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Criatividade em Publicidade e Marketing Digital

Criatividade em Publicidade e Marketing Digital

Marketing Digital com criatividade. Atuação com diferencial competitivo. Anúncios online com inovação. Campanhas no Facebook, no Google, nos portais com uma pegada atraente. Alternativas que tragam resultados reais. Quem nunca foi questionado ou pressionado por estas questões que atire a primeira pedra.

Muitos criticam a ausência de criatividade no digital, como se este segmento fosse o único carente de soluções interessantes e adequadas aos objetivos de comunicação das empresas. Esta questão tem sido discutida com maior ênfase, sobretudo a partir do crescente uso de Adblocks. Na verdade, o processo criativo deve ser concebido como uma consequência do levantamento de informações e posicionamento estabelecido nas estratégias de Marketing.

“O tempo corre contra os especialistas se os primeiros

índices não estiverem condizentes com as metas

estabelecidas”

O processo criativo deve ser um desdobramento do plano de Marketing baseado nos objetivos de Comunicação Integrada. Nisso, os anúncios online devem fazer parte de um contexto, compondo uma linha de comunicação previamente estabelecida. Porém, com a agilidade do meio e os esforços agressivos em trazer resultados, muitas vezes o processo fica pelo meio do caminho. Quando a ação publicitária é desenvolvida isoladamente, e apresenta reduzido retorno, o problema é atribuído à ausência de criatividade ou à tática inadequada aplicada pelo analista.

Como solução, muitas vezes a campanha e as peças são substituídas antes mesmo de adquirir repercussão. O tempo corre contra os especialistas se os primeiros índices não estiverem condizentes com as metas estabelecidas. Porém, não seria o caso de dar um passo atrás e rever se a publicidade online faz parte de uma estratégia macro? Como ocorre sua inserção no contexto e nos pontos de contato? Os motivos e objetivos de Marketing do anunciante?

Esta reflexão é, na verdade, uma provocação para refletirmos sobre os processos criativos de comunicação online. Claro que é uma vantagem monitorar resultados real time, óbvio que substituir um anúncio que não está trazendo resultados é essencial. Faz parte da dinâmica do meio, sendo uma característica que diferencia a internet dos demais. Mas há muitos outros questionamentos e considerações sobre uma campanha quando ponderamos sua relação com o panorama midiático, com a sociedade, com a concorrência. Indagações que podem e devem influenciar o processo criativo do marketing digital.

 

Sobre Cinthya Oliveira

Mestre em Mídia, Jornalista e Publicitária. Possui interesse em estudos sobre modelos de negócios, processos de produção em mídia e possibilidades de envolvimento do público. Além das atividades em comunicação, desenvolve estudos acadêmicos e contribui com a capacitação de profissionais.

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