FILME FUGA DE PRETÓRIA

FILME FUGA DE PRETÓRIA

Filme Fuga de Pretória, relata a história verdadeira de Tim Jenkin (Daniel Radcliffe) e Stephen Lee (Daniel Webber), jovens sul-africanos que carregavam a marca de “terroristas” e foram presos em 1978 por trabalharem em operações secretas para o partido proibido de Nelson Mandela, o ANC.

Estando encarcerados na Prisão de Segurança Máxima de Pretória, eles decidem enviar uma mensagem ao regime do Apartheid.

Com planejamento detalhado e a produção de chaves de madeira projetadas para abrir 10 portas de aço, eles foram em busca de sua liberdade.

17 de setembro de 2020 / 1h 46min / Biografia, Suspense
Direção: Francis Annan
Elenco: Daniel Radcliffe, Daniel Webber, Ian Hart
Nacionalidades Reino Unido, Austrália

FILME FUGA DE PRETÓRIA

FILME FUGA DE PRETÓRIA

Thrillers de fuga geralmente têm o mesmo fim, com o prisioneiro injustiçado conseguindo a sua liberdade após passar por diversos problemas e algumas falhas.

Mesmo sabendo disso, ficamos tensos, sobretudo quando os personagens são pessoas às quais nos apegamos, sentimental ou ideologicamente.

É difícil não ficar apreensiva por personagens como Tim Jenkin (Daniel Radcliffe) e Stephen Lee (Daniel Webber), sobretudo se estamos cientes de que eles existiram.

Para adicionar tensão real à trajetória dos heróis, o diretor Francis Annan inclui na introdução de Escape from Pretoria cenas reais do apartheid, nas quais é possível constatar a brutalidade da força policial branca.

Não se trata de uma escapada em grande escala, nos moldes de clássicos como Papillon (Franklin J. Schaffner, 1973), mas não é uma questão de medir desafios:

Escape from Pretoria é suficiente dentro das suas proporções, mesmo com prisioneiros que parecem privilegiados se postos ao lado de outros personagens do gênero.

FILME FUGA DE PRETÓRIA – Política

FILME FUGA DE PRETÓRIA

Escrito a partir do livro de Tim Jenkin, o roteiro de Francis Annan e L.H. Adams é bastante focado na fuga em si, com Jenkin pensando as estratégias e confeccionando, testando ou escondendo as chaves de madeira.

Sobra, portanto, pouco tempo para um desenvolvimento mais profundo dos personagens e o apego é apenas ideológico: claro que queremos que esses brancos que lutam contra um regime fascista que oprime os negros escapem da prisão, mas há pouco da personalidade deles sendo exposta.

FILME FUGA DE PRETÓRIA

A história ainda traz Denis Goldberg (Ian Hart) como um dos personagens e é um pouco decepcionante ter ele como apenas mais um prisioneiro que, vez ou outra, tem uma contribuição mais significativa.

Não há, por parte da direção, um engrandecimento das figuras históricas e recai completamente sobre os ombros dos autores fazer dos seus personagens algo além de prisioneiros comuns com uma inteligência digna de nota.

Sobre Moisés Oliveira

Especialista em Marketing Digital, acompanha tendências e oportunidades de Comunicação Integrada. Responsável pela estratégia online e performance de anunciantes em diferentes segmentos, sua atuação em agências de publicidade e veículos de comunicação agrega valor à carreira iniciada na Administração.

Além disso, verifique

ALERTA VERMELHO

FILME ALERTA VERMELHO

FILME ALERTA VERMELHO Filme Alerta Vermelho, num mundo de crimes internacionais, quando a Interpol emite …

Enviar Menssagem
Estamos Online
Olá,
Entre em contato.