TikTok como novata e Amazon no topo: veja o ranking das marcas mais valiosas em 2020
TikTok entra no ranking ocupando a 85ª posição. Já Amazon ganhou distanciamento da segunda colocada, a marca Apple.
E no geral, o relatório aponta que as 100 marcas mais valiosas são também o grupo de negócios vencedores que no momento da crise de saúde pela COVID-19, tiveram seu valor rentabilizado. São empresas que apostam em inovação e criatividade para alavancar seu valor – característica na qual se insere a TikTok.
De acordo com o relatório das marcas mais valiosas e com a comparação realizada entre 2019 e 2020, o grupo seleto de 100 marcas obteve um aumento de 7%. Isso significa o acréscimo de 277 bilhões de dólares. Ou seja, o valor total do top 100 fica em torno de 5 trilhões de dólares.
Os dados do estudo Brandz Global 2020, divulgado pela consultoria Kantar, também revelam que a Amazon manteve seu destaque. Como marca mais valiosa do mundo, o incremento de 32% em seu valor, ultrapassou os 415 bilhões de dólares.
A Apple acompanhou o movimento e manteve o seu patamar de segunda colocada. À posição já alcançada em 2019, foi adicionado 14% em seu valor de marca. Isso totaliza mais de 350 bilhões de dólares).
Assim, a relevância na disputa entre as top 05 ficou entre Microsoft e Google. A Microsoft subiu para o terceiro lugar, superando o Google, que desceu uma posição.
Embora ambas as marcas tenham recebido incremento no valor, a Microsoft se destacou com 30% de aumento, enquanto o Google andou apenas 5%. Em números absolutos, a disputa é ainda mais acirrada, com valores próximos. Microsoft vale 326 bilhões de dólares enquanto a marca do buscador Google, 323 bilhões de dólares.
TikTok: mídia e entretenimento
Mais da metade das representantes da categoria de mídia e entretenimento apareceu entre os 20 primeiros que mais cresceram, incluindo o Netflix (+34%, US$ 45,9 bilhões), subindo oito posições para o 26º lugar, Instagram (+47%, US$ 41,5 bilhões), subiu 15 lugares para a 29ª posição, LinkedIn (+31%, 43º, US$ 29,9 bilhões) e Xbox (+ 18%, 65º, US $ 19,6 bilhões) subiram 22 posições.
E justamente na categoria mídia e entretenimento que surgem novatos que agregam valor com a força da tecnologia e uso de criatividade, como é o caso do TikTok.
“A inovação provou ser um fator essencial para o crescimento das Top 100 deste ano – e uma maneira de evitar o declínio. A criatividade também é uma característica importante e valiosa para as marcas mais valiosas do mundo”, afirma Doreen Wang, Líder Global do BrandZ na Kantar. “Empresas como Amazon, Apple e Google, os gigantes da tecnologia que continuam inovando, combinam com sucesso as duas, continuando relevantes para a vida dos consumidores e facilitando a escolha da marca.”
Cinco novas marcas aparecem no Top 100, lideradas pela marca de entretenimento chinesa TikTok, seguida pela UnitedHealthcare (nº 86, US$ 15,8 bilhões), Bank of China (nº 97, US$ 13,7 bilhões), Lancôme (nº 98, US$ 13,6 bilhões) e Pepsi (No. 99, US $ 13,3 bilhões).
TikTok tem ampliado sua força e naturalmente. TikTok, também conhecido como Douyin na China, é um aplicativo de mídia para criar e compartilhar vídeos curtos. De propriedade da companhia de tecnologia chinesa ByteDance, o aplicativo de mídia foi lançado como Douyin na China em setembro de 2016.
Confira a lista Top 10 das marcas mais valiosas: