Você sabe o que é CPC?
Você sabe o que é CPC? Definição: CPC ou custo por clique, é outra sigla das ferramentas de web analytics que medem o custo de do anúncio por cada clique realizado.
O que é: O CPC é outra métrica de precificação, só que bem diferente do CPM que precifica um conjunto de ações (impressões).
O CPC gera o custo por cada ação, neste caso temos a ação como um clique.
Como o orçamento é gasto com base no número de cliques que um anúncio recebe, esse tipo de precificação é mais indicado é mais fácil de controlar, até mesmo para iniciantes.
Também ajuda a entender o interesse do público.
Uma curiosidade deste formato é que ao escolher o CPC é que você pode estabelecer uma quantidade de cliques e assim calcular o preço médio do seu custo naquela campanha.
E além do mais este tipo de métrica auxilia no controle do ROI.
Como calcular o CPC?
Para calcular o CPC, utilize esta fórmula:
CPC = custo total / nº de cliques
Que importância essa métrica tem?
Esse modelo de métrica é muito utilizado na compra de palavras-chave, num paralelo com o CPM que é para sites que já possuem um bom tráfego, o CPC é escolhido pelo anunciante, quando o mesmo tem como objetivo da campanha obter um bom tráfego.
Este formato possibilita uma ótima maneira de saber exatamente o resultado dos seus anúncios (o número exato de pessoas que clicaram em sua campanha) e também o impacto que ele tem causados nos usuários.
Conclusão
Os anúncios online possuem diversas maneiras de precificação.
A escolha por um desses formatos vai depender, basicamente do seu objetivo, do valor disponível para investimento em uma campanha.
Mas vale lembrar que é muito prudente realizar testes anteriores, com valores mais baixos para saber se o qual formato se adéqua melhor a sua campanha, para só então liberá-la na proporção exata.
Dessa forma a risco de prejuízo é muito menor e consequentemente aumenta a chance do sucesso da campanha.