Google Imagens

Google Imagens

Google Imagens conheça truques para pesquisar imagens no Google

Entenda como funciona o Google Imagens e como a ferramenta pode ser útil tanto para suas pesquisas como para sua empresa.

O Google Imagens é um serviço de busca por imagens do Google. Através dele é possível pesquisar sobre um determinado conteúdo e ter resultados em formato de imagens.

Ele permite que o usuário utilize filtros de pesquisa através da opção ferramentas, podendo escolher o tamanho, cor e estilo.

Abrir o Google, digitar o termo que deseja pesquisar e clicar em imagens é uma tarefa de pouca complexidade. 

No entanto, a pesquisa de imagens do Google, lançada em 2001, esconde funcionalidades que muita gente desconhece — definir o tamanho das imagens pesquisadas, buscar por figuras de uma cor específica e inserir a própria imagem para encontrar outras semelhantes são alguns exemplos.

O objetivo deste post é mostrar um pouco de cada uma dessas funções. Continue lendo para saber como melhorar as suas pesquisas e, também, como usar o Google Imagens em benefício do seu negócio.

 

Explorando as ferramentas de busca

Google Imagens

O Google disponibiliza uma série de opções para filtrar a busca por imagens. Para acessá-las, faça uma pesquisa por imagens e clique em Ferramentas.

Nas opções que abrirem é possível configurar:

  • Tamanho, que busca por resoluções pré-definidas, como grande, média e pequena, ou personalizadas, de acordo com o tamanho que o usuário desejar;
  • Cor;
  • Tipo, que pode ser foto, animação, imagens de rosto, dentre outras;
  • Tempo, para definir imagens que foram indexadas pelo buscador mais recentemente, como nas últimas 24h, última semana ou intervalo personalizado;
  • Direitos de uso.

tela principal do google images

Busca por imagens no Google sem digitar o texto

Imagine que você esteja procurando, por exemplo, por um pássaro azul específico, mas que não sabe o nome. Você pode digitar o termo genérico na busca e, se encontrar a foto da ave que procurava, arrastar a imagem até a caixa de busca novamente. O Google mostrará outras fotos semelhantes e será mais fácil descobrir a espécie.

Ou, ainda, se você está fazendo buscas mais genéricas, por exemplo, “galáxia”, e encontrou uma imagem específica de que gostou, mas a resolução não é boa, pode arrastar a foto para a caixa de pesquisa que o Google mostrará fotos semelhantes, talvez em melhor qualidade.

1. Faça a pesquisa e arraste a imagem escolhida para a caixa de busca.

arrastando foto no google imagens

2. Pronto! O Google mostra uma página de resultados com imagens parecidas.

pesquisa no google imagens

 

Busca por imagem enviada

Outra possibilidade é a de fazer buscas por imagens enviadas pelo próprio usuário, uma ferramenta que pode ser útil para diversas situações, como para identificar o nome de produtos, imagens utilizadas fora de contexto, celebridades ou lugares que você quer descobrir o nome, dentre outras.

1. Vá até o Google e clique em imagens no canto superior direito da tela. Ao lado direito da caixa de busca, clique no ícone de câmera fotográfica.

google imagens

2. Ao clicar, você verá a imagem abaixo. A alternativa padrão sugere colar a URL de uma imagem, mas também é possível fazer upload de uma que esteja no computador.

google imagens

Com a opção “Envie uma imagem”, você pode usar o botão “Escolher arquivo” ou arrastar o arquivo desejado sobre a janela do navegador para iniciar a pesquisa.

3. Digamos que você tenha, por exemplo, a imagem de um planeta anônimo no seu computador ou viu a imagem em algum site e gostaria de descobrir qual é.

Cole o link ou faça upload na caixa acima e o Google, então, tentará encontrar a descrição de texto para a imagem ou combinar a imagem com outras semelhantes.

A minha imagem mostrava a terra vista do espaço durante a noite. 🙂

google imagens

Você pode alterar os resultados acrescentando palavras no campo de pesquisa.

Essa busca reversa por imagens pode ser útil quando você quiser saber:

  • Nome do autor de uma foto, pintura, desenho;
  • Nome de produtos não-identificados;
  • Nomes de plantas e animais;
  • Receitas;
  • Imagens que podem ter sido tiradas de contexto;
  • Nomes de lugares ou celebridades;
  • Como seu trabalho é usado.

Usando o Google Lens na pesquisa de imagens

Google Imagens

Uma forma interessante de aprofundar suas pesquisas de imagens é usar a funcionalidade integrada do Google Lens. Com ela, você pode descobrir mais detalhes sobre um item específico apresentado em uma foto.

