Você sabe o que é ROI? E como Calcular o ROI?
Você sabe o que é ROI ? E como Calcular o ROI? Com a chegada do marketing digital, muitas ferramentas foram criadas para auxiliar e facilitar todo o processo de mensuração. Agora os custos e todas as partes que o marketing se responsabiliza não seriam mais pautadas em “achismos”, mas sim comprovados por dados.
Com essa “nova era” do marketing digital métricas e indicadores permeiam esse ambiente conectado e dinâmico. O ROI é mais um indicador, fundamental para qualquer negócio, que compõe esse cenário da parte analítica.
Por isso, preparamos esse artigo para que você saiba as definições, utilidades e a importância desse indicador no marketing digital ressaltando a relevância que ele tem para as empresas.
Definição: O termo ROI é uma sigla da expressão em inglês que quer dizer: “return over investiment” ou “retorno sobre o investimento”.
O que é ROI?
Como a sigla já sugere, o indicador é responsável por parametrizar e informar quanto dinheiro determinada empresa está perdendo ou ganhando com os investimentos já feitos. Vale lembrar que esses investimentos podem ser: mídias pagas (campanhas de marketing), treinamentos de vendas, aquisição de ferramentas, etc.
Em outras palavras tudo o que for realizado visando um lucro futuro. Com este indicador fica muito mais fácil saber em quais investimentos vale a pena continuar, quais não estão dando bons resultados e qual a melhor forma de otimizar os investimentos que estão dando certo.
Qual a sua importância nos negócios?
Como já falamos sobre sua função, vamos comentar um pouco sobre a sua importância no mundo dos negócios.
Alguns anos atrás os investimentos eram calculados com base em achismos e a experiência profissional de um indivíduo, algumas vezes essa prospecção era bem-sucedida, outras não, e quando o investimento era aplicado na prospecção feita com base nesses achismos e dava errado (fosse por uma estratégia aplicada de modo precipitado, ou a comunicação fosse feita num veículo errado) perdia-se muito dinheiro!
Por isso, acompanhar o retorno sobre investimento é fundamental. Ele ajuda a responder algumas perguntas profundas sobre o seu negócio, como estas:
- Quais são as maiores fontes de lucro da empresa?
- Quais são os canais de comunicação mais eficazes?
- O desempenho das campanhas de marketing está de acordo com o esperado?
- O processo de vendas tem se mostrado eficiente?
- O atendimento ao cliente está contribuindo para a fidelização ou deixa a desejar?
Este indicador, tornou muito mais fácil e prática a aplicação dos investimentos em canais de modo mais assertivo com base nos dados que são analisados. Além de que esses dados analisados e fornecidos pelo ROI podem ser registrados em relatórios para que posteriormente sejam realizadas comparações sobre determinados períodos de tempo (semestralmente, anualmente). Este relatório é uma ação que possibilita a formulação de novas estratégias ou otimização das ferramentas que já estão sendo um sucesso!
Nestes relatórios podem conter informações como
- Público
- Periodicidade
- Definição do motivo pelo qual o ROI está sendo aplicado
- Análise dos dados
Como calcular o ROI?
O ROI é calculado da seguinte forma:
ROI =RECEITA-CUSTOCUSTO X 100
*Receita é tudo aquilo que a empresa arrecada por conta das vendas.
* Os custos são todas aquelas despesas necessárias para permitir a viabilidade do investimento.
EXEMPLO: Vamos supor que a empresa, como um todo, tenha recebido R$90.000,00 em vendas e que R$ 30.000,00 tenham vindo da loja virtual.
Para manter o site funcionando é preciso gastar R$ 5.000,00.
Neste caso, o ROI do nosso e-commerce seria:
ROI = 30.000 – 5.000 x 100
5.000
ROI = 25.000 x 100
5.000
ROI = 500%
Em outras palavras, você teria ganho 500% de retorno, ou seja, a cada 1 real investido, você recebe R$ 5,00 de lucro.
Para concluir marketing digital possui diversas ferramentas que podem auxiliar na gestão de marketing, estar atento é fundamental
Esperamos que este artigo tenha ajudado.