Saiba Como Criar Conteúdo de Valor
Saiba como criar conteúdo de valor e aprenda como se tornar relevante no meio digital. Existem diversos tipos e formatos de conteúdos que tornam os seus posts atrativos para os seus leitores.
Conhecê-los fará com que você consiga trabalhar de maneira diversificada, variando o estímulo e a maneira que aborda os seus seguidores, fazendo com que seus posts não caiam na mesmice.
Por isso, separamos 10 dicas que você pode trabalhar para conseguir transmitir o seu conhecimento de maneira interessante.
1) Conhecer sua persona:
Você só vai conseguir criar conteúdos relevantes para os seus seguidores se você souber exatamente quem são eles.
Ter conhecimento sobre seus sonhos, medos e dores fará com que consiga entendê-los melhor e saber o que eles estão buscando solucionar ou alcançar.
Assim, com estes dados em mãos, você poderá refleti-los em seus posts e, consequentemente, seus seguidores irão sentir confiança em você.
Além disso, terão a impressão de que você está falando diretamente com eles., aumentando o relacionamento.
Para saber mais sobre como criar a sua persona, assista ao Sapium School 1.0 que temos uma aula inteirinha sobre isso! (curso gratuito da Sapium)
2) Palavras-chave:
Buscar por palavras-chave irá te mostrar quais são as buscas que as pessoas estão fazendo.
Em outras palavras, você irá ter acesso a como as pessoas estão fazendo as buscas e o que estão procurando.
Existem 3 ferramentas gratuitas que são ótimas para isso: Ubersuggest, Answer the Public e o Google Ads.
Além disso, o Youtube também é uma plataforma interessante, já que é o segundo maior buscador da internet.
Veja os resultados que você obtém nestes sites e pesquise no Google e Youtube quais são os conteúdos que estão sendo produzidos.
Em resumo, tudo isso servirá para mostrar o que as pessoas querem saber a respeito do seu tema.
3) Faça testes:
Cada audiência é diferente, por isso, não acredite em fórmulas milagrosas.
A melhor maneira de saber se algo funciona com os seus seguidores, é fazendo testes.
Então, você precisa verificar qual o formato eles preferem: explicações através de vídeos, fotos, carrossel, infográficos, etc.
Além disso, veja também se os seus seguidores preferem legendas mais sintéticas ou então, o famoso “textão”!
Quanto mais eles se identificarem com o seu conteúdo, maior o valor percebido.
4) Participe de grupos:
Você precisa estar presente (e participando ativamente) de grupos relacionados ao seu nicho.
Assim, você vai conseguir entender o que as pessoas estão querendo saber e, ao se mostrar presente, irá aumentar também a sua influência e autoridade.
Sempre que você disponibiliza um curso na nossa plataforma, você, automaticamente irá criar um grupo de estudos para ele.
Desta maneira, a troca de informação entre aluno e professor fica muito mais rica.
5) Visite seus concorrentes:
Uma outra boa maneira de saber o que os seus possíveis alunos estão buscando saber é monitorando o conteúdo dos seus seguidores.
Veja o que eles estão fazendo e ofereça o mesmo, só que com muito mais informação e mais completo.
Mostre que você está por dentro e que entende muito sobre o assunto.
Assim, você ajuda os seus seguidores, oferecendo conteúdo de valor e já se posiciona como especialista.
6) Hashtags:
Use as hashtags para atrair seguidores, mas acompanhe e crie alertas para receber as últimas notícias sobre o assunto escolhido.
Desta maneira, a informação chega até você, sem que você precise sair buscando sites especializados ou ficar se atualizando constantemente para não perder as últimas novidades.
E, quando vocês as utiliza em suas publicações, outras pessoas que também as seguem poderão encontrar o seu perfil, fazendo com que seu número de seguidores cresça organicamente.
7) Perguntas e dúvidas:
Nada melhor e mais prático do que perguntar à sua audiência o que eles querem saber!
Por sorte, hoje contamos com várias ferramentas que estão ao nosso alcance, e que nos ajudam a conseguir as respostas que queremos.
Então, utilize os stickers dos stories, como enquetes e perguntas para obter as informações que vocês está buscando.
Assim, eles irão te dar uma ideia do que os seus seguidores querem saber e, desta maneira, você pode criar mais conteúdo de valor para eles.
8) Métricas:
Os dados dos seus posts irão te mostrar quais postagens tiveram melhor desempenho.
Identifique-as e veja se você consegue ampliar este assunto, fazer um repost ou então, abordar o mesmo tempo, porém, através de uma vertente diferente.
Assim, os números serão o termômetro do que os seus alunos gostam de escutar você falando.
Por isso, use esta informação para produzir mais conteúdos ricos.
9) Alertas do Google:
Acesse os alertas do Google e defina a periodicidade que deseja receber e os temas que gostaria de ser avisado, sempre que forem notícias.
Com isso, você fica atualizado e pode então produzir conteúdos de valor para seus seguidores.
