Como evitar que seu e-mail vá para o spam do seu cliente
O e-mail se tornou uma ferramenta de comunicação essencial, eficiente e dinâmica no dia a dia das empresas.
Devido a sua praticidade, ele ganhou “força” na validação de informações e, hoje em dia, é considerado, inclusive, um documento comprobatório em acordos comerciais.
Peça fundamental nas ações de marketing e divulgação de produtos ou serviços, o e-mail atua como um canal de comunicação direta com o seu público-alvo, mas isso só é possível quando a mensagem é lida por quem recebe.
Você não pode correr o risco do seu e-mail ir parar no lixo eletrônico como spam, e assim, não alcançar o propósito de impactar seu cliente.
Como evitar que o seu e-mail marketing se torne um e-mail spam
Quem usa o e-mail marketing, como ferramenta de venda ou canal de comunicação com o cliente, sabe que esta peça coringa é responsável por 30% ou até 40%, em média, do retorno no faturamento do negócio online.
O grande desafio, nestes casos, é não deixar que a malévola caixa de lixo eletrônico dos provedores de e-mail classifique seu e-mail marketing como spam. Se isto acontecer, as chances da sua mensagem atingir o seu cliente diminuem muito.
Não existe uma fórmula mágica capaz de impedir que sua mensagem se torne lixo eletrônico mas, para evitar que isso aconteça e você caia nas temíveis garras do anti-spam, preparamos 08 (oito) super dicas:
1. Construa o seu próprio mailing de clientes
O resultado é certo. As listas de e-mail “prontas”, que são comercializadas por empresas, possuem grande parte de e-mails inexistentes (os tais Hard Bounces, ou erros permanentes), além das Spam Traps (“e-mails armadilha” utilizados pelos provedores para identificar os enviadores de mensagens indesejadas), que já no primeiro envio condenam a sua mensagem de e-mail marketing.
Não compre listas de e-mails, neste caso, o caro sai mais caro ainda. Confira o nosso e-book gratuito de “Como conseguir novos contatos” e mãos a obra.
Além disto, construindo o seu próprio mailing, você terá clientes adequados ao conteúdo que enviará.
Um bom mailing de clientes deve ser feito com base na ideia de conhecê-los a fundo, a fim de garantir a eles a melhor experiência possível.
2. Incluir a opção de Opt In no seu site e locais de cadastro
Essa ferramenta é uma opção das mais certeiras. Opt In é dar ao cliente ou leitor a possibilidade de aceitar o recebimento de e-mails com promoções, serviços, dicas, ou seja lá qual for o conteúdo da sua divulgação.
Com este consentimento do usuário, as chances do seu e-mail chegar à caixa de entrada e ficar por lá aumentam muito!
O mais comum para captar as autorizações dos clientes interessados em seu conteúdo digital é fornecer um campo dentro do site ou blog da empresa, convidando-o a assinar sua newsletter ou receber as novidades via e-mail.
Elas podem vir no topo, na lateral ou no final de um artigo. Em geral, basta um click.
Com um formulário de autorização, seus e-mails não serão considerados “mais lixo” na caixa de entrada das pessoas, e sua empresa não será avaliada como uma spammer.
3. Utilizar uma ferramenta de envio de mensagens
Esta é um dica de ouro! Os provedores que recebem os seus e-mails verificam o IP utilizado nos envios e se eles são bons ou ruins.
Um IP que funciona tem uma boa reputação.
Antes de contratar a sua ferramenta, verifique se a empresa faz um acompanhamento das pontuações dos IP´s que utiliza (Sender Score) e como eles são tratados.
A taxa de reclamações, usuários desconhecidos e de spam traps, por exemplo, é alta? Fique atento! Você não vai querer ser misturado com outras pessoas que enviam apenas spam.
4. Produzir as mensagens no formato em HTML
Todo e-mail necessariamente é enviado em código HTML (código fonte). Quando você faz um envio utilizando uma imagem só (em geral, salva no formato JPG), as chances da sua mensagem chegar à caixa de entrada diminuem vertiginosamente.
O melhor é usar 50% de imagem e 50% de texto.
O ideal é que você componha a arte do seu e-mail dentro de um editor próprio para isso (HTML), separando textos de imagens.
Isso ajuda a evitar que seus e-mails sejam entregues como spam.
Prefira ainda o “HTML puro” ou seja, livre de Javascript, códigos CSS, styles…
5. Cuidado com o que escreve no assunto do e-mail
Evite termos que classificarão imediatamente o seu e-mail como um spam.
Algumas palavras ou expressões são automaticamente condenadas, tais como: “Compre agora”, “Promoção”, “Oferta”, “Grátis”, “Desconto” e outras do gênero. Não as use.
Em vez disso, busque outras outras formas de se expressar para não cair nos filtros do anti-spam.
E, se precisar usá-las em algum momento, nunca coloque as “palavras proibidas” no assunto do e-mail. Seja sutil.
O título certo pode te ajudar a obter o resultado esperado.
Evite os títulos escritos em caixa alta ou muito longos – tente escrevê-los com menos de 50 caracteres.
Cuidado também com a pontuação.
Nada de exageros, como a repetição de um caractere.
Um erro comum é a utilização de vários pontos de exclamação para enfatizar o que deseja informar: “!!!!”. Quer destacar algo? Prefira o negrito ou sublinhado.
6. Permita que o usuário tenha a opção de se descadastrar do seu mailing
Esse procedimento é fundamental para não provocar antipatia imediata no seu cliente em potencial.
Todo usuário tem direito de não querer mais receber em seu endereço de e-mail qualquer comunicação que não deseja e, para isso, deve ter disponível alguma opção simples e fácil para o descadastramento.
Pense em algo como: “clique aqui para não receber mais receber o nosso boletim”. Esta opção não pode faltar em nenhum envio.
7. Tenha atenção à frequência dos envios
Ainda que os usuários autorizem o recebimento dos e-mails, mostrando-se interessados pelo que você tem a dizer ou oferecer, se os envios forem excessivos, eles podem acabar marcando você como spam.
Tente manter uma boa regularidade de envios: semanalmente ou a cada quatro dias, por exemplo.
Por outro lado, se o envio for muito esporádico ou espaçado, as pessoas podem esquecer que autorizaram o recebimento de conteúdo, e igualmente mandar seus e-mails para o spam.
Se sua newsletter é mensal, trate de lembrá-los no corpo do e-mail a razão de estarem recebendo aqueles conteúdos.
Ou ainda, você pode inserir automaticamente a opção de frequência dos envios, a data do cadastro e o motivo dele nos e-mails.
8. Envie conteúdos interessantes
É preciso estar atento ao interesse que sua comunicação gera nos clientes que autorizaram recebê-la.
Uma das ferramentas estatísticas mais importantes para o e-mail marketing é o engajamento.
Crie conteúdos úteis, que incentivem e agucem a curiosidade do usuário para abrir seu e-mail: ofereça informações, conte alguma história, seja divertido…
Conquiste seus leitores, aproxime-se deles. Crie vínculos! Não é só nos descontos e promoções que está o interesse de um consumidor.
Agora que você entendeu como evitar que os seus e-mails caiam na caixa de spam dos seus clientes, que tal se informar sobre outras estratégias de e-mail marketing?