O que é Tripwire e como utilizar

O que é Tripwire e como utilizar para aumentar suas vendas

 

Você sabe o que é Tripwire e como utilizar para aumentar suas vendas? Descubra como a técnica de TRIPWIRE pode ser útil e aumentar muito suas vendas.

Hoje em dia, além do Tripwire, o que mais vemos são estratégias diversas para ter um bom posicionamento na internet, capturar mais leads e gerar mais oportunidades de negócios.

Do inbound marketing as campanhas de tráfego patrocinado, dos memes as oportunidades pontuais, a internet ainda possui algumas outras boas estratégias para aumentar suas vendas.

A técnica de TRIPWIRE que falaremos adiante é uma técnica muito utilizada em países norte-americanos, onde a expansão das vendas pela internet é altamente potencializada.

Aqui no Brasil, ainda são poucas as pessoas que usam essa estratégia como oportunidade para alavancar suas vendas (e ai está sua grande chance de sair na frente!).

De uma forma simples e direta, a técnica de TRIPWIRE visa você impulsionar a venda de um produto por um preço extremamente baixo, criando uma base de buyer personas importante para vendas maiores futuramente.

 

Crie uma oferta irresistível para vender seu produto

Tripwire consiste em ofertar um produto com preço abaixo do que está no mercado, transformando sua oferta em algo irresistível.

Vamos exemplificar na prática:

Você possui um infoproduto. Esse infoproduto custa R$ 300,00. Você efetua 10 vendas por mês, conseguindo adquirir 10 contatos que realmente se interessaram por seu produto.

Em uma técnica de tripwire, você poderia, por exemplo, vender seu produto a R$ 30,00 e ter 50 vendas. Você ganha menos no começo, porém tem 50 contatos que já te conhecem e possivelmente comprarão outros infoprodutos seus caso você faça campanhas de inbound marketing.

Pode até parecer loucura ou perca de dinheiro, mas ao longo prazo você conseguirá uma grande rede de contatos que já te conhecem, já conhecem seu produto e a chance de fazer uma venda grande é bem maior.

 

Como fidelizar um cliente com a técnica de tripwire?

Sendo simples e direto: o que é mais fácil, efetuar uma nova venda para um cliente que já conhece seu trabalho ou efetuar uma nova venda?

Se você entende que efetuar uma nova venda para um cliente antigo é a melhor estratégia, você está no caminho certo para usar as técnicas de Tripwire.

Entenda que, para fidelizar um cliente você precisa ter um produto ÉPICO, entregar qualidade e superar as expectativas do cliente. Feito isso, você estará mais próximo do processo dessa fidelização.

Uma vez fidelizado, seu trabalho para ofertar novos produtos para seu cliente será mais fácil.

 

A missão de agradar o cliente

Se me permite uma dica, ela é esta: dê o BÁSICO ao seu cliente antes de vender um produto.

Com certeza você deve estar pensando: nossa Thiago Regis, como assim dar o básico? Os clientes querem sempre mais e mais!

Sugiro você fazer o seguinte teste: dê uma volta em algum shopping da sua região e visite algumas lojas. Analise friamente o atendimento das pessoas. O que você vai perceber é que grande parte das pessoas estão ali por um único motivo: VENDER. E isso é, em partes ERRADO.

O que um cliente mais busca quando vai comprar algo é um atendimento humanizado, educação, ajuda e empatia (e isso é BÁSICO!). O que ele encontra por diversas vezes são vendedores alucinados sem preparo nenhum querendo empurrar tudo que podem para baterem suas metas de fim de mês.

Se você quer agradar seu cliente, não seja esse tipo de vendedor. Humanize sua venda, esteja disponível e faça seu melhor.

 

Tenha autoridade no que oferta e cative seu cliente

Quando falamos em alguns produtos, automaticamente os associamos a seus criadores.

É muito comum você ouvir falar de celular e cair no assunto Apple e Steve Jobs.

É muito comum você ouvir falar de facebook e cair no nome do Mark Zuckerberg.

É muito comum você ouvir falar em carros elétricos cair no nome do Elon Musk.

Ser autoridade em um assunto te torna o principal vendedor do seu produto e isso é excelente em Tripwire.

Seja referência, fale com propriedade, esteja disponível. Dessa forma você conseguirá muitas oportunidades para vender seus produtos.

