Conveniência e Gestão de Pontos de Contato
A conveniência e Gestão de Pontos de Contato, conveniência envolve atuação muito além das compras online. Embora as compras em lojas virtuais se destaquem pela comodidade, oportunidades podem ser percebidas para pontos de contato estabelecidos em lojas físicas de varejo. Mas não somente.
Reconhecidas pelos espaços em postos de abastecimento, a tendência é que redes de conveniência adquiram ainda maior relevância no hábito do consumidor.
Dados da Associação Nacional das Distribuidores de Combustíveis, Lubrificantes, Logística e Conveniência (Plural) indicam que o setor deve avançar 4% ao longo de 2018. Em 2017, o faturamento anual atingiu R$ 7,4 bilhões.
Indo além desses locais, é preciso acompanhar as movimentações intensas nos hábitos dos consumidores conectados e super atarefados que evitam “perdas de tempo”.
Conveniência requer gestão eficiente e integrada dos diversos pontos de contato.
Além da multiplicação das atividades, hiperconexão e aumento do tempo em trânsito são realidades comuns nas principais capitais do mundo.
Nesse contexto, compras rotineiras são percebidas como obstáculos entediantes. De acordo com dados da Nielsen Retail Measurement Services, 46% dos consumidores vêem as compras como uma tarefa árdua.
Diante dessa rotina, empresas de bens de consumo e pontos de venda devem proporcionar soluções que acompanhem as necessidades do consumidor. Estratégia que vai além da atuação multicanais.
É preciso análise acurada das jornadas de compra, customização de entregas, procedimentos de venda e redefinição de embalagens, dentre inúmeros outros fatores.
Conveniência requer gestão eficiente e integrada dos diversos pontos de contato. Estabelecer laços, manter presença, fortalecer vínculos para geração de receitas.
A conveniência pode ser impulsionada de diversos modos, e certamente vai além da visita aos espaços físicos e/ou dos acessos às lojas virtuais.