Eleições presidenciais 2020 com campanha de anunciantes?
Eleições presidenciais é tema de campanhas de grandes marcas. Algo inesperado no Brasil, chama atenção no processo eleitoral nos EUA.
Como nos EUA o voto não é obrigatório, marcas utilizam a temática das eleições presidenciais como ponto de contato para manter proximidade com o público.
Que as marcas estão cada vez mais engajadas em temáticas de cunho social e político, não é novidade. A adesão dos anunciantes ao movimento “Vidas Negras Importam” chamou atenção, provocou efeitos ainda maiores e ultrapassou fronteiras.
Na mesma esteira de se comunicar com propósito e por uma causa social de impacto, marcas se posicionam e estimulam o público a votar.
Para manter presença no cotidiano das pessoas e utilizar causas como ponto de contato, a marca Levi´s lançou coleção com discurso sobre a importância do voto. Já a Nike, demonstra que não precisa ser estrela do esporte para ter voz.
Enquanto isso, a marca Johnnie Walkie reforça o título de música “você nunca caminha sozinho” para repassar a mensagem, mantendo alinhamento com seu slogan. No caso da marca de bebidas Absolut Vodka, a comunicação é mais direta pedindo voto responsável.
Preocupação social ou propósito: eleições presidenciais como ponto de contato no cotidiano
A campanha de anunciantes voltada para o incentivo ao voto nas eleições presidenciais 2020 nos EUA vai além de preocupação social.
Trata-se de procedimento para gerar proximidade com o público, uma busca por manter comunicação com propósito e que atraia a atenção do público.
Desta forma, a temática política retoma às telas por meio da publicidade para estabelecer ponto de contato entre marcas anunciantes e consumidores.
Confira a seguir o resumo da atuação das principais marcas:
Levi´s
A marca de vestuário Levi’s lançou uma coleção e também um filme de 2:30 minutos com ativistas, celebridades e acadêmicos que reforçaram a importância do voto. Nas últimas semanas a empresa também reforçou no perfil dessas pessoas os conteúdos relacionados às eleições.
Nike
No vídeo “Você não pode parar a nossa voz” lançado há uma semana, a fabricante de materiais esportivos Nike afirma: “O esporte oferece uma plataforma para se expressar, e atletas como LeBron James, Naomi Osaka, Odell Beckham Jr., Sue Bird, Ja Morant, A’Ja Wilson e Tim Anderson dão o exemplo, mas você não precisa ser um estrela para ter voz. Você pode começar agora mesmo e não precisa ser uma estrela para ter voz”.
Absolut Vodka
A marca de bebidas Absolut Vodka da fabricante Pernod Ricard lançou na televisão americana a campanha #VoteResponsibly que incentiva o voto de todos. Para marcar as eleições a empresa também distribuiu máquinas com garrafas de água pelas cidades com a frase “Vote primeiro, beba depois”.
Johnnie Walker
A marca de bebidas alcóolicas Johnnie Walker convidou a cantora Brittany Howard para gravar a campanha “You’ll Never Walk Alone”. A intenção é remeter o título da música “você nunca caminha sozinho”, com o slogan da empresa “Keep Walking” (continue caminhando, em tradução livre). Segundo a empresa, “por meio de provas e triunfos, Johnnie Walker esteve lá para marcar esses momentos com a possibilidade de esperança e o otimismo compartilhado de dias melhores”.