Vendas na Internet
Vendas na Internet tudo o que você precisa saber e o que é Vendas? É o processo de troca de um produto ou serviço por dinheiro, em resumo.
As vendas ocorrem tanto de empresas para pessoas (conhecido como vendas B2C), de empresas para empresas (vendas B2B) e até sem envolver empresas, como no caso dos classificados e vendas de itens usados, por exemplo.
Se você quiser, pode também ouvir o conteúdo desta página no player abaixo. Ou fazer o download e escutar depois. Experimente!
O que são Vendas
As vendas fazem parte da sociedade há muito tempo e podem ser considerada uma das profissões mais antigas do mundo.
Vender é uma prática que existe antes mesmo da moeda. Quando as pessoas não podiam comprar algo, elas negociavam um item por outro. As pessoas trocavam um saco de batatas por um saco de tecidos, por exemplo.
Fazer uma venda é fazer negócio. As vendas ocorrem tanto em empresas, que precisam vender seus produtos ou serviços, como entre pessoas, como quem vende um item usado nos classificados.
Trazendo para o âmbito profissional, a área de vendas (ou área comercial) é fundamental para o crescimento de uma empresa. Sem a venda, não há faturamento e, por consequência, não há crescimento.
Nesta página, tentamos trazer o máximo possível de informações sobre vendas. Vamos falar sobre processo, time, modelos, metas, ferramentas e muito mais. Continue lendo para saber tudo sobre vendas e melhorar os seus resultados na área comercial!
Processo de vendas
Um processo de vendas nada mais é do que um modelo de regras, ações e atividades utilizados por todos os envolvidos da área comercial e que tenha as seguintes características:
- Ensinável: passivo de ser ensinado aos envolvidos, podendo ser utilizado por qualquer um da área;
- Escalável: tem condições de crescer de forma uniforme, suportando o aumento de demanda;
- Mensurável: possui indicadores claros para análises de resultados.
- Previsível: inclui expectativas claras de resultados a serem atingidos no período.
É claro que, em função de segmento (tecnologia, educação, varejo), modelo de vendas (venda direta, self service, ecommerce, atacado), público-alvo (B2B, B2C, B2B2C), a forma com que se parametrizam as características acima varia, para que o modelo seja eficiente. No entanto, o conceito é aplicável em qualquer empresa com foco em crescimento escalável.
As principais razões para que se desenvolva um processo claro e definido, em geral, é rampear os vendedores de forma mais rápida, treinar o time de vendas, ajudar um vendedor a evoluir em seus resultados, aumentar eficiência comercial e escalar um time.
Em suma, pode-se pensar na criação do processo com base em 4 principais pilares:
1. Definição das etapas de venda
2. Definição dos deveres da equipe de vendas
3. Estabelecimento de indicadores e níveis ideais de trabalho
4. Formalização das informações do processo criado
Venda simples/self-service
Uma venda simples é muitas vezes caracterizada por ser aquela que pode ser realizada na hora, sem muitas conversas e reuniões entre Lead (potencial cliente) e vendedor. É o caso do varejo e de ecommerces, onde muitas vezes a pessoa já está decidida que precisa fazer a compra.
Exemplos de vendas simples são roupas, eletrodomésticos, livros, bebidas.
Vendas complexas
O nome já diz tudo. Dificilmente é uma venda que ocorre já no primeiro contato entre a empresa e o Lead.
Uma venda complexa necessita de vários processos e não se resume somente ao fechamento.
Aqui, o vendedor assume um papel mais consultivo, ajudando o Lead a entender a sua dor e oferecendo uma solução personalizada para seu problema.
Exemplos de vendas complexas são consultorias, softwares e imóveis.
Para saber mais sobre o assunto, confira nosso eBook: Inbound Marketing para vendas complexas
https://materiais.resultadosdigitais.com.br/inbound-marketing-para-vendas-complexas
Ciclo de vendas
O ciclo de vendas é, de forma resumida, o tempo em que cada Lead leva até se tornar cliente da empresa.
É um processo que engloba várias etapas do funil de vendas e varia bastante de acordo com o segmento, complexidade e modelo das vendas.
Uma pergunta que as empresas se fazem o tempo todo é: “como podemos reduzir o nosso ciclo de vendas?”.