Por exemplo, digamos que você esteja pesquisando exemplos de sala de estar para decorar seu apartamento. Entre as imagens, você se interessa por um sofá que apareceu em uma delas. O Google Lens pode lhe trazer mais informações sobre a peça.

Essa funcionalidade está disponível apenas na pesquisa por smartphones, com o app do Google ou nos navegadores mobile. Basta apertar no botão do Google Lens para que ele rastreie o que está na imagem e identifique o produto. Veja o exemplo que demos acima na imagem a seguir:

Google Imagens

Note que o Google Lens encontrou o modelo de sofá pelo Google Imagens e já ofereceu sites em que você pode encontrar o produto! Se não é exatamente igual, ele vai tentar trazer itens bem semelhantes.

Sugestões de estilo

A busca de imagens do Google é cheia de fotos para que as pessoas se inspirem — sejam lugares para viajar, itens para comprar ou suas celebridades favoritas, o arsenal é imenso.

Quando se trata de moda, no entanto, pode ser difícil encontrar ideias de estilo no meio de tanta informação disponível. Sabe quando você quer comprar, digamos, um sapato, mas tudo o que encontra dele são fotos de divulgação, aquelas com o fundo branco?

Pensando nisso, o Google Imagens lançou, em 2017, as ideias de estilo — ou style ideas, no original em inglês. A funcionalidade opera junto com a pesquisa de imagens no aplicativo móvel do buscador e na mobile web, mostrando aos usuários um conjunto de inspirações e outfits que demonstram como determinado produto pode ser utilizado.

Enquanto você procura por imagens de produtos, a pesquisa mostra uma galeria de fotos para ver como o produto pode ser usado na vida real.

Com o style ideas você pode saber, por exemplo, qual calça jeans ou bolsa combina com o par de sapatos que você anda pensando em comprar.

Além disso, o usuário também verá imagens em formato carrossel com itens similares enquanto procura por produtos.

google style ideas

No exemplo, ao pesquisar por uma bolsa da Zara, o usuário vê exemplos de uso do acessório, além de modelos similares de outras marcas

De acordo com o comunicado da época do lançamento, “descobrir barganhas sem sacrificar o estilo agora é acessível diretamente da busca de imagens”. Com essa ferramenta, o Google quis transformar a busca de imagens em “uma ferramenta útil para encontrar produtos que combinam com seu estilo e com seu orçamento”.

 

Qual a relação do Google Imagens com o SEO?

Ok, existem diversas maneiras de pesquisar no Google, mas qual a importância disso para o Marketing Digital de uma empresa? É bem interessante!

Com tantas ferramentas de pesquisa, seu site pode aparecer na página de resultados se for otimizado para o Google Imagens. Isso porque a pesquisa de imagens mostra bem mais resultados ao mesmo tempo, o que aumenta as chances de seu site ser encontrado em relação à busca clássica, que mostra 10 resultados.

Além disso, mesmo quando você busca por uma página, o Google apresenta na página de resultados, logo abaixo do campo de busca, as opções de conteúdo pelo que você pode buscar.

 

Por que certas imagens aparecem no topo do Google?

Da mesma forma, quando se trata de aplicar as boas práticas básicas de SEO para uma página, a imagem continua sendo um fator importante de rankeamento. Portanto, quando você adota práticas para rankear bem a sua imagem, isso também favorece a otimização da página em que a imagem está inserida.

Aparecer na primeira página do Google, rankear imagens, otimizar páginas… Tudo isso tem um único objetivo: conquistar mais tráfego orgânico para o seu site ou blog.

Fotos, ilustrações, infográficos e outros tipos de imagem são mais convidativos ao clique do que resultados em texto. Rankear suas imagens pode ser um fator de destaque na página de resultados de busca. Mais cliques, mais tráfego!

 

Tag title aplicada também aos resultados de imagem

Você que investe em SEO já deve saber qual a importância da tag title (o título) para uma página. Além de ajudar no rankeamento da página para determinada palavra-chave, também influencia na taxa de cliques, já que é este o título que o usuário vai ler nos resultados do Google.

A respeito disso, desde 2018, o título das páginas vai passar a aparecer também nos resultados do Google Imagens.

A ideia é dar mais contexto sobre determinada imagem para o usuário, tornando a informação mais útil. Também torna mais fácil descobrir do que a imagem se trata e se o site contém mais informações relevantes sobre determinado assunto.

O exemplo compartilhado pelo Google, quando lançou a novidade, pode ser visto na imagem mais abaixo e é bem ilustrativo para explicar como essa nova funcionalidade ajuda a oferecer uma experiência melhor ao usuário.

Anteriormente (imagem à esquerda), ao pesquisar no celular por “fruta que parece uma estrela”, somente imagens apareciam dentre os resultados. 

