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O que são Pontos de Contato e a importância para seu negócio

O que são Pontos de Contato e a importância para seu negócio

Pontos de contato são importantes para que seu negócio desenvolva estratégia consistente junto aos clientes e possa alavancar resultados satisfatórios.

A definição de Pontos de Contato engloba todos os ambientes de interação, físicos ou digitais, que possibilitam conexão das marcas, produtos, serviços com o consumidor.

Ou seja, todas as oportunidades de relacionamento entre empresa e público são proporcionadas por um ou mais touchpoints (termo em Inglês). Estamos falando, portanto, de disciplina relacionada à estratégia da marca.

Então, o que são Pontos de Contato (PTC) e como sua compreensão na estratégia de negócios pode direcionar a empresa para melhores oportunidades?

Primeiramente, vamos à definição de ponto de contato.

Definição de Pontos de Contato com a marca

Pontos de Contato (PTC) diz respeito a cada momento ou situação em que um cliente ou prospect entra em contato com sua marca.

Desta forma, toda a jornada do cliente com seu produto ou serviço pode ser mapeada por uma régua de relacionamento.

Portanto, é importante mapear todos os momentos existentes entre marca e clientes, assim como definir outros a serem estabelecidos a cada etapa de seu negócio para que a estratégia de crescimento seja bem sucedida.

Dessa forma, é essencial o desenvolvimento de plano de ação para manter os processos identificados e detalhados em cada ação.

Essa atividade pode até gerar um grande trabalho prévio, mas evitará ruídos posteriores na execução dos principais momentos de relacionamento com o cliente.

Pontos de contato com a marca em última instância é o estabelecimento  de estratégias acuradas de relacionamento com o cliente. Experiência de consumo e de contato. Implemente o gerenciamento de client touchpoints e maximize seus resultados.

Isto envolve complexa ramificação de mensagens diretas ou indiretas inerentes às atividades de Comunicação e Marketing, desde dos canais de distribuição às redes sociais, passando pelas embalagens de produtos, identidade, logo, sites, cartão de visitas, vitrines das lojas, atendimento ao cliente e equipe de vendas, dentre outros.

Em resumo, realizar a gestão dos Pontos de Contato envolve metodologia que potencializa a competitividade de produtos e serviços.

Logo, todos os pontos de interação que geram experiência ao consumidor devem ser considerados e avaliados cuidadosamente.

Dessa forma, é indispensável conhecer profundamente o perfil dos clientes e seus respectivos interesses e hábitos de compra.

O que são Pontos de Contato e a importância para seu negócio
Conexões_Pontos de Contato_Hábitos de Consumo

Como desenvolver gestão e estratégia de Pontos de Contato para seu negócio

A gestão e estratégia de Pontos de Contato para a sua empresa deve considerar especificidades referentes ao segmento em que atua, além de fatores como geografia, cultura e características do público alvo.

Por isso, o gerenciamento engloba o mapeamento e a definição de ações para todos os momentos ou situações que viabilizam estabelecer potencial contato com a marca ao longo da trajetória do cliente.

Essa jornada envolve desde reconhecimento do produto, serviço ou marca até a fase de pós-venda, o que garante um relacionamento contínuo com o cliente.

Assim, diante da importância do tema, profissionais empreendedores, estrategistas de marketing e designers vêm se dedicando a mapear cada ponto de interação dos clientes com a marca para melhor compreender a jornada do reconhecimento e do consumo.

Independente do momento do cliente (antes, durante ou depois de realizar negócio com você), é essencial que sua empresa tenha todos os PTC identificados e mapeados para que o relacionamento e a experiência construídos sejam satisfatórios, possibilitando a fidelidade do público-alvo.

Deste contexto, vale reforçar que todo processo de prestação de serviços e entrega de produtos influencia na construção de PTC da marca.

Então, se você deseja fortalecer a lembrança de seu produto ou serviço por meio de uma sólida estratégia de PTC, siga a nossa página e leia atentamente este post.

Na sequência abordaremos os Pontos de Contato da marca e como fortalecê-los diante do competitivo cenário.

Saiba como considerar o gerenciamento de client touchpoints para estabelecer um relacionamento duradouro com seus clientes e obter melhores resultados para seu negócio.

A gestão eficiente de todos os Pontos de Contato da marca com o cliente é a chave do sucesso para o bom desempenho dos negócios.

Como fortalecer Pontos de Contato da marca com o cliente?

Pontos de Contato envolvem atuação cada vez mais complexa com a multiplicação de espaços e conexões promovidas pelo ambiente digital.

Como exposto, Pontos de contato são todos os ambientes de interação, físicos ou digitais, que possibilitam conexão das marcas, produtos, serviços com o consumidor.

Nesse caso, empresas e marcas possuem múltiplos PTC com os seus consumidores, o que gera, muitas vezes, sobreposições de experiências.

Portanto, sua relevância está no entendimento do impacto positivo que o planejamento de PTC da marca pode gerar na saúde da empresa.

E para fortalecer os Pontos de Contato da marca com o cliente, é fundamental o planejamento e o desenvolvimento de gestão eficiente de todos esses ambientes interacionais, com o checklist das interfaces inerentes a cada item.

Isso porque, com o mapeamento em mãos, é possível identificar gaps e oportunidades na régua de relacionamento com o cliente.

Desta forma, o constante monitoramento desses touchpoints auxilia na antecipação de possíveis problemas e melhorias, além de contribuir com a identificação de necessidades do consumidor e demandas do mercado.

