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Raia Drogasil e o Marketing de Experiência

Raia Drogasil e o Marketing de Experiência

Raia Drogasil inaugurou na última segunda-feira (19) uma nova proposta de loja baseada no contato mais próximo com os clientes. A proposta é uma novidade para o segmento de varejo farmacêutico e proporcionará ações de experimentação e demonstração de produtos de higiene, beleza e maquiagem.

A iniciativa demonstra que a empresa está atenta aos movimentos da categoria e da constante curiosidade do público feminino em obter orientação, saber detalhes, tocar, aplicar produtos. Além de atrair atenção do público que antes visitaria a loja para comprar outros produtos, poderá provocar burburinhos entre clientes, proporcionar maior movimentação e se fixar como importante ponto de venda através de ações de merchandising.

A unidade, que está situada no Conjunto Nacional, na avenida Paulista, possui estrutura maior e faz parte de rede com mais de 1,2 mil lojas. Essa abrangência surgiu há quase cinco anos a partir da fusão de outras duas gigantes do setor farmacêutico – Drogasil e Droga Raia que ocupavam, respectivamente, o segundo e o terceiro lugar no mercado brasileiro. Desde então, a condução assertiva dos negócios ampliou os retornos financeiros e desperta atenção dos estudiosos e profissionais de Marketing.

Raia Drogasil e a Administração de Marketing

A estratégia de Marketing voltada para estimular a experiência de seus clientes, faz parte de um movimento maior que vem sendo construído pela Raia Drogasil. Tendo em vista a relevância das diferentes disciplinas relacionadas à gestão de negócios, os administradores tomaram algumas atitudes significativas que conduziram à empresa para uma trajetória de sucesso.

De acordo com publicação da Isto é Dinheiro, o varejista é destaque com maior rentabilidade de ações entre as companhias de capital aberto brasileiras. Em dois anos, as ações da empresa subiram 221,9% na Bovespa – avaliação até a quinta-feira (15). Esse movimento possibilitou que ocupasse 23ª posição entre as empresas mais valiosas da Bolsa, com valor de mercado equivalente a R$ 21,2 bilhões.

Os resultados traduzem os esforços realizados no processo de fusão que impulsionou a organização e gerou maior barreira de entrada dos concorrentes. Assim, antes de agir para a integração, ambas empresas e estruturas foram mapeadas, dados analisados e consideradas as especificidades dos pontos de contato. Com o backoffice e genética de cada uma instituição desenhada, foi possível construir estratégia unificada em que houvesse a complementariedade e a otimização dos resultados.

Em entrevista à Isto é Dinheiro, Marcílio Pousada, CEO da Raia Drogasil, menciona que o sistema comercial e o software financeiro/ contábil da Raia eram melhores. Por outro lado, a Drogasil se fortaleceu com promoções de produtos e centros de distribuição. Adicionalmente, a Drogasil estava posicionada no Sudeste e Centro-Oeste, e a Raia, no Sul e Sudeste.

Com este cruzamento de DNA e ações efetivas de Marketing, a empresa mantém agilidade, dinamismo e cuidados em relação aos pontos de contato. Nesse caso, a experimentação e as ações de Merchandising nos PDV (pontos-de-venda) representam mais um passo, garantindo sua relevância perante o público feminino e vínculos mais profundos com parceiros do setor de higiene e beleza, mercado que mantém aquecimento e engajamento com clientes.

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Sobre Moisés Oliveira

Especialista em Marketing Digital, acompanha tendências e oportunidades de Comunicação Integrada. Responsável pela estratégia online e performance de anunciantes em diferentes segmentos, sua atuação em agências de publicidade e veículos de comunicação agrega valor à carreira iniciada na Administração.

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