Você sabe o que é Marketing Digital e seus conceitos
O Marketing Digital já faz parte da vida de qualquer pessoa com acesso à Internet, e agora é difícil imaginar como seria viver em um mundo sem ela, não é mesmo?
Apesar de ter surgido há pouco mais de 20 anos, essa vertente do Marketing revolucionou a maneira como empresas comunicam com os consumidores.
Mas afinal, o que é marketing digital?
Resumidamente:
Marketing Digital é promover produtos ou marcas por meio de mídias digitais.
E, com a internet a cada dia mais presente na vida de todos, o marketing digital trabalha com as principais maneiras que as empresas tem para se comunicar com o público de forma direta, personalizada, e no momento certo.
Apesar de diversas modalidades de marketing só serem adotadas por grandes empresas, o marketing digital.
É disponível para empresas de todos os portes, pois não precisa de muito orçamento para gerar ótimos resultados.
O que é Marketing Digital
Hoje em dia, a internet está incorporada à nossa vida de tal maneira que é quase impossível fazer qualquer coisa sem ela. Desde coisas simples, como obter o telefone da pizzaria, até coisas complexas, como realizar pesquisas de opinião pública ou desenvolver um software de gestão de projetos, quase tudo passa pela internet.
Não à toa, é cada vez mais difícil ver as pessoas desconectadas de seus celulares, com a internet ao alcance dos dedos. E se nossa vida já não é mais a mesma com a internet, o mesmo se pode dizer do processo de compra.
É muito comum procurarmos produtos e serviços que queremos na internet, seja para pesquisar os melhores preços (quando já sabemos o que queremos), para buscar informações sobre determinado produto ou serviço (quando ainda estamos estudando a possibilidade de compra), ou mesmo descobrir mais sobre um problema que temos (quando ainda nem sabemos qual solução poderá nos ajudar).
A isso tudo chamamos de Marketing Digital: um conjunto de informações e ações que podem ser feitas em diversos meios digitais com o objetivo de promover empresas e produtos.
Quando surgiu o Marketing Digital
Surgido na década de 90, ele mudou a maneira como empresas utilizam a tecnologia na promoção de seus negócios. O termo tem se tornado mais popular à medida que as pessoas passaram a utilizar mais dispositivos digitais no processo de compra, seja para pesquisarem sobre os produtos, seja para realizar as compras em si.
Para se ter uma ideia de como isso mudou o processo de compra, basta dizer que, no passado, quase a totalidade de informações que poderíamos obter sobre produtos e serviços estava na mão das empresas que ofereciam essas soluções.
Ou seja: para saber sobre um produto ou serviço, você tinha que ir até o vendedor, que provavelmente “puxaria a sardinha” para o lado da empresa em vez de fornecer informação isenta sobre as soluções.
Hoje a internet possibilita que o consumidor tenha um papel mais ativo nesse processo. Em números, significa dizer que 60% do processo de compra já foi realizado antes mesmo de o consumidor entrar em contato com o vendedor.
Mas, apesar de parecer desafiador, o Marketing Digital é, na verdade, uma enorme oportunidade para as empresas reforçarem sua marca e multiplicarem suas oportunidades de negócio, já que, cada vez mais, a internet vai fazer parte da vida das pessoas.
Além disso, inclui diversas frentes de atuação, como Marketing de Conteúdo, Email Marketing, redes sociais, dentre outras, o que aumenta seu alcance e influência no processo de compra dos consumidores.
Algumas estatísticas que comprovam seu potencial para crescer:
- – O orçamento de mídias digitais deve dobrar nos próximos 5 anos (Fonte: WebDAM.com);
- – 87% dos usuários de internet agora possuem um smartphone (Fonte: Global Web Index);
- – O Inbound Marketing gera 54% mais Leads que o Outbound Marketing (Fonte: WebDAM.com);
- – Marketing de Conteúdo é 62% mais barato que o tradicional e gera aproximadamente 3 vezes mais leads (Fonte: Demand Metric);
- – Três milhões de anunciantes usam o Facebook para alcançar os seus consumidores (Fonte: AdWeek);
- – As empresas B2B que possuem blogs geram 67% mais Leads do que as empresas que não o têm (Fonte: WebDAM.com);
- – O Instagram passou a marca de 200 mil anunciantes 5 meses após abrir a sua plataforma de anúncios (Fonte: AdWeek);
- – 93% das decisões de compra são influenciadas pelas mídias sociais (Fonte: Ironpaper);
- – Profissionais de marketing que priorizaram trabalhar com blog têm 13 vezes mais chances de obter ROI positivo (Fonte:Socialemedia).
Como fazer Marketing Digital
Apesar do grande número de possibilidades de aplicações, existem aquelas estratégias e técnicas que se destacam por serem usadas pela grande maioria e trazerem normalmente resultados positivos. São elas:
- – Marketing de Conteúdo;
- – Marketing de email;
- – Redes Sociais;
- – Otimização de Conversão – CRO;
- – Marketing de Busca – SEM.
