Facebook divulga nova política para impedir ação de ad blockers que impedem a entrega de publicidade aos usuários. A iniciativa terá como intuito garantir os pontos de contato dos anúncios com o público-alvo e manutenção dos fluxos de receitas direcionadas para a rede social.
Para tanto, desenvolvedores inserirão código, na versão desktop, que despistar aplicativos que escondem propagandas. Em paralelo, a rede libera novas ferramentas que darão maior poder e controle aos usuários para filtrar os anúncios que desejam ver.
Com ajustes no Ad Preferences será possível escolher qual propaganda deseja visualizar e entender o motivo daquele determinado conteúdo aparecer. Para acessar estas opções, basta acessar o menu de configurações do Facebook ou acessar a página facebook.com/ads/preferences.
“Nós vemos muitos anúncios que obscurecem o conteúdo que estamos tentando ler, que são lentos ou demoram para carregar e desperdiçam nosso tempo”, explica o vice-presidente de propaganda da rede social, Andrew Bosworth.
Com esta novidade, vale aguardarmos como reagirão os desenvolvedores de aplicativos que bloqueiam publicidade e se buscarão adaptar às modificações realizadas pelo Facebook. Por outro lado, será mantido o desafio de produzir comunicações mais criativas e que possibilitem a construção de diálogos com o público, incentivando a interação e o engajamento. Peças que não incomodem os usuários, mas agreguem valor à rotina.