FLU x FLA: Campeonato Carioca com novas oportunidades de patrocínio
FLU x FLA foi o jogo da final no Campeonato Carioca. Tricolor saiu a frente na disputa sofrida pelos pênaltis, mas quem ganhou foi o grupo de patrocinadores. Confira!
A tradicional transmissão de futebol às quartas-feiras pela Globo não ocorreu com a final da Taça Rio, no último dia 08. Então, Flu aproveitou a oportunidade para comercializar cotas de patrocínio.
Acontece que com a rescisão do contrato firmado entre FERJ e Globo, os times ficaram livres para negociar os direitos de transmissão e patrocínio.
E o Fluminense aproveitou ao máximo o aporte de patrocínios na partida decisiva do FLA x FLU. Ao todo foram negociadas sete cotas de patrocínio, sendo a Brahma o patrocinador master com exibição de marca ao longo de todo o jogo, além das inserções adicionais.
Assim, a transmissão do FLU no canal do YouTube contou com marcas reconhecidas como Brahma, Tim, Estácio e Umbro, além de Petz, Sika e DoceRio. Essas três últimas possivelmente não teriam a oportunidade de comprar cota de patrocínio em TV Aberta.
A transmissão da partida ocorreu pelo canal no YouTube do Fluminense e ao longo do jogo, as marcas desfilaram com sua exposição em formatos diferentes. Obviamente, fruto de prévio acordo estabelecido com o Google, detentora da plataforma YouTube.
Os números indicam que esse é apenas o início de um novo modelo de negócio para os times e que muita queda de braço ainda poderá ocorrer.
Por um lado ainda precisamos considerar que nem todos possuem acesso e que a conexão com internet pode gerar lentidão e desconforto para os usuários mais impacientes – imagina o sinal de “carregando” aparecer no meio de um drible decisivo na grande área ?
Por outro, um caminho sem volta está sendo traçado. Ao longo da partida, 3 milhões de pessoas estavam conectadas no Flu X Fla. O canal do FLU no Youtube dobrou o número de seguidores, atingindo 415 mil inscritos. E para blindar esse momento histórico, Fluminense levou a Taça numa disputa emocionante nos pênaltis após o empate 1 x 1.
Além de formatos especiais ao longo da transmissão por streaming, tiveram oportunidade de aparecer marcas que tradicionalmente não eram patrocinadoras nas transmissões em TV Aberta.
FLU x FLA não foi transmitido pela Globo: perda de milhões em patrocínio
A partida Flu X Fla não foi exibida pela Globo em virtude da rescisão do contrato firmado entre FERJ e Globo.
Além da repercussão negativa e da perda de audiência dos fãs, a emissora perdeu milhões em patrocínio. Somente na TV por streaming do FLU (FLUTV) foram negociadas 07 cotas de patrocínio com formatos especiais.
A galeria de patrocinadores você confere na imagem, quando todos os anunciantes receberam visibilidade lado a lado ao final do jogo, durante todo o tempo de comemoração e premiação do Fluminense.
A decisão homologada na 24ª Vara Cível do Rio de Janeiro, pela juíza Eunice Bitencourt Haddad, indicou que a emissora não estaria obrigada a transmitir a final da Taça Rio, uma vez que o final conta com o confronto entre tricolores e rubro-negros.
Ou seja, Eunice Haddad tornou sem efeito a sua liminar, visto que o Fla não tem contrato com a Globo pela exibição do Carioca. Dessa forma, o Flu, mandante do clássico, estaria livre para negociar os direitos de transmissão e, consequentemente, patrocínios.
O Flamengo tem sido o estopim, digamos, do rompimento. E a decisão respingou tanto no FLU quanto nos demais times cariocas.
Na última quinta-feira (02), a Globo rescindiu unilateralmente o Contrato pelo Estadual, mas teve de se submeter ao que foi decidido pela Justiça do Rio de Janeiro. Em nota oficial, a Globo “reitera seu entendimento de que o contrato foi rescindido e reafirma que os clubes estão livres para ceder os direitos sobre seus jogos ou transmiti-los”.
A Globo ainda destaca seu entendimento e o motivo da rescisão, tendo em vista a exibição da partida Flamengo x Ba Vista na FLATV em 1º de julho: “…o contrato foi violado ontem, quando a FlaTV exibiu ao vivo a partida entre Flamengo e Boavista. De acordo com o contrato, a Globo tinha exclusividade na transmissão dos jogos do Campeonato Carioca. A Federação e onze Clubes assinaram o compromisso. A exceção foi o Flamengo.
Com esse desdobramento, a final da Taça Rio com Flu x Fla recebeu um momento histórico já que há décadas ocorre a exibição em TV Aberta.
Flu x Fla não foi exibida em TV Aberta: confira o motivo pela nota da Globo
A não exibição do Flu x Fla pela Globo teve como estopim a decisão do Flamengo exibir na FlaTV a partida da semana passada, contra o time Boa Vista.
“A Globo anunciou hoje que não vai mais transmitir o Campeonato Carioca. A emissora rescindiu o contrato que mantinha com a Federação de Futebol do Rio de Janeiro e com os Clubes, mas manterá os pagamentos desta temporada.
No entendimento da Globo, o contrato foi violado ontem, quando a FlaTV exibiu ao vivo a partida entre Flamengo e Boavista. De acordo com o contrato, a Globo tinha exclusividade na transmissão dos jogos do Campeonato Carioca. A Federação e onze Clubes assinaram o compromisso. A exceção foi o Flamengo. Na ocasião da assinatura e por várias temporadas em que o contrato foi cumprido, a legislação brasileira previa que, para a transmissão de qualquer partida, era necessária a obtenção de direitos dos dois Clubes envolvidos. Legalmente, ninguém poderia transmitir os jogos do Flamengo no Carioca e só a Globo poderia transmitir os demais.
No dia 18 de junho, a Presidência da República editou a Medida Provisória 984, passando ao mandante dos jogos os direitos de transmissão. O Flamengo se baseou nessa MP para transmitir a sua partida ontem no Maracanã. A Globo entende que a Medida Provisória não poderia alterar um contrato celebrado antes de sua edição e protegido pela Constituição.
Como a Federação de Futebol do Rio de Janeiro e os demais Clubes não foram capazes de garantir a exclusividade prevista no contrato, não restou à Globo outra alternativa além da rescisão e o encerramento das transmissões dos jogos do Carioca – incluindo os três jogos de hoje que encerram a quinta rodada da Taça Rio e que seriam exibidos no Sportv e no Premiere.
A Globo é parceira e incentivadora do futebol brasileiro há muitas décadas e entende a importância do esporte para Clubes, jogadores, marcas e torcedores. Exatamente por isso, apesar da decisão de rescindir o contrato imediatamente, a Globo está disposta a fazer os pagamentos restantes desta temporada, em nome da sua parceria histórica com o futebol e da sua boa relação com as equipes. Mas acredita que o futebol só será capaz de vencer as inúmeras dificuldades com planejamento e segurança jurídica para aqueles que investem altas quantias nesse negócio tão importante para o Brasil e para os brasileiros.”