Vamos detalhar cada uma delas a partir de agora, mostrando exemplos e conteúdos complementares para que possa se aprofundar em cada tema.
Marketing de Conteúdo
Marketing de Conteúdo é todo o conteúdo feito para educar, informar ou entreter um futuro cliente. A ideia consiste em informar as pessoas para fazer com que futuramente elas não só respeitem a sua marca e a tenham como referência, mas também se tornem clientes de sua empresa.
Mas esse conteúdo não é qualquer conteúdo: ele deve falar sobre questões relacionadas ao seu mercado e sobre as possíveis dores e dúvidas das suas personas – ou seja, as representações fictícias do seu público-alvo.
Mas, afinal, por que o Marketing de Conteúdo é importante?
Como dissemos, hoje o processo de compra está cada vez mais na mão do consumidor. A informação sobre produtos e serviços deixou de ser privilégio das empresas e vendedores, e hoje está acessível principalmente por causa da internet.
Pense bem: quando foi que você comprou alguma coisa sem pesquisar pelo menos uma vez na internet sobre isso, provavelmente faz tempo. Por isso, é importantíssimo que sua empresa invista em Marketing de Conteúdo: para que os consumidores a encontrem quando procurarem sobre as soluções de mercado que você oferece.
Acontece que as pessoas não procuram apenas informações sobre produtos e serviços. Elas querem, antes de tudo, resolver problemas; o produto/serviço é só a etapa final deste processo. Por isso não basta produzir conteúdo sobre sua empresa e sua solução: você precisa criar valor para sua audiência e responder às dúvidas e dores que eles têm antes mesmo que saibam que seu produto ou serviço é a solução que eles precisam.
Por exemplo:
Se você tem um software de controle de estoque, em vez de escrever apenas sobre a sua plataforma e sobre suas vantagens, pense como o consumidor chegaria até a sua solução.
O que ele precisa saber antes de entender que um software de controle de estoque vai ajudá-lo?
Então, você pode criar conteúdos que deem dicas sobre como organizar o estoque da sua empresa, como calcular o estoque ou quais são as soluções que podem ajudar alguém a organizar o estoque da sua empresa.
Assim, quando seu público-alvo procurar esses assuntos na internet, é muito mais provável que ache o seu conteúdo, e, se o material gerar valor para ele, as chances de ele virar seu cliente são muito maiores. Além disso, se ele já conhecer a solução mas estiver em dúvida sobre seu produto ou da concorrência, ter um bom conteúdo pode ser o diferencial para o público escolher você.
Marketing Digital: um olhar social
Marketing Digital pode ser definido como o conjunto de iniciativas desenvolvidas através de tecnologias digitais para tornar um produto, serviço ou marca reconhecido por um público. Para a conexão entre target e produto/serviço são realizadas abordagens distintas que se complementam com intuito de garantir a qualidade da experiência do target nos touchpoints – os chamados pontos de contato.
Nisto, a estrutura de background operacional deve ser implementada com primor para garantir uma percepção adequada do negócio. Por exemplo, um site pode ter diferentes funções no planejamento estratégico da empresa, mas independente do seu objetivo final, este se configura como ponto de contato que representa a organização, possibilitando que o público obtenha percepções da mesma.
Nesse ponto, é sobre os fluxos comunicacionais e processos sociais que ramificam dos canais de conexão empresa-mercado-consumidor que desejamos nos concentrar nesse momento.
Marketing: Tradicional versus Digital
Marketing Tradicional nasce com a prerrogativa de apresentar produtos e serviços aos consumidores, focando em seus atributos. Com a complexificação dos processos sociais, cresce o interesse em compreender de modo mais aprofundado os hábitos do cliente/consumidor.
As ferramentas de comunicação até então utilizadas de modo qualitativo, pautadas em percepções e abordagens intangíveis passam a ser compreendidas a partir de técnicas, levantamentos estatísticos e leitura de índices. Daí, a maior relevância de estudos de pesquisa e empresas com soluções de mídia.
Por outro lado, as ações de Marketing Digital, que devem compor as estratégias gerais de Marketing, nascem num ambiente técnico, numérico, voltado para performance, comprovação de resultados e monitoramento diário, real time.
Na prática, isto significa que as ações de comunicação provenientes do Marketing Tradicional e do Marketing Digital possuem bases distintas de aplicação, mas que devem ser complementares e integradas, compondo o plano de negócios da empresa. São duas faces da mesma moeda.
Porém, mais do que isso, indica que a publicidade online vem sobrecarregada de pré-requisitos e obrigações que originalmente a atividade de divulgação não estava sujeita. Isto gera bloqueios na criatividade e repetições de fórmulas. Por isso, o plano de Marketing Digital e todos os seus desdobramentos devem prever o “começar do zero”, permitindo a observação e o reinventar-se.
Isto somente é possível se houver um deslocamento de olhar para os pontos de contato e as relações estabelecidas nos canais. Ou seja, um equilíbrio entre análise de dados e busca por compreender os fenômenos sociais, a rede pulsante de relações entre empresas, marcas, mercado e consumidores.