Portanto, podemos dizer que ele tem uma função semelhante a das hashtags, conforme mencionamos no item 6, só que mostra os conteúdos disponíveis em toda a web.
10) Influenciadores:
Fique de olho no formato que eles vem compartilhando as informações pois eles são a origem das tendências.
Além disso, você não precisa focar apenas em pessoas do seu segmento, podem ser das mais variadas áreas, como atores, cantores, etc.
Ás vezes, um novo formato de apresentação irá facilitar a compreensão do seu assunto ou então fará com que seu público se identifique mais com os seus posts.
Como se tornar relevante com conteúdo de valor
No marketing digital, fornecer um conteúdo de valor é o que vai trazer resultados para o seu negócio.
De forma resumida, o Marketing de Conteúdo tem o propósito de criar um relacionamento com seu público-alvo e fidelizar o cliente por meio da geração de conteúdo de valor.
Com isso, você atrai e envolve as pessoas, gerando uma percepção positiva da sua marca. A consequência disso? Mais negócios e resultados favoráveis para sua empresa!
Existem alguns aspectos bem importantes que devemos considerar na hora de produzir um conteúdo de valor.
O conteúdo precisa ser parte de toda uma experiência
Ter um bom conteúdo não é garantia de nada. A maioria – senão todos – dos seus concorrentes têm conteúdo.
Com informação sobre praticamente tudo na internet, o grande diferencial vai ser o valor que você gera.
O seu conteúdo – sejam os textos do seu site, landing pages, posts no blog, e-mails, redes sociais, entre outros – precisa ser parte de uma experiência inesquecível.
Isso é muito mais fácil quando sua marca possui um propósito – mas calma, falaremos mais sobre isso adiante.
Você precisa entregar relevância com um conteúdo de valor que impacte quem o consome.
Certamente seu público vai consumir um conteúdo com o qual se identifique.
Como criar conteudo de valor – Crie conexões com as pessoas
O que você defende enquanto marca e empresa é o que guiará seu posicionamento para suas ações como negócio e também para o marketing.
Uma estratégia de conteúdo deve priorizar a conexão com as pessoas.
Muitas vezes focamos em resultados rápidos e esquecemos desse princípio tão importante.
Quando resumimos tudo a relações humanas, as pessoas vão continuar a ter acesso a conteúdo de valor.
O conteúdo sempre vai ser extremamente importante
Sabemos que construir uma marca com propósito exige muito mais trabalho do que simplesmente começar um negócio sem o devido planejamento.
Mas, como já mencionamos anteriormente, o posicionamento da sua marca é o norte para ações de marketing e, consequentemente, para produzir conteúdo de valor.
Se você investe tempo para construir uma marca autêntica, as pessoas vão ouvir falar sobre ela. E vão procurar pelo seu negócio.
Certamente as empresas que estão dispostas a fazer esse trabalho serão as que vão se destacar em uma estratégia de marketing digital.
Aproveite as dicas desse artigo para se tornar relevante com conteúdo de valor!
Quer saber mais sobre a produção de conteúdo? Confira nosso infográfico com os tipos de conteúdo que você pode usar online.
4 excelentes tipos de conteúdo para marketing digital
Já percebeu que existem diversos tipos de conteúdo quando consumimos informações na internet? A maioria das pessoas não se contenta em ficar apenas com um texto e sempre busca outros recursos, como vídeos, áudios e imagens. Por isso que é fundamental para uma empresa trabalhar com vários formatos de conteúdos.
O blog pode ser a base da sua estratégia de marketing digital, mas os artigos não devem ser o único tipo de conteúdo utilizados para aumentar o tráfego, gerar leads e fechar vendas.
Uma estratégia completa com conteúdos diversificados sempre será a melhor opção. Por isso criamos esse artigo para ajudar você a obter resultados melhores conhecendo os 4 principais tipos de conteúdo para marketing digital.
Principais tipos de conteúdo
Para uma estratégia completa de Marketing de Conteúdo, existem diversos formatos que podem ser utilizados para gerar mais relevância e reconhecimento de marca, além de captação de leads e relacionamento para vendas. Aqui separamos os 4 principais:
1. Blog Post
Um dos principais tipos de conteúdo ideal no marketing digital que vamos abordar é justamente esse formato que você está lendo agora, o blog post!
Para muitas empresas que estão presentes no meio online, as postagens de blog constituem a parte central de sua estratégia de marketing digital.
A razão para isso é que os blog posts geralmente são bem eficientes, são mais flexíveis, são facilmente encontrados pelo Google e os usuários conseguem tirar suas dúvidas ao lê-los.
Essa é uma maneira interessante de educar seu público e oferecer conteúdo de valor possíveis de serem compartilhados pelos próprios usuários.
As postagens de blogs também são ideais para construir relacionamentos com seus leitores, o que pode ajudar com a criação de leads e conversões.
Manter um blog consistente com posts frequentes e de alta qualidade é o que fará seu negócio ter tráfego significativo no site.
