkedin

Você almeja cargos em grandes empresas? busca novas oportunidades de trabalho e ou experiências profissionais?

Gostaria de um lugar onde suas competências profissionais estivessem disponíveis para qualquer empresa no mundo? e qualquer vaga estivesse disponível para você se candidatar?

É pra isso que o Linkedin serve, relacionamentos estritamente profissionais, onde empresas estão em busca do novos talentos e ou clientes uma vez que a plataforma permite a criação de páginas empresariais e pessoas estão em busca de novas oportunidades profissionais.

PORÉM, como em toda a rede social, o Linkedin funciona através de interação, ou seja quanto maior o número de conexões você possui, quanto mais atraente de forma profissional é seu perfil, quanto mais pessoas indicam suas qualidades e principalmente quanto maior frequência você utilizar a plataforma postando, comentando em grupos, se candidatando a vagas entre outras. Mais seu perfil é visto e mais sucesso você faz.

Portanto se você fez um Linkedin, nunca atualiza, não tem muitas conexões e não faz postagens, as empresas não vão encontrar o seu talento e a plataforma realmente não será muito útil para você.

 

O que é LinkedIn? 🤔

Lançado em 2003, na época em que diversas redes sociais estavam surgindo, o LinkedIn é uma rede profissional onde cada usuário cria o seu perfil e pode seguir ou fazer conexões com outras pessoas. Cada membro é associado à sua identidade profissional, indicando as suas informações mais importantes como:

  • Foto e capa de perfil;
  • Nome, cargo, local e informações de contato;
  • Sobre/Biografia;
  • Atividades (artigos, publicações, reações em posts);
  • Experiência profissional (currículo com a lista de empresas onde trabalhou ou trabalha);
  • Formação Acadêmica;
  • Licenças e certificados;
  • Competências e recomendações;
  • Conquistas (prêmios, projetos, publicações);
  • Interesses.

O LinkedIn começou com funções básicas, com o objetivo de aumentar o networking profissional de seus usuários. Com o aumento da sua base de usuários, no entanto, a plataforma foi adquirindo outras funcionalidades, que a tornaram uma versão para negócios de outras redes sociais.

Foram desenvolvidas ferramentas como as company pages, que servem para empresas divulgarem vagas, publicações e materiais, funcionando de forma semelhante às páginas do Facebook. Analisando todas as funcionalidades, podemos resumir que elas se dividem e apoiam 4 frentes:

  1. Ferramentas para recrutar funcionários, especialmente candidatos que não estão buscando ativamente um emprego mas possuem perfil adequado para o que as empresas estão buscando;
  2. Funcionalidades para ajudar os candidatos a encontrar um emprego ativamente, com a lista de vagas e a possibilidade de se candidatar pela própria rede;
  3. Ferramentas para os times de vendas encontrarem e criarem conexões com uma base de clientes em potencial;
  4. Feed de publicações para as pessoas manterem contato com sua rede profissional, compartilhando e consumindo conteúdo.

Atualmente, a rede social está disponível em 24 idiomas, abrangendo usuários de 200 países.

 

Publicar no Pulse plataforma de publicação do Linkedin

 

Um dos grandes trunfos do Marketing Digital é a possibilidade de trabalhar a comunicação em canais altamente segmentados, que permitem um relacionamento com uma audiência muito mais qualificada.

Um dos exemplos clássicos dessa comunicação direcionada, principalmente para o mercado B2B, é o LinkedIn, já que essa rede é focada em relacionamentos profissionais. Por isso, a rede é uma mídia extremamente importante para o segmento, seja na hora de buscar por profissionais, seja na hora de conversar com seu público-alvo e prospectar possíveis clientes.

Dentro do LinkedIn, há algumas ferramentas que são particularmente importantes para possibilitar esse relacionamento. Uma delas é a plataforma de publicação da rede – o LinkedIn Pulse, que está disponível para os usuários desde 2014. Ela é uma grande oportunidade para quem quer colocar seus conteúdos ao alcance do público presente no LinkedIn e deve ser considerada em uma estratégia de Marketing Digital.

Utilizando essa plataforma, é possível publicar no próprio LinkedIn conteúdos mais longos, que aparecerão para suas conexões e para quem segue você. Esses textos passam a fazer parte do seu perfil, o que pode fazer com que você se torne referência nos assuntos sobre os quais escreve.

Embora essa funcionalidade só seja possível para perfis de usuários na rede (e não para Company Pages) ela não deixa de ser interessante. Isso porque, segundo pesquisa realizada pelo LinkedIn, 75% de seus usuários leem ou interagem com conteúdo na plataforma pelo menos uma vez por semana. Além disso, a pesquisa mostra que, no LinkedIn, a tendência é que os usuários queiram saber mais sobre uma empresa e que passem a confiar nela quando os funcionários publicam conteúdo.

Apesar de a plataforma ter passado por algumas atualizações recentemente, publicar no LinkedIn Pulse continua sendo muito fácil. Veja o passo a passo abaixo:

1. Na página do seu feed de notícias, na caixa “Compartilhe um artigo, foto ou atualização”, clique no botão “Escreva um artigo”.

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2. Assim que clicar no botão, uma nova tela se abrirá: o editor de texto, muito similar a qualquer editor de blog.

Agora, mãos à obra: aproveite este espaço para escrever sobre um assunto que seja do seu domínio. Inclua links para outros conteúdos interessantes e pertinentes, escolha um título atrativo, acrescente imagens para ilustrar seu conteúdo e não se esqueça de incluir as referências quando citar conteúdos de outros autores.

