O que é marketing?
Você sabe o que é Marketing? Hoje em dia, ouvimos muito no mundo dos negócios, da comunicação e das mídias sobre a palavra marketing, basicamente tudo é marketing! Mas você sabe o que de fato essa palavra quer dizer?
Neste artigo abordaremos:
Conceito, utilização das estratégias básicas do marketing (os 4P’s), objetivos do marketing no mercado e seus desdobramentos.
CONCEITO
Market é uma palavra originária da língua inglesa que quer dizer “mercado”.
Logo marketing pode ser traduzido como “mercadologia”. E nessa construção de pensamento podemos perceber que o marketing estuda os mercados e consequentemente suas causas, objetivos e resultados, visando sempre atender as necessidades do cliente a partir de uma estratégia aplicada.
Por falar em estratégia, vale lembrar que o marketing é um conjunto de estratégias e técnicas que tem como principal objetivo agregar valor à determinada marca ou produto, a fim de atribuir uma maior importância das mesmas para um determinado público-alvo, os consumidores.
Este conceito aprofunda-se em tudo que envolve este processo, como a produção, logística, comercialização e pós venda do produto/serviço.
4P’s DO MARKETING
A utilização do conceito se aplica aqui. Os 4P’s são também conhecidos como MIX de MARKETING e são as 4 estratégias básicas do marketing, que serão utilizadas para atuar e influenciar no posicionamento da empresa competindo com outras empresas do mesmo segmento, a fim de que haja resultado para a mesma e o mercado responda a esses investimentos realizados a partir dessas estratégias.
Mas o que são os 4P’s?
- Preço: A partir da palavra é fácil a dedução de como essa estratégia pode ser utilizada.
Preço refere-se ao valor e em como será cobrado do cliente o seu produto.
São definidas as formas de pagamento, tipos de desconto, prazo de pagamento, custo da produção, margem de lucro da empresa.
Basicamente tudo que está relacionado ao valor monetário é definido nesta parte.
- Praça: Refere-se ao local em que o produto será distribuído ou comercializado, mas não somente isso.
Aqui define-se também de que forma produto chegará (qual será o tipo de transporte), quais serão os canais de distribuição.
Define-se a quantidade de produtos que estarão no estoque para que seja suficiente e possa cobrir a demanda do local.
Assim como são definidos os horários e dias de funcionamento e a forma de entrega.
Todos os processos pertinentes a logística são muito bem estudados para que as estratégias sejam eficazes nesta etapa do marketing.
- Produto: Refere-se a tudo que envolve o mesmo como: design, qualidade, variedade (cor, tamanho, sabor, fragrância etc), embalagem, tamanho, garantia, devolução, características, serviços e nome da marca.
Esta etapa é bem importante é algo tangível que está sendo disponibilizado pela empresa ou marca aos seus clientes, além de ser um modo de representar a preocupação da empresa em atender as necessidades do cliente. Por isso é fundamental deixar muito claro as características do produto, pois ele será o “cartão de visita” da empresa que o está anunciando.
- Promoção: Esta última etapa refere-se a forma em que serão aplicadas as estratégias para que o produto ou serviço seja divulgado, e nesta parte entra a publicidade.
Aqui são definidos os canais em que será feita a comunicação, ocorrerá a promoção de venda e como serão realizadas.
Como pudemos observar até agora, o Marketing é muito mais do que as pessoas andam definindo por aí.
Mas depois de sabermos conceito deste termo e suas principais estratégias é preciso saber quais objetivos o marketing deseja alcançar.
Se você não quer ter todo esse trabalho, a Agência Alcateia Media & MKT pode te ajudar. #ficaAdica ????