Lego age em prol da igualdade étnico-racial
Lego se posiciona em meio às discussões de igualdade étnico-racial. O marketing da empresa suspende os anúncios de produtos específicos.
A marca de brinquedos Lego resolveu se posicionar diante da onda de protestos cujo estopim foi a morte de George Floyd em virtude de ações violentas de um policial atuante em Minneapolis, nos Estados Unidos,
Como medida, a fabricante parou de anunciar produtos relacionados à polícia e construções como delegacias. A ação de suspensão de publicidade se estendeu também ao brinquedo que é uma réplica da Casa Branca (The White House).
Em nota, a empresa afirmou que “não há espaço para o racismo em nossa sociedade”, e divulgou no Twitter a doação de 4 milhões de dólares para organizações sem fins lucrativos que ensinam crianças sobre igualdade racial.
A decisão da marca Lego ocorreu após dezenas de empresas, principalmente as norte-americanas, realizarem a campanha BlackOut Tuesday. Esse movimento teve como objetivo paralisar ações de marketing para gerar maior visibilidade para a causa de equidade étnico-racial.
Após BlackOut Tuesday, o movimento “Pare de Dar Lucro ao Ódio” (Stop Hate for Profit) segue em ação, capitando empresas apoaidoras que suspendem suas ações no Facebook.
Lego é um brinquedo de plástico cujo conceito se baseia em partes que se encaixam permitindo muitas combinações, como num quebra-cabeça. Criado pelo dinamarquês Ole Kirk Kristiansen, os brinquedos da marca são fabricados escala industrial desde 1934, popularizando-se em todo o mundo desde então.
O brinquedo surgiu numa pequena empresa familiar na década de 1930. Obteve sucesso na década de 1960, expandindo-se nas décadas seguintes. O criador fundiu duas palavras em dinamarquês para obter o nome “LEGO”: leg godt que significa “brincar bem”.
Atualmente o grupo LEGO emprega mais de 10.000 pessoas em cerca de 140 países, ocupando a posição de líder mundial no segmento de brinquedos para crianças nas faixas dos três meses aos dezesseis anos de idade.
Em fevereiro de 2015, Lego foi considerada a marca mais poderosa do mundo, de acordo com estudo realizado pela empresa de consultoria Brand Finance.