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Polêmica da campanha “Somos Todos Paralímpicos”

Polêmica da campanha “Somos Todos Paralímpicos”

Polêmica da campanha “Somos Todos Paralímpicos”

“Somos Todos Paralímpicos” é o tema da campanha que homenageia os atletas paralímpicos. As peças divulgadas no perfil do instagram da Vogue Brasil estão gerando polêmica. As imagens dos atores Cléo Pires e Paulo Vilhena foram editadas para representar atletas com algum tipo de deficiência física.

A montagem não foi bem vista pelos internautas que estão gerando uma enxurrada de comentários contrários. Cleo estaria representando Bruna Alexandre, paratleta do tênis de mesa, e Paulo no lugar de Renato Leite, da categoria vôlei sentado.  

Entre as principais queixas está a reivindicação de que a publicidade deveria ter sido estrelada por atletas ao invés de atores globais. No entanto, os atores Cléo Pires e Paulo Vilhena estão dando continuidade a uma série de ações após serem convidados para embaixadores da competição.

Confira algumas menções dos internautas:

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O intuito é gerar maior visibilidade para o evento e incentivar a compra de ingressos para os Jogos Paralímpicos que acontecerão entre os dias 7 e 18 de setembro. Os anúncios foram desenvolvidos para Comitê Paralímpico Brasileiro com criação da agência África.

Revista Vogue se envolve em peça polêmica “Somos Todos Paralímpicos”

Revoltados, alguns internautas solicitam inclusive o boicote da Vogue Brasil. No entanto, a revista não assina a criação e acabou se envolvendo na polêmica por publicar as imagens. O post no instagram também foi uma forma de promover a revista de setembro com exibição do ensaio “Super-humanos”.  As fotos são protagonizadas por Cleo Pires e o paratleta Renato Leite que é uma das grandes promessas para as competições.

Segundo o próprio veículo em seu site (Link http://vogue.globo.com/moda/moda-news/noticia/2016/08/cleo-pires-posa-com-paratleta-renato-leite-na-vogue-brasil-de-setembro.html) , é uma forma de apoiar a causa nobre. Relata ainda que a atriz decidiu fazer o ensaio porque “Quando você sensualiza uma história, também a empodera (…). É sexy essa superação”.

A divulgação traz à tona a questão da representatividade de grupos e apropriação de discursos por outros que, mesmo apoiando, se encontram em lugar diferente e portanto, possuem uma percepção diferente da realidade. Essa discussão é recorrente entre campanhas de inclusão e os anunciantes devem ser cuidadosos. Uma possibilidade para apoiar a causa sem risco de equívocos é explorar a pluralidade dos atletas, expondo os limites, história de vida, obstáculos e superações de cada um. Confira a abordagem na campanha da Nike:  

 

 

Sobre Cinthya Pires

Mestre em Mídia, Jornalista e Publicitária. Possui interesse em estudos sobre modelos de negócios, processos de produção em mídia e possibilidades de envolvimento do público. Além das atividades em comunicação, desenvolve estudos acadêmicos e contribui com a capacitação de profissionais.

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