 

Explicação científica para a eficácia do Tripwire

Segundo especialistas, a técnica de Tripwire atua diretamente no sistema nervoso. Isso porque ela estimula a produção de dopamina, um estimulante presente no sistema nervoso, responsável pelo prazer.

Vou contar um caso que ocorreu comigo e que faz essa tese ter todo sentido:

Minha esposa precisou usar meu carro e eu tinha uma reunião no mesmo dia. Como alternativa, utilizei o Uber, já sabendo que pagaria no mínimo uns R$ 20,00 pela viagem.

Para minha surpresa, ativei o aplicativo e ao colocar minha rota, minha viagem deu míseros R$ 2,37 (possivelmente por conta de alguma ação de Tripwire)!

Na volta, a mesma viagem de R$ 20,00 custou apenas R$ 4,47.

Tinha uma outra reunião no dia seguinte no mesmo local e o que você acha que fiz? FUI DE UBER DE NOVO, porém pagando o valor cheio dessa vez (ainda assim foi mais barato ir de UBER do que de carro, mas não tenho costume de andar de UBER).

Ou seja, faz TODO sentido você avaliar as ações de TRIPWIRE em suas vendas.

Agregando as técnicas de TRIPWIRE no Marketing Digital

Já viu o que acontece quando você coloca mentos na coca-cola?

É mais ou menos isso que acontece quando você junta TRIPWIRE e Marketing Digital.

Os processos de fluxo de automação do inbound marketing, as campanhas patrocinadas, o pós-venda ou até mesmo suas ações de youtube e demais redes sociais atreladas ao Tripwire são fundamentais para você criar um sistema altamente funcional e automatizado para vender em escala, gerar muitas buyer personas e facilitar ainda mais suas próximas vendas.

 

Tripwire: O que é e qual a sua importância no marketing digital?

Para quem atua com marketing digital, alternando entre as estratégias inbound ou outbound, estar atento às novidades do mercado e às técnicas de vendas podem aumentar seu ROI de maneira escalável.

Por isso, quem já atua com vendas na internet ou busca iniciar na criação de e-commerces, provavelmente ouviu falar sobre a técnica do Tripwire.

Você já ouviu sobre esse mecanismo, mas tem dúvidas sobre como ele funciona, se realmente vale a pena e como aplicar no seu negócio? Então confira o artigo de hoje e entenda como o Tripwire pode te ajudar.

 

O que é o tripwire?

O que é Tripwire?

Ainda não muito explorada no Brasil, mas comentada no Traffic and Conversion Summit desde 2014, essa técnica de vendas surgiu nos Estados Unidos, local em que o marketing digital se baseia muito em vendas upsell, ou seja, vender mais produtos para um mesmo cliente, mesmo que em um valor menor, a fim de aumentar o ROI a partir do volume e fidelização.

Com base nos estudos e testes do público norte-americano, o método Tripwire foi, portanto, elaborado de forma que ele consiste em oferecer um produto por um valor muito baixo e quase inacreditável (mas com a mesma qualidade) para ganhar o cliente a longo prazo.

Afinal, você já deve saber que a parte mais difícil de uma relação com o cliente é ele realizar a sua primeira compra.

Porque uma vez que ele confia no seu produto/serviço e está satisfeito com a experiência, ele estará mais disposto a comprar uma segunda vez.

Já a primeira compra requer uma série de técnicas para atrair o prospect, resolver um problema dele, oferecer benefícios, mostrar seu trabalho, entre outros processos.

Por isso, o Tripwire se baseia em eliminar tantos esforços na etapa mais difícil  da venda para focar no momento em que o cliente já está propenso a realizar uma segunda aquisição, a fim de manter compras recorrentes e ganhar a longo prazo.

 

Mas como esse método funciona?

Como o Tripwire funciona?

Para exemplificar melhor a estratégia, estruture seu ciclo de vendas da seguinte forma:

  • Ofereça um produto incrível por um valor abaixo do mercado. O especialista Frank Kern explica que as “amostras gratuitas” geram desconfiança, enquanto um preço baixo parece mais realista;
  • Após a venda, dê uma experiência inesquecível ao cliente;
  • No próximo contato ofereça uma nova oferta (mais alta);
  • Faça a venda e fidelize o cliente!

Na teoria, esse processo pode parecer confuso ou dar a sensação de que causa prejuízos, pois aparentemente não faz o menor sentido vender um produto por um valor muito abaixo de seu preço real e perder o lucro, não é mesmo?

