Filme Ex Pajé – 2018
Assista ao filme Ex Pajé, um poderoso pajé passa a questionar sua fé depois do primeiro contato com brancos que julgam sua religião como demoníaca.
No entanto, a missão evangelizadora comandada por pastor intolerante é posta em cheque quando a morte passa a rondar a aldeia e a sensibilidade do índio em relação aos espíritos da floresta mostra-se indispensável.
Data de lançamento 26 de abril de 2018 (1h 21min)
Direção: Luiz Bolognesi
Elenco: Perpera Suruí, Kabena Cinta Larga, Ubiratan Suruí mais
Gênero Documentário
Nacionalidade Brasil
“O etnocídio não é a destruição física dos homens, mas do seu modo de vida e pensamento”. A frase do antopólogo francês Pierre Clastres (1934-1977) aparece nos primeiros instantes de Ex-Pajé e sintetiza os 81 minutos do novo filme de Luiz Bolognesi.
O documentário mostra as consequências do avanço das madeireiras, do agronegócio e, mais especificamente, da religião evangélica neopentecostal na tribo dos Paiter Suruí. Até 1969, a comunidade situada na região de Rondônia, no norte do País, não havia travado contato com os brancos.
No centro desse cenário particular e com equivalentes nacionais está Perpera, um pajé que foi forçado a abrir mão do posto de autoridade espiritual da tribo depois que seus conhecimentos, ritos e contatos com os espíritos da floresta foram tachados como coisas do diabo por um pastor evangélico que atua na região.
“O filme tem cenas que são flagrantes: a gente abriu a câmera e filmou o que estava acontecendo. E também cenas baseadas nas histórias que eles contavam”, explica Bolognesi por telefone.
Com essa linguagem híbrida, o longa conquistou o prêmio especial do Júri Oficial de Documentários da Mostra Panorama, no Festival de Berlim, e o prêmio da crítica do Festival É Tudo Verdade.