Home / MARKETING / Como aumentar a lucratividade com Prevenção de Perdas?
Como aumentar a lucratividade com Prevenção de Perdas?

Como aumentar a lucratividade com Prevenção de Perdas?

Como aumentar a lucratividade com Prevenção de Perdas?

A lucratividade pode ter seus índices ampliados mesmo em tempos de crise, quando ocorre redução do volume de vendas e queda no poder de compra dos consumidores. A preocupação latente dos administradores de redes de lojas na obtenção de lucros adquire perspectiva estratégica se voltada para a Prevenção de Perdas.

Ainda que o monitoramento das vendas e as margens de lucros garantidas nas negociações com fornecedores sejam alguns dos principais indicadores do varejo, eles não são os únicos itens diretamente atrelados ao sucesso do negócio e à garantia de competitividade. Os índices de perdas por quebra operacional em segmentos como supermercado e construção estão acima de 33%, de acordo com o último levantamento da FIA, Fundação Instituto de Administração. Isso indica que a lucratividade tem sido pressionada pela diferença entre o estoque contábil e o físico.

Ou seja, a principal perda do segmento varejista está atrelada aos prejuízos operacionais. Problemática que pode ser solucionada mediante o estabelecimento de processos, controles e contratação de sistema de coleta e compilação de dados que reportem o estado do estoque exposto ou armazenado.

Ao longo dos anos, a expansão do varejo veio acompanhada da diversificação de produtos, da ampliação de concorrentes e do achatamento das margens de ganhos. Nesse cenário, reflexões sobre como potencializar retornos financeiros são recorrentes e adquirem urgência com o impacto da retração econômica do país.

Enquanto em períodos de crescimento econômico, fórmulas tradicionais do varejo podem ser repetidas – afinal, diz o ditado “em time que está ganhando, não se mexe” – o momento atual é outro. É preciso rever processos que tragam resultados imediatos.

Estudos avançados da administração de negócios e o crescente interesse em maximizar resultados apontam a Gestão dos Riscos nas operações como alternativa eficiente para a sustentabilidade do empreendimento. Se implementada adequadamente, a Prevenção de Perdas – como recurso no planejamento estratégico de empresas de qualquer segmento – pode ser mais fácil e prática do que se imagina.

Para sua aplicação, um projeto desenvolvido em conjunto com empresa especializada em checklist automático garante solução ágil e segura. Por isso, a seleção criteriosa de parceiro que gerencie o sistema de coleta de dados é considerada a principal etapa do projeto. Confiar os dados de sua empresa a quem entende do assunto deve receber preocupação proporcional à sua busca por rentabilidade.

E, se aumentar a lucratividade e a competitividade em tempos de retração econômica são alguns dos principais desafios, a solução está na Prevenção de Perdas. Para saber mais, siga-nos.

Acesse Moki CheckList e saiba mais: Link 

Sobre Moisés Oliveira

Especialista em Marketing Digital, acompanha tendências e oportunidades de Comunicação Integrada. Responsável pela estratégia online e performance de anunciantes em diferentes segmentos, sua atuação em agências de publicidade e veículos de comunicação agrega valor à carreira iniciada na Administração.

Além disso, verifique

Pantene inaugura novo ponto de contato em São Paulo

Pantene inaugura novo ponto de contato em São Paulo

Pantene inaugura novo ponto de contato em São Paulo Pantene aposta em garantir proximidade com …