Porém, a estratégia é exatamente essa e na prática funcionaria da seguinte forma:

  1. Imagine que você vai a um supermercado e encontra o creme ideal para a sua pele e que está sendo vendido por apenas R$4,00.
  2. Você decide que o custo-benefício dele vale a pena e leva um para experimentar.
  3. Em seguida, usando o hidratante, você nota como ele faz exatamente tudo o que promete e você mal consegue acreditar que foi tão barato.
  4. Então, você volta ao supermercado na semana seguinte para levar o mesmo creme e percebe que ele alterou seu rótulo, formato e outros detalhes da embalagem, mas também mudou algo importante: agora seu preço é R$10,00.
  5. Contudo, você já experimentou o hidratante, aprovou sua qualidade e guardou a experiência de ter pago um valor muito baixo na primeira vez que o adquiriu.

É aí o ponto chave do Tripwire: essa primeira experiência vai definir sua próxima decisão, que por já conhecer a eficácia do produto, não se importará em pagar um valor mais caro, contanto que você tenha a certeza de estar adquirindo os mesmos benefícios.

O único ponto importante dessa estratégia é que as ofertas irresistíveis devem ser temporárias e de oportunidade única, ou seja, escassas, para não acostumar seu cliente a pagar somente nas promoções absurdas.

 

Qual é a importância do Tripwire no marketing digital?

Importância do Tripwire para o seu negócio e como utilizá-lo

Quem trabalha com vendas através do marketing digital sabe que muitos esforços podem se tornar repetitivos e pouco lucrativos quando você utiliza diversas técnicas de oferta e só consegue realizar uma venda pontual, sem fidelizar o cliente.

O esforço para conseguir novos clientes é sempre maior do que manter um já satisfeito, principalmente no ramo digital, com tanta concorrência, onde é fundamental ter um diferencial.

Por isso, o Tripwire pode te ajudar a reduzir custos e aumentar as vendas, já que para o cliente, comprar um produto pelo preço normal e ter a experiência que esperava sanaria apenas seu interesse pontual.

Porém, quando ele tem um grande diferencial para se lembrar do porquê escolheu seu produto, ele certamente voltará a fazer compras futuras.

 

Como posso usar no meu negócio digital?

Essa estratégia pode ser utilizada de forma escalável na sua loja virtual ou com um infoproduto por exemplo, de maneira que você mostre um valor simbólico inicial pelo seu conteúdo e faça vendas com valores ligeiramente mais altos a cada oferta até oferecer seu produto mais complexo e consequentemente mais lucrativo.

Assim, no fim das contas, você além de realizar a venda do produto final, garantiu um consumidor que irá divulgar o seu serviço, graças à excelente experiência que teve.

E isso pode ser reafirmado com os dados da pesquisa “The Disconnected Customer” que descobriu que 80% dos consumidores estão dispostos a pagar mais para ter uma experiência melhor com um serviço.

Para isso, você pode seguir alguns passos simples:

  • Ofereça uma isca digital gratuita para coletar e-mails, como um curso grátis (e curto) do tema que seu cliente busca;
  • Ofereça o produto low-ticket, como um webinar, um livro físico etc.
  • Sempre apresente sua oferta em um período limitado, de no máximo 3 e-mails;
  • Após a venda do seu tripwire, mostre o produto principal pelo valor real.

Você pode optar por oferecer o produto principal ao fim da oferta low-ticket ou após um tempo de consolidação da ideia no cliente.

De qualquer forma, à medida que você repete esse processo, ficará mais fácil realizar vendas upsell e você terá um funil multifacetado onde o direcionamento dos seus produtos será mais assertivo aos problemas específicos do cliente.

 

A estratégia Tripwire realmente funciona?

Sim, a técnica Tripwire possui uma explicação neurocientífica para sua eficácia, pois, ao realizar a primeira compra e se sentir empolgado com o enorme custo-benefício que conseguiu, o indivíduo libera uma série de hormônios que causam prazer, como a dopamina e serotonina.

Assim, na sua próxima compra, o cérebro estará tão aflito por liberar os mesmos hormônios que ele não se importará em pagar um pouco mais.

 

Conclusão sobre TRIPWIRE

Se você quer vender em escala e preparar uma lista de contatos com oportunidades para fazer grandes vendas posteriormente, a técnica de TRIPWIRE é ideal para o seu negócio.

Não se esqueça de já ir preparando o produto que ofertará depois da primeira venda com o TRIPWIRE.

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