Black Friday e Natal: como potencializar as vendas de final de ano?
Black Friday e Natal trazem boas perspectivas para o setor varejista e lojas online, sendo essencial cuidado redobrado com os pontos de contato.
Entender a diferença entre os hábitos adotados pelos consumidores na Black Friday e no Natal são essenciais para o desenvolvimento de estratégias eficientes nos diversos pontos de contato do negócio.
Vendas de final de ano geram expectativas para o comércio. Produtos com preços reduzidos atraem atenção dos consumidores, seja para uso próprio ou para presentear.
Compreender esse momento de compra faz toda a diferença.
Para potencializar as vendas durante a Black Friday e o Natal recomendamos o desenvolvimento de estratégia consistente para atuação nos diversos pontos de contato.
Questões a serem consideradas engloba: a relação com os canais e a definição de usos específicos, a compreensão sobre o nível de conectividade e o índice de conversão entre lojas offline e online, a adequação da abordagem, o momento do consumidor no funil de compra, os hábitos e o perfil das compras.
Estudos apontam que na Black Friday as pessoas tendem a realizar compras para atender necessidades pessoais ou para organizar a casa. O tíquete médio é alto, com tendência de escolha após um longo período de pesquisas.
Já para o Natal, o consumidor está focado em presentear amigos e familiares. Esse dado é reforçado pela Pesquisa Provokers, de agosto de 2018, que aponta o uso da Black Friday para compras natalinas por apenas 15% das pessoas.
Atrair a atenção do cliente na disputa pelas vendas durante a Black Friday e o Natal requer habilidades para sincronizar e adaptar os pontos de contato à sazonalidade.
O gráfico a seguir indica os itens mais e menos comprados por categorias, reportando exatamente esse cenário:
Para as festas natalinas é também quando as aquisições ocorrem por impulso, com menor tempo de pesquisa e avaliação.
De acordo com o mesmo estudo, 69% das compras da Black Friday ocorrem online e apenas 45% dos negócios natalinos são fechados pela internet. Por isso, as pessoas saem às compras de Natal de última hora, procurando por presentes pelos shoppings ou pelo comércio de rua.
Com essa percepção, as vendas de final de ano devem ser potencializadas com métodos voltados para construção consistente de pontos de contato. Desde de Link Ads na internet ao display na loja, o tom das mensagens, a customização de conteúdos e a configuração de processos de atendimento ao cliente. Cada ponto de contato merece atenção redobrada para que esteja condizente com a sazonalidade e com o potencial de compra do consumidor.
No ano passado, o 13º injetou R$ 200 bilhões na economia brasileira5.
No natal as pessoas buscam menos
13º arrumar a casa
Esse é um sinal de que a sua estratégia de vídeo pode ser o diferencial nessa Temporada tão concorrida. Pense no que faz uma data diferente da outra e entregue seu conteúdo da maneira certa – e na hora em que seu público mais precisar dele.