Como realizar gestão e planejamento de Pontos de Contato

Trata-se, portanto, de gestão de Marketing voltada para ouvir e se aproximar do cliente, tendo como foco a experiência do consumidor nas diversas frentes.

Para isso, é imprescindível que as empresas estejam dispostas a considerar fontes de dados para aprendizado e tomada de decisões.

Para implementar estratégia de Pontos de Contato, faça um levantamento prévio de todas as possibilidades.

Desde a fase de consideração (quando o cliente talvez nem saiba da existência de sua marca) até a etapa pós-compra.

Além disso, verifique onde está a sua concorrência, como ela atua e levante dados sobre o retorno do público-alvo.

E por fim, considere que o cliente pode estabelecer Pontos de Contato em situações até então inimagináveis para sua marca. Essa pode ser uma oportunidade em relação aos seus concorrentes.

A partir dessas informações coletadas, avalie em quais momentos pode ser mais interessante direcionar esforços. Priorize e faça um plano de ampliação dos pontos de contato com estratégia integrada.

Lembre-se de que para cada situação há grupo mais adequado de ferramentas para data analytics, com leitura e interpretação que exigem experiência para evitar distorção nas informações obtidas e no direcionamento dos propósitos a serem alcançados pelos PTC.

Em suma, Redes sociais, Marketing Digital, Relações Públicas, Publicidade, PDV são itens indispensáveis que se desdobram em vários outros potenciais momentos de relacionamento com o cliente. Logo, devem estar mapeados e gerar micro ações para a atuação eficiente do seu negócio.

Como exemplo, publicidade deve englobar os diferentes canais e suportes, assim como textos, imagens, design e vídeos inseridos em cada comunicação.

No caso de uma loja física, vale considerar os uniformes dos funcionários, a arquitetura do ambiente e sua dinâmica de fluxo do público, as placas, o estacionamento, o atendimento e o modo como os funcionários se comunicam.

Gestão de Pontos de Contato: estratégia eficiente para negócios
Gestão de Pontos de Contato: Eficiência e otimização de resultados

Gestão eficiente de Pontos de Contato: a chave para sucesso

A gestão eficiente de todos os Pontos de Contato da marca com o cliente é a chave do sucesso para o bom desempenho dos negócios.

Como consequência, é possível garantir atendimento de qualidade e satisfação da expectativa do cliente.

No entanto, é importante notar que há Pontos de Contato controláveis e outros mais flexíveis. Alguns são produtos fixos, outros envolvem diretamente a intervenção humana.

Uma opção interessante é trabalhar com metodologia que contemple a gestão de pontos e estratégias eficientes para a régua de relacionamento, considerando a atuação da empresa no cenário competitivo.

Porém, vale lembrar que cada setor possui particularidades. Assim, é preciso realizar estudo minucioso sobre o contexto macro e micro de cada negócio.

E após, elaborar mapa estratégico que torne possível compor a jornada do consumidor a partir do fluxo de pontos de contato de modo específico e exclusivo.

Para isso, sua empresa deve apresentar posicionamento de marca adequado às expectativas do mercado e dos seus clientes.

O que são Pontos de Contato e a importância para seu negócio

Por consequência, o estabelecimento de diretrizes para um eficaz posicionamento de marca contribui para a implementação de melhorias nas experiências vivenciadas pelos clientes nos Pontos de Contato.

Possibilita, ainda, a entrega consistente de mensagens que estejam alinhadas com as equipes que atuam tanto internamente quanto externamente.

Agora você deve estar perguntando como e por onde começar? Como saber se é eficiente a malha de conexões de seu negócio?

É importante lembrar que a estratégia voltada para maximizar esses resultados vai além da entrega de um bom produto ou serviço, por um preço justo e no local adequado.

Com as novas tecnologias, a jornada do consumidor, também amplificada no ambiente digital, adquire novas proporções.

Por isso, essa análise perpassa pelo método de atribuição – otimização e estudo complexo sobre ações de marketing que privilegiam a visão holística da jornada do consumidor desde o reconhecimento do produto ou serviço até a conclusão da compra e consequente interação pós-venda.

Em outro post apresentaremos detalhes sobre a otimização das atribuições para fortalecimentos da estratégia de Pontos de Contato.

Como pode perceber, a gestão estratégica de Pontos de Contato está diretamente relacionada ao planejamento de Comunicação e Marketing e, consequentemente, ao posicionamento consistente da marca para se relacionar de modo pleno com o cliente.

Para obter insights e saber mais sobre o desenvolvimento de Estratégias de Pontos de Contato, acompanhe-nos! Navegue pelo nosso site e saiba tudo o que acontece no mundo do marketing: aqui!

Ponto de Contato – Confira também:

Pontos de contato virtuais são intensificados pelo aplicativo Tinder durante a Olimpíada Rio 2016.

Os atletas estão cada vez mais usando alternativa para se divertir e fugir das pressões durante os jogos olímpicos.

Diversos atletas são encontrados no Tinder com atualizações como “Got plenty of time to kill,” (muito tempo para matar)

Sobre Cinthya Pires

Mestre em Mídia, Jornalista e Publicitária. Possui interesse em estudos sobre modelos de negócios, processos de produção em mídia e possibilidades de envolvimento do público. Além das atividades em comunicação, desenvolve estudos acadêmicos e contribui com a capacitação de profissionais.

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