Campanha “Gente boa também mata” da Nova/Sb terá mudanças

Campanha “Gente boa também mata” da Nova/Sb terá mudanças

Campanha “Gente boa também mata” é o mote de divulgação sobre a prevenção de acidentes no trânsito. Encomendado pela Secretaria Especial de Comunicação da Presidência da República (SECOM) e desenvolvida pela agência Nova/Sb, o conteúdo publicitário foi lançado no final do ano para alertar que pessoas com atitudes nobres também podem cometer acidentes e provocar vítimas. Como a comunicação gerou ruídos e críticas da sociedade, o Governo Federal solicitou substituição do material.

publicidade_gente boa tb mata_nova sb_pontos de contato

As peças fazem parte de um projeto maior que envolve outras mídias e cujo intuito foi chamar atenção para as práticas perigosas cometidas no trânsito por pessoas com boas ações. Na segunda fase, a campanha explicará de modo didático os devidos cuidados para evitar acidentes involuntários. Porém, a forma como a comunicação foi recebida gerou polêmica, reclamações e muitas paródias.

Diante dessa movimentação contrária, a SECOM solicitou a imediata substituição dessas peças que não deverão conter imagens de pessoas, e também a retirada da assinatura do Ministério dos Transportes, envolvido indiretamente no processo, porém o principal alvo das críticas. Apesar das mudanças solicitadas, o vídeo será mantido.

Atento ao burburinho nas redes sociais, o site “Sensacionalista” publicou outras sugestões de textos para a campanha: “Cortar aposentadoria também mata”, “Reduzir investimento em educação também mata” e “Corrupção também mata”. Além disso, perfis de anunciantes e profissionais de comunicação aproveitaram a onda para surfar com posts bem-humorados: “Social media que posta na conta errada, morre de susto”, “Cliente que curte o próprio post, mata a gente todo dia” e “Excesso de sorvete também mata”.

De acordo com comunicado oficial do Ministério dos Transportes, a campanha possui o intuito de prevenir e reduzir o número de acidentes de trânsito em períodos festivos e com maior intensidade no tráfego de automóveis. A publicidade faz parte de uma ampla operação denominada “Rodovida”, cujas ações integradas envolveram diversos ministérios, órgãos e agências. A atuação local das instituições foi dividida em etapas, sendo que a primeira acontecerá até 31 de janeiro (festas de final de ano e férias escolares); e a segunda, de 17 de fevereiro a 5 de março de 2017 (Carnaval) em 100 trechos críticos das rodovias federais em 17 Unidades da Federação.

 

Sobre Cinthya Pires

Mestre em Mídia, Jornalista e Publicitária. Possui interesse em estudos sobre modelos de negócios, processos de produção em mídia e possibilidades de envolvimento do público. Além das atividades em comunicação, desenvolve estudos acadêmicos e contribui com a capacitação de profissionais.

Além disso, verifique

Produtos para pets e rações em promoção no Verão da Loja TatuPet

Produtos para pets e rações em promoção no Verão da Loja TatuPet

Produtos para pets e rações em promoção no Verão da Loja TatuPet TatuPet traz ofertas …

Enviar Menssagem
Estamos Online
Olá,
Entre em contato.