Principais vantagens dos blog posts
- Aumento do tráfego no seu site: com o passar do tempo, se os seus textos seguirem as boas práticas de SEO, seu blog aparecerá nas primeiras posições do Google, aumentando o número de acessos nas suas páginas.
- Fidelizar a audiência de possíveis clientes: o público ficará cada vez mais interessado em seguir seu blog se encontrar conteúdos relevantes, passando a acompanhar todas as novidades.
2. eBook
Um dos focos de qualquer estratégia de marketing digital é gerar leads para o negócio. Eles são essenciais para dar prosseguimento no seu planejamento, que deve contar com a disponibilização de conteúdos relevantes. Assim, é possível convencê-los de que sua solução é a melhor opção para resolver os problemas que o lead enfrenta.
Nesse cenário, os eBooks são um dos tipos de conteúdo do marketing digital mais importantes, pois funcionam como recompensa para cada persona no momento em que ela preenche um formulário de uma landing page deixando seus dados.
Os eBooks são uma espécie de livro em formato digital para ler no computador, tablet ou smartphone. São conteúdos muito detalhados que aprofundam determinado assunto específico. Por isso ele possui a capacidade de cobrir vários tópicos diferentes, fazendo um apanhado geral de todas as informações sobre o tema.
Outra intenção do eBook é fazer com que uma pessoa até então leiga em determinado assunto possa descobrir mais informações sobre esse tema e ainda se aprofundar nele.
É por esses motivos que o conteúdo do eBook deve apresentar dados muito relevantes para que as pessoas estejam dispostas a ler o material para extrair algo positivo com isso.
Principais vantagens do eBook
- Aumentar o número de leads: com a ajuda de uma boa divulgação, você conseguirá ótimos resultados na captação de novos leads para sua empresa.
- Deixar o lead mais próximo de realizar uma compra: se no final do eBook a sensação foi de que aquele tempo de leitura foi proveitoso, então esse lead terá mais chances de seguir o fluxo dentro do seu funil de vendas.Com isso, você terá abertura para uma abordagem de fechamento da compra.
3. Infográfico
O infográfico é uma forma de conteúdo que apresenta texto em partes curtas e pequenas, combinando com elementos visuais que facilitam a compreensão das informações.
Quando se trata de conteúdo visual, é possível atrair muito mais a atenção do público. É por isso que um infográfico pode ser extremamente benéfico para os seus resultados com marketing digital.
Todos nós absorvemos informações de maneiras diferentes, mas focar na interação visual de cada visitante é uma ótima maneira de transmitir sua mensagem.
Os infográficos também oferecem a possibilidade de ter um ótimo conteúdo compartilhável, que pode inclusive se tornar um conteúdo viral.
Como ele é de visualização rápida e traz uma série de informações relevantes, suas chances de fazer sucesso nas redes sociais são altas.
Principais vantagens do uso de infográficos
- Aumenta o engajamento de mídia social: as mídias sociais como Facebook, Twitter e Pinterest são perfeitas para infográficos porque são ambientes focados totalmente em conteúdos visuais. Um bom infográfico pode estimular o engajamento das pessoas com as marcas.
- Ajuda na otimização de conversões: infográficos são ferramentas ideais para otimizar conversões. Lembre-se que eles têm a capacidade de incentivar os consumidores a fazer download para conferir o que de especial podem encontrar naquele conteúdo.
4. Vídeo
O vídeo é um dos tipos de conteúdo que deve estar associado ao marketing de digital. Ele é o mais dinâmico e envolvente entre todos e há mais usuários assistindo a vídeos todos os dias do que lendo textos.
É por tudo isso que precisamos incluí-lo em nossa estratégia rotineira de produção de conteúdo para web. No estudo State of Video Marketing de 2017 ficou comprovado que 95% dos usuários assistem a um vídeo para entender melhor um produto ou serviço.
Uma grande vantagem é que você pode distribuir um vídeo em campanhas de marketing digital nas diversas mídias sociais. A maneira mais fácil de analisar seus resultados é enviá-lo para o YouTube, usá-lo para compor as postagens de blog e fazer o compartilhamento em todas as suas redes.
Ainda dentro desse tipo de conteúdo para o marketing digital, você pode produzir Webinars, que são conferências online que acontecem ao vivo em alguma plataforma de vídeos onde especialistas de determinado tema se reúnem para discutir e debater.
Todos os vídeos devem oferecer valor e, ao final de cada um, é importante incluir uma chamada (CTA) para os usuários seguirem o caminho do funil de vendas.
Principais vantagens do uso dos vídeo
- Formato mais consumido na internet: produzir vídeos educativos sobre suas soluções é muito vantajoso para qualquer negócio, já que os usuários realizam várias pesquisas diárias nos temas e conseguem interagir melhor com esse tipo de conteúdo.
- Facilita o entendimento sobre os assuntos: é muito mais fácil de entender a mensagem que está sendo passada com a vantagem de ter os mais variados recursos visuais.