Não há fórmulas mágicas, mas existem algumas atitudes que podem acelerar o ciclo de vendas:
- Prospectar clientes com o perfil desejado pela empresa
- Ter um processo de vendas estabelecido
- Resolver o problema do cliente (e não somente vender o produto)
- Marcar reuniões com decisores
- Compreender o processo de compra do cliente
- Preocupar-se com o negócio do cliente
- Mostrar mais do que falar
Para saber mais sobre cada um dos pontos acima (entre outros), acesse o post estratégias para diminuir seu ciclo de vendas.
Como evitar e quebrar objeções
Em todos os processos de vendas existem objeções e o primeiro passo é encará-la como uma oportunidade de mostrar o valor da sua solução, aguçando a necessidade do prospect.
Com o acesso à informação, os consumidores pesquisam, comparam e entendem muito sobre o produto ou serviço antes de chegar o momento da compra, principalmente se estivermos falando de vendas B2B.
Na prática, as objeções aparecem como que uma reação automática e, muitas vezes instantânea, por prospects que ainda não conseguiram perceber valor em utilizar seu produto ou serviço ou ainda não estão no momento ideal para compra.
Separamos abaixo algumas dicas para adicionar ao seu processo e tentar contornar essas objeções:
- Desenhe um projeto: mostre ao Lead como sua solução pode impactar em algum dos seus objetivos e faça com que o projeto que você oferece seja um diferencial competitivo perceptível para ele.
- Saiba quais são os obstáculos: entenda o que realmente está impedindo a empresa de fechar o projeto ou comprar seu produto, se é orçamento, prioridade, timing, concorrência com melhor preço, entre outros. Feito isso, explore um plano de ação do seu Lead para resolver os problemas listados no diagnóstico sem sua solução e mostre que o melhor caminho é seu produto ou serviço.
- Destaque o que seu cliente vai resolver com seu produto/serviço: ressalte os resultados do seu serviço ou produto relacionando sempre com os principais problemas que a empresa tem e entenda como ele pretende resolver esse problema sem sua solução.
Vendas na Internet avançam em julho, aponta estudo da Mastercard
As vendas do E-commerce registram novo avanço e o setor alcança o equilíbrio diante das perdas observadas em março, em virtude do impacto da Covid-19. Confira os dados da Mastercard.
Com crescimento de 78% em julho, as vendas no comércio eletrônico alcançam patamares significativos quando comparamos com o mesmo período do ano passado.
Assim, o volume total de vendas no e-commerce brasileiro avançou 2,7% em julho e reverteu as quedas vistas desde março deste ano. É o que revelam os dados da Mastercard SpendingPulse.
Ao excluir categorias de produtos como automóveis, materiais de construção, restaurantes e cama, mesa e banho, é possível observar a retomada de equilíbrio.
O SpendingPulse é o índice disponibilizado em estudo da Mastercard que rastreia as vendas gerais de varejo em todos os tipos de pagamento.
Segundo a publicação, comparando as regiões brasileiras, Sul, Sudeste e Centro-Oeste cresceram acima da média. Já Norte e Nordeste não superaram o indicador do varejo, embora tenham registrado avanço em julho também.
Crescimento do comércio eletrônico e pagamento digital são impulsionados pelas medidas de isolamento social.
“O crescimento do comércio eletrônico segue acelerado devido às mudanças de comportamento de compra impostas pelo distanciamento social”, comentou Cesar Fukushima, diretor de Análise Avançada da Mastercard no Brasil, segundo o Money Times. “A pandemia acelerou a tendência de usar pagamentos digitais em vez de
dinheiro físico, alavancando as plataformas de e-commerce”.
Dos segmentos que compõem o setor, quatro superaram o indicador de vendas totais: supermercados, móveis e eletrônicos, artigos farmacêuticos e artigos de uso pessoal.
As categorias de vestuário e combustíveis, que foram bastante afetadas pela pandemia de Covid-19, apresentaram performances mais fracas.
Vendas do E-commerce avançam em julho, aponta estudo da Mastercard
Diante do cenário ainda repleto de incertezas e que tem gerado movimentações atípicas tanto em relação à saúde de empresas, quanto de setores como um todo, é fundamental acompanharmos de perto os estudos e avaliarmos as correlações com o contexto no qual cada negócio específico está inserido.
Confira também nesse link as previsões de vendas do E-commerce com a chegado do Dia dos Pais.