Uber e Lyft apostam no transtorno em dirigir
Uber e sua concorrente Lyft lançam campanhas sobre o estresse causado ao dirigir, apostando que a comodidade é o melhor caminho.
Uber está presente nos principais circuitos de mobiliários urbanos. Em agosto de 2018, inclusive, lançou ferramenta para calcular custos financeiros e emocionais relacionados à manutenção de um carro particular.
Na época, quem fizesse o cálculo concorreria a um ano de transporte gratuito pelo aplicativo.
No Brasil, a abordagem desse aplicativo tem buscado um tom mais corporativo e executivo, embora humanize as relações entre motoristas e passageiros.
Link do vídeo: Lyft
Há peças direcionadas aos clientes e outras com convite aos possíveis interessados, com reforço do branding todas as frentes.
Já a Lyft, principal concorrente da Uber no mercado internacional, lançou na última quarta, filmes com tom de humor para abordar o stress da direção.
De acordo com o jornal espanhol El Confidencial, e publicação da Isto É Dinheiro em julho de 2018, a Lyft estaria interessada em adquirir a Cabify, avançando com atuação na América Latina – inclusive no Brasil. Cabify negou a operação.
Enquanto os rumores de Lyft não se confirmam, vale conferir a abordagem da publicidade da empresa na América do Norte.
Em tom descontraído, os filmes criados pela Wieden + Kennedy New York usam trocadilhos de palavras monossilábicas utilizadas pelos passageiros para se comunicarem com os motoristas.
Assim, nos vídeos “Nope/Yep” e “Yep, you can” que possuem 60 segundos e 30 segundos de duração, respectivamente, há a brincadeira sobre o uso do “yep” pelos norte-americanos.
“Yep” é a resposta que as pessoas geralmente dão ao motorista quando entram no táxi.
Embora, o mote do “Yep” seja estrangeiro, vale a descontração das peças de Lyft, um contraponto aos roteiros publicitários da Uber, embora a temática principal sejam recorrente – o estresse de dirigir.