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Como funciona a relação entre pessoas no LinkedIn?

 

A rede de cada pessoa é formada com base nas conexões realizadas e em seus relacionamentos profissionais, sejam seus colegas de trabalho, de universidade, clientes ou referências da sua área.

Para definir as formas de interação dentro da rede social, o LinkedIn possui uma categorização das conexões, dividindo elas por graus diferentes:

  • Conexões de 1º grau: perfis que possuem uma conexão direta com o seu, seja porque aceitou o convite de conexão delas ou porque elas aceitaram o seu convite. É possível contactar essas conexões diretamente através de uma mensagem inbox;
  • Conexões de 2º grau: essas são as pessoas conectadas com as suas conexões de 1° grau, mas que ainda não possuem conexão direta com você. É possível enviar um convite clicando no botão “Conectar” na página de perfil ou entrar em contato através de um InMail, modelo de mensagem do LinkedIn para usuários Premium;
  • Conexões de 3º grau: são pessoas conectadas às suas conexões de 2º grau. Nesse caso podem ser de dois tipos: se o nome e sobrenome da pessoa for exibidos, você pode clicar em “Conectar” para enviar um convite. Mas se apenas a primeira letra do sobrenome for exibida, a opção de “Conectar” fica desabilitada, mas você poderá entrar em contato por InMail;
  • Usuário do LinkedIn: são os usuários do LinkedIn que não se encaixam nos graus de conexão, ou seja, estão fora da sua rede.

Para identificar qual o seu nível de conexão com cada perfil, é possível ver um ícone de 1°, 2º ou 3º grau ao lado dos nomes, seja nos resultados de pesquisa, no perfil da conexão ou até mesmo na sua timeline de publicações.

 

Para que serve o LinkedIn?

Se você é um profissional ou um estudante buscando estágios, um novo emprego, recolocação no mercado de trabalho, dentre outros, o LinkedIn é uma boa plataforma para buscar vagas: muitas empresas e recrutadores estão presentes lá, inclusive divulgando detalhes da vaga e dos requisitos de cada uma diretamente na rede social.

Por outro lado, se você é uma empresa investindo em Marketing Digital, saiba que a rede social é útil não somente para recrutar candidatos: também é possível divulgar seus posts e materiais, fazer anúncios e até publicar textos diretamente da rede social.

Mas como gerar bons resultados através do LinkedIn? Falaremos mais sobre essas dicas e possibilidades nos próximos tópicos. 🙂

 

4 dicas de uso do LinkedIn para sua empresa

Depois de saber o que é LinkedIn e suas funcionalidades gerais, confira as 4 principais ações que sua empresa não pode deixar de fazer na plataforma, aproveitado para criar um importante canal de Marketing.

1. Tenha uma company page

As company pages são relevantes porque permitem que a empresa construa uma audiência, que pode ajudar distribuindo suas publicações e mensagens, atraindo curtidas e compartilhamentos para os seus novos posts no blog, por exemplo.

Recomendamos criar e otimizar sua company page, deixando-a atualizada. Um ponto positivo, aliás, é o fato de que no LinkedIn a concorrência pela atenção do usuário é menor do que na rede social de Zuckerberg. Primeiro porque menos empresas estão presentes; segundo porque, pelo menos idealmente, você não precisará competir com publicações de amigos, família e fotos de gatinhos.

Publique por lá todos os novos posts do seu blog, novos eBooks, materiais ricos e eventualmente indicações de outros veículos que também possam ser relevantes para o seu público. Dependendo do tamanho da sua empresa, publicar uma vez ao dia é uma boa frequência.

2. Publique conteúdo no LinkedIn

Com a base de seguidores que pode conseguir no LinkedIn, é fundamental que crie uma estratégia de publicação de conteúdo por lá. Vale iniciar compartilhando suas publicações com chamadas atrativas para o perfil de público que deseja atingir.

Uma possibilidade que o LinkedIn também oferece é a de fazer publicações em uma plataforma própria, de forma semelhante a um blog — incluindo abertura para comentários, ícones de compartilhamento em diversas redes e visualização pública.

Do ponto de vista tanto do profissional quanto da empresa, publicar na rede social é muito interessante, já que, segundo pesquisa realizada pelo LinkedIn, 75% de seus usuários leem ou interagem com conteúdo na plataforma pelo menos uma vez por semana. Para empresas, é uma boa forma de construir reputação e alcançar uma audiência maior.

De forma geral, no entanto, publicar no LinkedIn pode acabar sendo um dilema, pois o conteúdo fica limitado à plataforma e não permite que você tenha controle sobre diversos outros elementos (o design e os links da página, por exemplo), como é o caso dos blogs.

Para isso, há algumas soluções, como publicar apenas um resumo ou introdução no LinkedIn e, então, um link levando ao blog de fato; postar o conteúdo no blog da empresa e esperar algum tempo antes de publicá-lo na rede social; e escrever um texto semelhante ao do blog, mas com outra abordagem.

Sobre Moisés Oliveira

Especialista em Marketing Digital, acompanha tendências e oportunidades de Comunicação Integrada. Responsável pela estratégia online e performance de anunciantes em diferentes segmentos, sua atuação em agências de publicidade e veículos de comunicação agrega valor à carreira iniciada na Administração.

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