O que é taxa de conversão?
Você sabe o que é Taxa de Conversão?
No marketing digital, é essencial avaliar se as ações tomadas estão gerando resultados. Mas como podemos medir os dados coletados para saber se as nossas estratégias estão sendo bem aplicadas ou não? Qual é o indicador, da ferramenta de web analytics, que pode medir esses resultados?
O indicador responsável por esses resultados é a taxa de conversão. Ao longo desse texto comentaremos sobre a sua definição; sua utilidade e importância no marketing digital.
Definição:
A taxa de conversão é um número médio de conversões por clique no anúncio, mostrado na ferramenta WebAnalytics, como porcentagem.
O que é taxa de conversão?
É uma métrica que vai medir como estão os resultados das suas estratégias aplicadas o marketing digital.
Esse indicador pode mensurar diversas formas de estratégias em diversos momentos, vamos exemplificar:
Se a estratégia utilizada no seu site foi capturar leads, a taxa de conversão é responsável por saber quantos usuários preencheram um cadastro, assinaram a newsletter ou até mesmo solicitaram um orçamento.
Mas a taxa de conversão não se limita a apenas mensurar as estratégias. Esse indicador pode medir também como estão os resultados dos investimentos de uma empresa, seja em tempo ou dinheiro, relacionados à vendas.
É importante entender bem esse indicador para que o acompanhamento e a análise desses dados seja feita de maneira correta. E dessa forma seja mais fácil a compreensão dos pontos fortes e fracos relativos aos investimentos ou estratégias utilizadas naquele site, para que assim novas táticas sejam pensadas para atingir os usuários de modo mais efetivo.
Para que serve?
A taxa de conversão tem uma importância significativa na parte analítica do marketing digital porque ela é uma ferramenta de métrica fundamental para acompanhar os resultados dos negócios. Através desta taxa, é possível monitorar o desempenho da empresa e os reais resultados obtidos por ela, inclusive apontando quais estratégias têm sido eficazes para a geração não só de visitas, como também de leads e de vendas, e a partir disso otimizar novas estratégias para as próximas campanhas.