Estadão, Realidade Virtual e produção de conteúdo
Estadão amplia oportunidades de engajamento e abre novos pontos de contato com o público através da realidade virtual. Novas possibilidades de leitura e visualização das matérias publicadas através de aplicativos geram ruptura e oportunidade para o modelo de negócio.
Atentas às últimas inovações, empresas de conteúdo e agências de publicidade já têm realizado incursões envolvendo RV. E agora chegou a vez das empresas de notícias. No início do mês, o Estadão lançou aplicativo com realidade virtual para divulgar conteúdos exclusivos em 360º.
Pioneiro no uso de tecnologias para conectar-se com o público – alguém lembra do Portal Limão, rede social com notícias e diferentes tipos de conteúdos? -, o jornal passou a publicar “O Brasil que o Brasil quer”. A série contempla vídeos, áudios, infográficos interativos e galeria de fotos. O projeto “Caderno Interativo” é patrocinado pela Siemens.
Já o aplicativo “Estadão Realidade Virtual” proporciona uma série de atividades aventureiras (trilha 4X4, rapel, mergulho e rafting) apresentadas pela blogueira Karina Oliani. A primeira ação imersiva foi realizada em Bonito (MS) e tem como objetivo mostrar a magnitude de um dos lugares mais belos do planeta, enquanto potencializa a experiência proporcionada pela realidade virtual.
A realização e produção da “viagem” é da Academia de Filmes, especializada em vídeos RV360, sendo o projeto oferecido pela Mitsubishi. O leitor que tiver o aplicativo instalado terá acesso a conteúdo diferenciado da série, incluindo informações de eventos e boletins na Rádio Estadão.
Para uma experiência ampla, o leitor deverá usar óculos de realidade virtual. Além disso, todo o conteúdo está sendo divulgado na TV Estadão, Instagram e Facebook do jornal. Os aplicativos Estadão Realidade Virtual e Caderno Interativo Siemens estarão disponíveis para os smartphones com sistemas Android e IOS. O download é gratuito e os assinantes poderão receber desconto na compra dos óculos de RV.
Como acessar o conteúdo de Realidade Virtual do Estadão
- Baixe o aplicativo Estadão Realidade Virtual gratuitamente, para os sistemas Android e IOS.
- Ao todo, serão quatro vídeos disponíveis, nos quais o leitor se sente participando da aventura ao lado de Karina Oliani: trilha 4X4, rapel, mergulho e rafting. Cada vídeo tem cerca de 2 minutos
- Basta virar seu smartphone ou tablet em qualquer ângulo para ter a visão 360° da experiência.
- Com óculos de realidade virtual, a experiência é mais intensa. Assinantes terão desconto na compra dos óculos da marca Beenóculos.
-
Os vídeos também podem ser vistos no canal do Estadão no YouTube.