O que é Inbound Marketing
O que é o inbound marketing?
O inbound marketing o que é? É um conjunto de estratégias que vão atrair e envolver o consumidor a partir de um conteúdo, diferentemente do outbound marketing que é a velha configuração das estratégias do marketing que “empurram” o produto nos seus consumidores.
O inbound marketing baseia-se no relacionamento e na educação do consumidor.
Esta estratégia tem sido utilizada com total força na internet, pelas marcas que estão inseridas na rede.
Uma vez que mudou a configuração dos consumidores.
A cada dia eles estão mais preocupados em como vão investir o seu dinheiro, e por isso pesquisam e buscam mais de uma opção de quem os possa informar.
Por este motivo as estratégias de inbound marketing precisam estar alinhadas ao posicionamento da marca mas sempre buscando entender o que o consumidor está procurando.
Porque neste contexto de internet quem procura a empresa é o consumidor e não mais o contrário.
A importância da utilização do inbound marketing pelas empresas está em conseguir mensurar todas as ações realizadas e ter a noção de quantas pessoas visualizaram, converteram ou compraram, através de ferramentas como Web analytics, ou seja, tendo o conhecimento dessas importantes informações, é possível otimizar as campanhas para ter um melhor ROI (retorno sobre investimento).
Uma estratégia de Inbound marketing é baseada na produção de conteúdo de relevante que é oferecido de forma gratuita através de canais como:
- Blogs associados ao site da marca
- Mídias sociais como Facebook e Twitter
- SEO – Search Engine Optimization
- E-mail marketing
- Páginas de pouso
O inbound marketing tem como objetivo atrair os clientes, mas em uma visão empresarial, esta estratégia serve para dar uma maior visibilidade às empresas além da mídias tradicionais, além de diminuir o custo de aquisição de seus clientes, tornando assim a atração dos clientes em potencial mais efetiva.
Outro ponto interessante é que com base nas pesquisas a empresa pode saber quais são os interesses de seus consumidores e assim produzir conteúdos mais relevantes e que vão atraí-los, e todas essas ações se bem executadas otimizam o processo de vendas.
Hoje com a força da internet presente em diversas esferas midiática ficou mais fácil de dar visibilidade a sua marca, mas sempre haverá o desafio de atrair novos consumidores nesta era de economia da atenção.
Invista no seu negócio, destaque-se no mercado e seja um sucesso no seu segmento.
Confira também:
Se você não quer ter todo esse trabalho, a Agência Alcateia Media & MKT pode te ajudar, clique no banner. #ficaAdica ????
Um comentário
Pingback: Você sabe o que é SEO - Por Revista Pontos de Contato