Starbucks possui embalagem com mensagem subliminar?
Starbucks liberou nos EUA a nova versão de seus copos para o Natal.
A embalagem verde trouxe desavenças, colocando a marca como alvo de críticas políticas.
A marca possui a tradição de estampar seus copos brancos de vermelho, mas desta vez, inovou com a cor verde em que um traço contínuo revela mais de 100 pessoas na embalagem.
A ilustração de Shogo Ota teria como objetivo representar a relação próxima com amigos, baristas e clientes.
Porém, a proposta de conectividade e afetos da Starbucks não foi bem recebida por todos.
Clientes partidários contra a candidatura de Hillary Clinton estão acusando a empresa de fazer “lavagem cerebral” com copo verde.
O CEO já tenha apoiado a candidatura de Clinton, o intuito da embalagem não foi provocar discórdia política ou promover.
De acordo com Howard Schultz, a intenção era gerar união:
“Em um momento decisivo em nosso país, o Starbucks quis criar um símbolo de união e que serve de lembrete de que nós compartilhamos dos mesmos valores e que precisamos ser bons uns com os outros”.
O que seria apenas uma ação de marketing com abordagem atual na mudança de embalagem – de modo muito menos arriscado do que a proposta da Jeep com referência direta da política em sua publicidade – , gerou burburinhos nas redes sociais e trouxe divisão entre os consumidores.
Enquanto alguns elogiaram a ação, a receptividade foi negativa para consumidores e sites conservadores. Sob o argumento de que Starbucks promove a onda liberal, nas redes sociais circula pedidos de boicote com a hashtag #BoycottStarbucks. Esse caso reforça o cuidado necessário com qualquer tipo de ativismo ou mensagem simbólica durante período eleitoral. E também, exemplifica que os ânimos sobre discussão de política nas redes sociais podem ser exaltados não somente entre brasileiros.