Cenp-Meios divulga dados 2017 e destaca a atuação da internet
Cenp-Meios, indicador do Cenp – Conselho Executivo das Normas-Padrão, retrata o investimento publicitário das 75 maiores agências de publicidade ao longo de 2017. O meio internet segue em destaque ocupando o 2º lugar.
O estudo aponta o volume de R$ 16,6 bilhões gastos em publicidade, sendo 58,3% destinados a TV aberta e 14,6% para a internet.
As informações não contemplam toda a movimentação de mídia no país, mas considera um recorte expressivo baseado nos pedidos de inserção das maiores agências atuantes no Brasil e certificadas pelo Cenp.
De acordo com estimativas do próprio conselho, os números retratam mais de 60% do volume de investimento.
Vale destacar que as informações contemplam os valores brutos, não sendo obtidos pelo sistema quaisquer dados reais negociados com aplicação de descontos comerciais estabelecidos individualmente em cada transação.
Para evoluir com o projeto, foi necessário o investimento de cerca de R$ 1,2 milhão, financiado com recursos próprios e com aprovação das entidades fundadoras ABA, Abap, Abert, ABTA, Aner, ANJ, Central de Outdoor e Fenapro.
Como os dados são provenientes dos pedidos de inserção, é fundamental não somente o aceite das agências em disponibilizar as informações, como também a contribuição de empresas de software como AdSolutions, Microuniverso, Publi e VBS.
Cenp-Meios informa também o destino do dinheiro por região do Brasil. As veiculações nacionais totalizam 58%, sendo o destaque para região Sudeste, com 29%.
Investimento por meios
Investimento por regiões
Os nomes das 75 agências que forneceram seus dados de compra de mídia constam no site do Cenp. Confira!