Itaú está há 10 anos no primeiro lugar entre as Marcas Brasileiras Mais Valiosas – confira o ranking 2019
Itaú está há 10 anos no primeiro lugar, sendo sua marca acompanhada de outras tradicionais do segmento financeiro, tais como Bradesco, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal no TOP25. O ranking de Marcas Brasileiras Mais Valiosas é um tradicional levantamento realizado pela Interbrand, consultoria global de marcas.
A marca Itaú é avaliado em mais de R$ 33 milhões. Para 2019, o estudo anuncia a atualização das cinco primeiras posições com Itaú, Bradesco, Skol, Brahma e Banco do Brasil. O levantamento conta também com duas novas marcas integrando o ranking: SulAmérica, ocupando a 21ª posição, com um valor de marca de R$ 554 milhões, e a varejista Atacadão, com R$ 529 milhões, ocupando a 23ª posição.
O valor total do portfólio das 25 marcas que compõem a edição deste ano do ranking cresceu 7,65%, ultrapassando os R$ 129 bilhões. De todas as marcas ranqueadas, somente quatro perderam valor – Antarctica, Cielo, BTG Pactual e Casas Bahia –, comparadas a 2018, ano em que nove marcas registraram desvalorização.
Dezenove marcas da lista apresentaram uma variação positiva em 2019 e quatro tiveram crescimento percentuais relevantes em seus valores de marca em comparação com 2018: Magalu, com 46%, apresentando o salto mais expressivo do ranking, CVC e Localiza, ambos com 21%, e Assaí, que mesmo entrando na classificação somente há um ano, apresentou um incremento de 20%.
“Analisamos que as marcas que apresentaram os maiores percentuais de crescimento foram aquelas que efetivamente conectaram experiências de marca relevantes, a fim de aprimorar a experiência do consumidor e fornecer consistência, o que cria valor a curto prazo. Ao mesmo tempo, as marcas que articularam mensagens poderosas e autênticas para construir um posicionamento enraizado com seu propósito, obtiveram as maiores notas em força de marca. Não por acaso, isso fortalece a reputação e garante a lealdade a longo prazo”, explica Beto Almeida, CEO da Interbrand no Brasil.
Essas duas estratégias combinadas foram as responsáveis pelo bom desempenho tanto do Itaú quanto da Magalu no ranking deste ano. “A marca de maior crescimento e a marca mais valiosa do ano são dois excelentes exemplos da boa coordenação de gerar relevância e causa, o que leva a um nirvana da marca no engajamento, defesa e valor sustentável”, afirma o CEO da Interbrand no Brasil.
Confira na íntegra o ranking das 25 Marcas Brasileiras Mais Valiosas 2019 (valores em R$ milhões):
Ranking:
Itaú – R$ 33.541 milhões
Bradesco – R$ 24.859 milhões
Skol – R$ 17.206 milhões
Brahma – R$ 11.412 milhões
Banco do Brasil – R$ 10.922 milhões
Natura – R$ 8.389 milhões
Antarctica – R$ 3.878 milhões
Petrobras – R$ 3.162 milhões
Vivo – R$ 2.536 milhões
Renner – R$ 1.531 milhões
Lojas Americanas – R$ 1.304 milhões
Cielo -R$ 1.150 milhões
Ipiranga – R$ 1.132 milhões
Magalu – R$ 1.085 milhões
BTG Pactual – R$ 877 milhões
Porto Seguro – R$ 824 milhões
Havaianas – R$ 735 milhões
Casas Bahia – R$ 678 milhões
CVC – R$ 627 milhões
Localiza – R$ 560 milhões
SulAmérica – R$ 554 milhões (novo integrante TOP 25)
Atacadão – R$ 529 milhões (novo integrante TOP 25)
Fleury – R$ 481 milhões
TOTVS – R$ 478 milhões