Facebook altera algoritmos para priorizar pontos de contato

Facebook altera algoritmos para priorizar pontos de contato

O Facebook divulgou que nas próximas semanas fará alteração nos algoritmos priorizando pontos de contato com amigos no Feed.

Através de comunicado oficial, a rede social expõe que a mudança no ranking de  publicações visualizadas na timeline atenderá interesses e experiência do usuário. Os ajustes têm como base comentários e avaliações realizadas pelos próprios usuários que desejam manter maior contato com assuntos de seu interesse.

Assim, os posts de amigos e familiares terão maior destaque na linha do tempo do que as atualizações de páginas que você segue. Para isso, o update será conduzido a partir de três grandes frentes.

O primeiro terá foco na experiência dos usuários com poucos contatos. Essas pessoas terão o feed ajustado para evitar que posts das mesmas pessoas sejam visualizados na sequência.

No segundo plano estão as pessoas com grande volume de contatos. O Facebook percebeu que esses usuários estavam tendo dificuldades em acompanhar importantes novidades de amigos muito próximos. Com as modificações nos algoritmos, há a promessa de que o status dos contatos com maior interação sejam mais frequentes.

Além disso, posts que ganhavam destaque porque um contato curtiu ou comentou terão menor relevância, o que, de modo geral trará um maior refinamento para as visualizações dos usuários.

As alterações parecem interessantes para o público de modo geral, o que somente será confirmado com o tempo. Por outro lado, administradores de páginas ficam ainda mais preocupados com cada intervenção realizada nos algoritmos. Com essa estratégia o alcance das publicações de fan pages pode ser mais uma vez reduzido.

Isso parece interessante para o Facebook atingir dois objetivos de uma só vez: fortalecer a experiência do usuário que poderá ficar mais tempo na rede social, enquanto obtém maior investimento para impulsionar páginas que precisam manter sua relevância mesmo diante dessa mudança de contexto.

 

Categorias: MARKETING