Publicidade digital deve ser aprimorada, aponta estudo da Kantar IBOPE
De acordo com a Kantar IBOPE Media, a partir do relatório de pesquisa Dimension 2018, a qualidade da publicidade digital precisa ser aprimorada.
Internautas demonstram exigência e insatisfação com ausência de consistência e valor agregado dos anúncios.
O estudo foi realizado no Brasil, China, França, Estados Unidos e Reino Unido.
Para os usuários, a publicidade na internet possui sua importância, mas repetição e ausência de criatividade são questões críticas apontadas.
A relevância tão reivindicada nos anúncios deve ser ponto de atenção, considerando as restrições impostas por número de caracteres, espaço, formato, assim como as estratégias de remarketing devem evitar saturação.
Contar histórias relevantes e que gerem engajamento são cobranças contínuas para os criativos, e que no caso da internet, é apenas a parte de um todo.
Um dos alicerces de estratégias maiores a serem definidas conforme os objetivos do anunciante, os hábitos de consumo do público e os pontos de contato a serem estabelecidos.
O ponto favorável é que as pessoas identificam os anúncios como fonte de conversas e burburinhos sobre marcas com amigos e familiares.
Do total de pessoas ouvidas, 21,4% dizem que os anúncios podem encorajá-las a falar sobre a marca nas redes sociais, 33,5% dizem que os anúncios tornam mais provável que elas falem sobre a marca com amigos e familiares e 42,9% dizem que os anúncios as encorajam a falar sobre marcas com amigos e familiares.
Por outro lado, embora o índice de bloqueio direto aos anúncios online permaneça estável, ainda há um longo caminho de aprendizado.
De acordo com o estudo, marcas estão aprendendo a comunicar-se de várias formas com os consumidores.
Esses estão evoluindo, desenvolvendo novos hábitos de mídia e experiências. Nesse contexto, o desafio é peneirar a massa de dados para identificar os que são realmente valiosos e elucidativos, para fundamentar todo o plano de comunicação através de mensurações sólidas e consistentes.
Em todas as frentes das ações de comunicação, compreender a experiência do consumidor, seu ritmo, contexto e inserção no cenário midiático é fundamental.
Para isso, a agência deve conduzir o uso de análise de dados e indicadores para viabilizar a elaboração de planejamentos consistentes, assim garantindo a aproximação do consumidor com propósito nos diferentes pontos de contato do anunciante.