Conheça as Perspectivas para Cenário Digital em 2017
Perspectivas para o cenário digital foi o tema do webinar promovido pela ComScore, empresa de pesquisa de mercado que atua no ambiente online e cross-plataforma. A apresentação, conduzida pela diretora Luciana Burger, apontou as tendências e os conteúdos que mais se destacam por device, chamando atenção mais uma vez para a força das redes sociais no Brasil. De acordo com o estudo, a audiência multiplataforma de redes sociais no Brasil é maior do que a soma das audiências da Argentina, México, Colômbia e Chile.
De acordo com a ComScore, o mundo multiplataforma mudou a forma como usamos o digital no nosso dia-a-dia. E a multiplicação de devices, proporciona consumo diferenciado das categorias. Entre as duas colocações, destacam-se serviços, busca e navegação no desktop. Já em tablets, portais e entretenimento, e no smartphone, entretenimento e social media.
E o desktop continua forte, com crescimento de 4% na audiência global e 11% na América Latina.
Apesar do mobile ultrapassar os minutos de desktop em muitas regiões, ainda é o preferido para alguns tipos de conteúdo. Isso gera impacto no comportamento dos consumidores heavy e light users deste tipo de device. Em termos de alcance, os destaques para heavy users são: 96% retail, 61% jornais, 70% viagem, 45% automóvel.
A pesquisa aponta que o mobile aumenta os minutos consumidos no digital, sem canibalizar o desktop. Em 2016, o crescimento de tempo gasto com desktop no Brasil foi de 232%, quando comparado com o ano anterior. A maioria dos consumidores usa o mobile para complementar o uso do desktop, mas há uma porcentagem significativa de usuários exclusivamente mobile.
Clima e mapas, são acessados majoritariamente em dispositivos móveis, mas os usuários ainda preferem o desktop para varejo e tarefas relacionadas ao governo. No Brasil, quando comparado com Canadá e Espanha, observamos que o consumo de minutos através de tablet tem sido obliterado para categorias como jogos, entretenimento e notícias. Por outro lado, destaca-se o uso de smartphone para jogos e entretenimento.
Aplicativos para smartphones lideram de longe o tempo de uso de mídias sociais, com que em desktop. Portanto, os aplicativos podem se tornar um grande trunfo: uma vez instalados, os aplicativos representam um percentual enorme do tempo no mobile. No Brasil, do total de minutos no mobile, 90% é dedicado a aplicativos.