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Jornalismo no Facebook ou Facebook para Jornalismo?

Jornalismo no Facebook ou Facebook para Jornalismo?

Jornalismo no Facebook ou Facebook para Jornalismo?

Jornalismo e conteúdo publicados no Facebook chamam cada vez mais atenção das empresas. E para uma atuação cooperada visando a manutenção de relevância de ambas as partes, a rede social anunciou uma nova estratégia para intensificar a relação com os veículos de comunicação: “Facebook para Jornalismo”.

O projeto tem como intuito incluir a atuação da rede social em atividades diversificadas voltadas para o fortalecimento do jornalismo, tais como novos produtos, transmissão de vídeos, treinamentos em ferramentas de publicação de mensagens, dentre outros.

A rede social expõe a preocupação em fortalecer a sinergia com a indústria de  notícias através de seu Diretor de Produto, Fidji Simo. Ele afirma que “Sabemos que nossos valores comunitários compartilham e discutem ideias e notícias, e como parte de nosso serviço, nós nos importamos muito com a certeza de que um ecossistema de notícias saudáveis e jornalismo pode prosperar.”

Num momento em que o jornalismo busca alternativas para se reinventar e superar a crise, o Facebook indica que está disposto a auxiliar. Porém, como diz o ditado, “não há almoço de graça”. Muito além de uma ação filantrópica, há interesses de manutenção de poder, controle sobre os conteúdos e concentração de público.

A empresa segue sua explanação “Colaboraremos com organizações de notícias para desenvolver produtos, aprender com os jornalistas sobre maneiras de sermos um parceiro melhor e trabalhar com editores e educadores sobre como podemos equipar as pessoas com o conhecimento de que precisam para ser leitores informados na era digital”.

Os detalhes do programa foram publicados no blog do Facebook na última quarta, 11, conforme detalhes a seguir.

Projeto “Facebook para Jornalismo”

O Projeto foi anunciado com três frentes de atuação:

1) Desenvolvimento colaborativo de produtos de notícias

Colaboração ainda mais profunda com organizações de notícias em todo o espectro, Conectará as equipes de produto e engenharia do Facebook para atuar no processo de desenvolvimento de produtos jornalísticos.

Nesse caso, inclui a busca por novos formatos de narração que atendam as preferências das pessoas. O interesse está em evoluir os formatos atuais – Live, 360, Instant Articles. Outro objeto de análise são as notícias locais e a mídia independente, A empresa acredita que as notícias locais representam um “ponto de partida para o grande jornalismo – que reúne as comunidades em torno de questões que estão mais próximas de casa.” Isso também inclui obter  contribuições de redações e jornalistas possível, numa atuação organizada e sincronizada para moldar as notícias locais no Facebook.

Para atuação assertiva, a empresa promete se manter atenta às atividades de “audição” (ou monitoramento) da rede, desenvolvimento de estudos e análises de engenheiros para soluções de problemas, e também a elaboração de estratégias de colaboração para modelos de negócios emergentes e monetização de parceiros.

2) Treinamento e Ferramentas para Jornalistas

Além do treinamento de redação já oferecido, Facebook conduzirá outras iniciativas como série de cursos de e-learning sobre produtos, ferramentas e serviços para jornalistas. Os treinamentos serão expandidos para nove idiomas, e em parceria com Poynter será lançado um currículo certificado para jornalistas nos próximos meses.

No futuro, a intenção é liberar treinamentos em escala para as redações locais através de colaborações com a Fundação Knight, a Cooperativa de Jornalismo de Detroit, o Instituto para Notícia Sem Fins Lucrativos, o Local Independent News Online (LION), o Instituto de Jornalismo em Novos Meios, o Centro de Meios Cooperativos da Montclair State University e mais.

Sempre atenta ao software, a empresa adquiriu recentemente a CrowdTangle, uma ferramenta para inventar histórias, medir seu desempenho social e identificar influenciadores. Para apoiar as demais ações, o acesso à CrowdTangle se tornará gratuito para os seus parceiros.

3) Treinamento e Ferramentas para Todos

Esse item está relacionado à preocupação com o consumo de notícias pelos usuários da plataforma. A rede social sinaliza que possui intenção de ajudar as pessoas a “receberem informações para que elas possam fazer escolhas inteligentes sobre as notícias lidas – e tenham conversas significativas sobre o que elas querem”.

Para esta linha de atuação, Facebook trabalhará diretamente com jornalistas, educadores e pesquisadores, propiciando atividades voltadas para “News Literacy”. Nisto, a rede social afirma que desenvolverá parceria com organizações para promover a alfabetização de notícias tanto dentro quanto fora da plataforma para ajudar as pessoas a receberem a informação de que precisam para tomar decisões sobre quais fontes são confiáveis.

Ainda nesta linha, Facebook reitera seu compromisso em fazer ajustes na ferramenta e intensificar o monitoramento para reduzir  propagação de fraudes de notícias – incluindo possibilidades das pessoas denunciarem com maior facilidade.

Sobre Moisés Oliveira

Especialista em Marketing Digital, acompanha tendências e oportunidades de Comunicação Integrada. Responsável pela estratégia online e performance de anunciantes em diferentes segmentos, sua atuação em agências de publicidade e veículos de comunicação agrega valor à carreira iniciada na Administração.

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