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Dove apresenta publicidade sobre a emoção dos homens

Dove apresenta publicidade sobre a emoção dos homens

Dove, marca de produtos de higiene pessoal e beleza pertencente à multinacional Unilever, emociona o público através de publicidade que revela os sentimentos de homens.

O filme “A beleza real toca o coração” ou “Real beauty touches the heart” faz parte da campanha global pela Real Beleza, e foi exibido pela Dove de Portugal. O mote tem sido tema central da marca desde 2013, uma das ações publicitárias mais bem-sucedida e debatida no mercado de comunicação por valorizar as mulheres comuns do dia a dia.

A crítica aos estereótipos das peças divulgadas pela indústria da beleza também esteve presente no anúncio em que um artista desenhava diferentes esboços das mulheres com base nas suas descrições. Abaixo do  vídeo a mensagem “As mulheres são as principais críticas em relação à sua própria beleza. Na verdade, apenas 4% da população feminina mundial se considera bonita.”

Dove também publicou o vídeo “Sua própria beleza” em julho deste ano. Esta publicidade incentivou que cada mulher com seu estilo, idade e jeito de viver explicasse seu próprio jeito de ser. Assim, evocou o empoderamento do público feminino, rompendo com estereótipos.

Nesta ação, a proposta mantém linha de abordagem, mas com roteiro diferenciado: as mulheres não falam de si próprias, mas são descritas através do olhar masculino. Homens são convidados a observar fotografias de modelos – típicas fotos de publicidade com uso de recursos de editores de imagens, como Photoshop. Na sala escura, os batimentos cardíacos são acompanhados, enquanto descrevem a beleza feminina.

O ponto alto da experiência ocorre quando os homens se deparam com fotos de suas esposas, mães e filhas. A emoção é demonstrada, os batimentos cardíacos sobem e as descrições adquirem vida através dos laços afetivos vivenciados entre esses homens com a “real beleza feminina”, e respectivas mulheres de sua vida.

O filme é finalizado com a assinatura de Dove e a mensagem: “A beleza real toca o coração”. Porém, algumas questões ficaram pendentes de esclarecimentos.

Além disso, há a questão de se a obsessão de Dove com a beleza é realmente o rumo certo para mensagens da marca, neste ponto, ou se os seus esforços pode ser melhor gasto enfatizando outras métricas de auto-estima. Ou talvez, pelo menos, ficar com a estratégia por trás de alguns dos seus outros recente de publicidade de manter uma mensagem de autorização sem aprofundar experiências sociais duvidosos.

 

Sobre Cinthya Oliveira

Mestre em Mídia, Jornalista e Publicitária. Possui interesse em estudos sobre modelos de negócios, processos de produção em mídia e possibilidades de envolvimento do público. Além das atividades em comunicação, desenvolve estudos acadêmicos e contribui com a capacitação de profissionais.

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