E-commerce: expectativa de aumentar 11% das vendas com o Dia dos Pais

E-commerce: expectativa de aumentar 11% das vendas com o Dia dos Pais

E-commerce, venda de produtos e serviços através do comércio eletrônico, prevê crescimento de 11% com a proximidade do Dia dos Pais. Apesar da retração nas vendas devido ao cenário econômico e político, o varejo online apresenta boas perspectivas.

De acordo com Rodrigo Santos, Vice-Presidente da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, o cenário positivo para as compras pela internet é resultado de um conjunto de fatores, dentre eles, o aumento da confiança do brasileiro em adquirir produtos e serviços através das compras online e também a percepção de que o canal da internet representa oportunidade de economia.

Esse apontamento demonstra a relevância em construir uma estratégia assertiva no modelo híbrido de canais, integrando loja online com televendas e loja física para que todos desempenhem seu papel, minimizem conflitos e potencializem retornos positivos para o varejista.

No caso das lojas físicas, embora de modo mais tímido, a projeção de vendas realizada pelo Clube de Diretores de Lojistas do Rio de Janeiro (CDLRIO) também prevê aumento de 2,5% quando comparado com o mesmo período de 2015. Esses números representam um fôlego para o comércio que recebeu grande impacto com a redução do consumo.

Conforme aponta o relatório, o índice real de vendas do comércio varejista, na Cidade do Rio de Janeiro, em junho deste ano, registrou -3,6% (negativo) em relação ao mesmo mês do ano anterior. No dado acumulado do ano (jan-jun) quando comparado com o mesmo período do ano anterior a retração é ainda maior: -6,8%.

No entanto, além dos Dias do Pais, o comércio do Rio de Janeiro também poderá obter maior fluxo de caixa com a movimentação de turistas pela cidade durante os meses de agosto e setembro, quando ocorrem os jogos Olímpicos e Paralímpicos. Apesar da mudança de rotina dos moradores, que podem retirar o foco do consumo e se afastar da metrópole, o evento poderá aquecer segmentos específicos e contribuir para maior equilíbrio do cenário e aumento da circulação de moeda.

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Categorias: MARKETING