O mesmo usuário que faz a pesquisa agora pode selecionar melhor em qual imagem clicar para obter mais informações sobre a fruta. É provável que resultados como “10 frutas para provar na China” podem ser desconsiderados, a menos que a pessoa procure por essa informação bem específica.

title imagens

Nesse exemplo, os resultados de imagem dão confirmação visual de que você encontrou a fruta certa, mas as legendas tornam os resultados mais úteis, adicionando contexto.

Por exemplo, você pode descobrir que a fruta se chama carambola e que é popular na China. Também ajuda a escolher em qual resultado clicar para explorar mais.

 

Google Imagens: sete coisas que você não sabe sobre a pesquisa de fotos

Entre as curiosidades, está a influência da cantora Jennifer Lopez na criação do serviço

Google Imagens possui alguns recursos pouco conhecidos dos usuários e que podem ser úteis durante a utilização da ferramenta.

O serviço de pesquisas do Google permite que o usuário use filtros para encontrar a melhor foto, remove imagens impróprias dos resultados e pode reconhecer comandos utilizados na pesquisa por links para otimizar a busca.

A plataforma também possui um fato curioso sobre o seu lançamento: a cantora Jennifer Lopez está diretamente ligada à criação do serviço. Confira, a seguir, sete curiosidades sobre o Google Imagens.

 

1. J-Lo motivou a criação do Google Imagens

O Google Imagens foi criado em 2001, três anos depois da fundação do Google, e o motivo foi bastante curioso.

Após a cantora Jennifer Lopez surgir usando um vestido Versace na premiação do Grammy em 2000, os fãs da artista passaram a buscar pelas fotos da peça no Google, em uma época em que o motor ainda não possuía uma seção dedicada somente a imagens, e os resultados apontavam apenas para links com textos.

O então CEO do Google, Eric Schmidt, revelou que o vestido alcançou o topo das pesquisas na noite da premiação e no dia seguinte, e eles precisavam atualizar a plataforma para atender a essas buscas.

Após o surgimento dessa demanda, os engenheiros trabalharam para desenvolver o Google Imagens, que foi lançado no ano seguinte.

2. É possível fazer uma busca reversa com uma foto

O serviço de pesquisa reversa, criado em 2011, permite que os usuários usem uma imagem para encontrar outras fotos parecidas.

Para isso, basta arrastar uma imagem para o campo de pesquisa do motor de busca para que o sistema encontre fotos semelhantes, sites que contêm aquela imagem ou ela própria em outros tamanhos disponíveis.

Também é possível fazer essa pesquisa usando a URL de uma imagem ou enviando um arquivo armazenado no computador.

3. Filtros para busca avançada de imagens

O Google Imagens permite que o usuário utilize filtros para refinar a pesquisa de fotos. Acessando a aba “Ferramentas”, é possível procurar por imagens de um determinado tamanho, cor, tipo e horário de publicação.

Os resultados são atualizados imediatamente após a escolha das opções e surgem na mesma tela de busca.

Além dessa alternativa, a seção de “Pesquisa avançada”, também disponível no menu superior, mas escondida no botão de “Configurações”, oferece outras possibilidades de refinamento, desta vez, mais detalhadas.

O usuário pode determinar as palavras, frases e expressões exatas da busca, escolher a proporção da imagem, a região onde foi publicada e o site onde está hospedada.

4. Comandos do Google também funcionam no Imagens

O Google possui alguns comandos que tornam a pesquisa mais fácil, como o ato de usar aspas para procurar um termo específico, por exemplo.

Alguns desses códigos são bastante conhecidos, mas outros, igualmente úteis, são pouco utilizados nas buscas.

Esses códigos também funcionam no Google Imagens, e podem tornar a pesquisa por fotos ainda mais fácil, exibindo resultados mais objetivos.

Experimente, por exemplo, digitar o termo “site:nome do site” para visualizar somente imagens publicadas naquela página.

Ou ainda usar o comando “filetype:GIF” para buscar resultados neste único formato de arquivo.

Sobre Moisés Oliveira

Especialista em Marketing Digital, acompanha tendências e oportunidades de Comunicação Integrada. Responsável pela estratégia online e performance de anunciantes em diferentes segmentos, sua atuação em agências de publicidade e veículos de comunicação agrega valor à carreira iniciada na Administração.

Além disso, verifique

Produtos para pets e rações em promoção no Verão da Loja TatuPet

Produtos para pets e rações em promoção no Verão da Loja TatuPet

Produtos para pets e rações em promoção no Verão da Loja TatuPet TatuPet traz ofertas …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enviar Menssagem
Estamos Online
Olá,
Entre em contato.