Kantar lança 4ª edição de estudos de audiência de rádio

Kantar lança 4ª edição de estudos de audiência de rádio

Kantar Ibope Média liberou a 4ª edição do Book de Rádio, estudo que apresenta informações do meio nas 13 regiões metropolitanas onde o instituto afere a audiência. 

A força e abrangência do meio é um dos pontos de destaque: 52 milhões de pessoas escutam rádio, o que corresponde a 87% de ouvintes.

A dedicação média de cada ouvinte por dia é de quatro horas e quarenta minutos, embora o consumo no trabalho exceda, atingindo cinco horas por dia. Já o pico de consumo ocorre entre 10h e 11h da manhã.

Em relação ao perfil, o meio rádio é ouvido por pessoas de todas as classes e idades.

O perfil da audiência é similar à distribuição da população pesquisada, sendo que. a maioria dos ouvintes de rádio escuta entre 1 e 3 emissoras durante uma semana, demonstrando a fidelidade dos ouvintes.

A mobilidade e agilidade são características marcantes. 26% da população (15 milhões de pessoas) escuta rádio fora de casa em dois dias, enquanto 35% dos ouvintes de rádio declararam consumir o meio quando precisam de uma atualização rápida das notícias.

Outro ponto forte do meio é permitir que os ouvintes desempenhem outras atividades enquanto escutam rádio:

23% dos ouvintes de rádio escutam o meio e usam a internet ao mesmo tempo; 17% escutam rádio e assistem TV simultaneamente;                                                

14% escutam rádio enquanto leem jornal; 13% escutam rádio e leem revistas ao mesmo tempo.

Desde 1942, a Kantar IBOPE Media mensura a audiência do rádio brasileiro. A empresa oferece as mais abrangentes e precisas informações sobre consumo, desempenho e investimento de mídia, provendo aos clientes da América Latina dados para a melhor tomada de decisão.

Categorias: MARKETING