Lifestage Facebook: app desenvolvido para adolescentes
Lifestage é o aplicativo recém lançado do Facebook. A rede social focada em imagens foi desenvolvida para o público adolescente, com menos de 21 anos, e deve concorrer diretamente com o Snapchat.
A nova rede social tem como meta retornar ao DNA de criação do Facebook que ao evoluir e crescer, se afastou de suas origens e teve alta taxa de abandono do público mais jovem. Para tanto, de acordo com o gerente de produto Michael Sayman (19 anos), a plataforma vem contribuir com a capacidade de expressar quem é a geração Z.
Até o momento o aplicativo está disponível para navegação em dispositivos Apple, nos EUA. O grande debate está em torno da configuração pública, possibilitando que membros de uma escola visualizem os perfis uns dos outros. O App identifica onde cada usuário estuda e só deixa a informação aberta a outras pessoas se houver 20 ou mais cadastrados do local.
Sem restrição, a ideia é conectar todos os alunos de uma mesma escola, embora não possa garantir que todos os cadastrados realmente frequentam determinada instituição. Para isso o Lifestage facebook (ou estágio de vida em tradução livre para o Português) não está configurado para texto, apenas fotos e vídeos que são descritos por sentimentos, curtidas ou não. É possível ainda incluir perfis de outras redes sociais.
Apesar de não ser a primeira iniciativa do Facebook voltada para os teens, a novidade possui muitas semelhanças com o Snapchat que conquistou esse público. Para iniciar, por exemplo, deve-se fazer upload de um vídeo com informações de perfil e a localização de amigos ocorre com lista e emoticons, tal como no concorrente.
Agora é questão de observar o desenvolvimento da investida desse gigante social rumo à reconquista de públicos mais jovens. Além do perfil totalmente público, o fato de estar associada à marca mãe pode gerar impasse junto aos adolescentes que desejam privacidade e liberdade para se afastar dos holofotes tanto do público adulto quanto das invasões de publicidade.
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