Estratégia de pontos de contato como alvo de conglomerados do ensino

Estratégia de pontos de contato como alvo de conglomerados do ensino

Estratégia de pontos de contato como alvo de conglomerados do ensino

Em meio às operações administrativas de fusão, empresas devem recorrer à estratégia de pontos de contato para fortalecimento da marca, unidade do atendimento e impulsionamento dos negócios.

O cenário para os conglomerados do ensino no Brasil é animador. Mesmo diante das retrações econômicas que reduziram o poder de compra da população, a educação permanece como setor priorizado.

Com essa perspectiva, cabe às entidades zelarem pelo desenvolvimento de estratégias consistentes para atuação uniforme nos diferentes pontos de contato.

Para alavancar os negócios, é comum a fusão de empresas, mas a abordagem sob a ótica financeira não deve omitir os cuidados necessários para a implementação de metodologia específica que garanta consistência nos pontos de contato com o público.

Mesmo diante da relevância do assunto, comumente observamos falhas, equívocos no processo ou mesmo ausência de pensamento holístico para os canais de comunicação e interfaces com os alunos, pais e influenciadores.

Pontos de Contato

Estratégia de pontos de contato como alvo de conglomerados do ensino

Essa é uma questão de prioridade a ser considerada nos planos de negócios das instituições, caso o interesse seja expandir atuação no mercado de modo eficiente,

Dentro do orçamento familiar, o momento de cortar gastos com o ensino é sempre um ponto sensível.

Porém, o nível superior sofre mais oscilações enquanto o nível básico tende a se manter mais estável.

A resposta ao comportamento está relacionada à resistência dos pais em trocar uma escola particular por outra opção mais econômica, ou mesmo pública, quando os filhos estão no início da fase estudantil.

Empresas que ofertam o ensino superior no país tiveram sua expansão impulsionada por ações do governo.

O FIES – Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior – proporcionou escalabilidade e aumento do share de mercado de instituições com atuação mais consolidada.

Por outro lado, com as medidas do governo que geraram cortes orçamentários e impacto na distribuição de bolsas e ofertas de financiamento, as instituições de ensino buscam novos rumos para manter os percentuais de crescimento e lucro para os acionistas.

Uma alternativa naturalmente cogitada é a fusão, seja entre instituições atuantes no nível superior, seja com a aquisição de escolas do nível básico.

Independente do caso, a multiplicação de canais é inevitável. Com métodos comprovados que posicionem a empresa de modo consistente nos seus diversos pontos de contato, de modo sincronizado, uniforme e dinâmico, é possível alcançar excelência na diversificação dos serviços e plataformas educacionais.

Sobre Cinthya Pires

Mestre em Mídia, Jornalista e Publicitária. Possui interesse em estudos sobre modelos de negócios, processos de produção em mídia e possibilidades de envolvimento do público. Além das atividades em comunicação, desenvolve estudos acadêmicos e contribui com a capacitação de profissionais.

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