Como aumentar a lucratividade com Prevenção de Perdas?
A lucratividade pode ter seus índices ampliados mesmo em tempos de crise, quando ocorre redução do volume de vendas e queda no poder de compra dos consumidores. A preocupação latente dos administradores de redes de lojas na obtenção de lucros adquire perspectiva estratégica se voltada para a Prevenção de Perdas.
Ainda que o monitoramento das vendas e as margens de lucros garantidas nas negociações com fornecedores sejam alguns dos principais indicadores do varejo, eles não são os únicos itens diretamente atrelados ao sucesso do negócio e à garantia de competitividade. Os índices de perdas por quebra operacional em segmentos como supermercado e construção estão acima de 33%, de acordo com o último levantamento da FIA, Fundação Instituto de Administração. Isso indica que a lucratividade tem sido pressionada pela diferença entre o estoque contábil e o físico.
Ou seja, a principal perda do segmento varejista está atrelada aos prejuízos operacionais. Problemática que pode ser solucionada mediante o estabelecimento de processos, controles e contratação de sistema de coleta e compilação de dados que reportem o estado do estoque exposto ou armazenado.
Ao longo dos anos, a expansão do varejo veio acompanhada da diversificação de produtos, da ampliação de concorrentes e do achatamento das margens de ganhos. Nesse cenário, reflexões sobre como potencializar retornos financeiros são recorrentes e adquirem urgência com o impacto da retração econômica do país.
Enquanto em períodos de crescimento econômico, fórmulas tradicionais do varejo podem ser repetidas – afinal, diz o ditado “em time que está ganhando, não se mexe” – o momento atual é outro. É preciso rever processos que tragam resultados imediatos.
Estudos avançados da administração de negócios e o crescente interesse em maximizar resultados apontam a Gestão dos Riscos nas operações como alternativa eficiente para a sustentabilidade do empreendimento. Se implementada adequadamente, a Prevenção de Perdas – como recurso no planejamento estratégico de empresas de qualquer segmento – pode ser mais fácil e prática do que se imagina.
Para sua aplicação, um projeto desenvolvido em conjunto com empresa especializada em checklist automático garante solução ágil e segura. Por isso, a seleção criteriosa de parceiro que gerencie o sistema de coleta de dados é considerada a principal etapa do projeto. Confiar os dados de sua empresa a quem entende do assunto deve receber preocupação proporcional à sua busca por rentabilidade.
E, se aumentar a lucratividade e a competitividade em tempos de retração econômica são alguns dos principais desafios, a solução está na Prevenção de Perdas. Para saber mais, siga-nos.