Termina a parceria do Facebook com Serasa Experian
Chega ao fim a parceria do Facebook com Serasa Experian, que funcionava há pouco mais de dois anos.
A plataforma vai atualizar suas Categorias de Parceiros, que funcionam alinhadas às informações de terceiros, incluindo dados de público.
As soluções de segmentação anônima do próprio Facebook continuam funcionando.
O anúncio é a mais nova resolução da empresa tendo em vista as recentes revelações envolvendo a plataforma e a consultoria Cambridge Analytica.
A ferramenta permitia o cruzamento de ambos os bancos de dados, do Facebook e da Serasa, visando a entrega de publicidade segmentada na plataforma segundo a renda da audiência.
“Queremos que nossos anunciantes saibam que vamos encerrar as Categorias de Parceiros”, disse a plataforma social, em comunicado, na tarde desta quarta-feira, 28.
“Esse produto permite que provedores terceiros de dados ofereçam o targeting deles diretamente no Facebook. Embora essa seja uma prática comum da indústria, acreditamos que essa mudança, que será gradual ao longo dos próximos seis meses, ajudará a ampliar a privacidade das pessoas no Facebook.”
A decisão vale para todos os parceiros do gênero no mundo. No caso da Experian, inclui ainda Austrália, Estados Unidos e Reino Unido, além de Brasil.
Outras parceiras que deverão entrar no corte são a Acxiom (Alemanha, Austrália, França, Japão, Reino Unido e EUA); CCC Marketing (Japão); Epsilon (EUA); Oracle Data Cloud (Reino Unido e EUA); e Quantium (Austrália).
Apesar da decisão, ainda está no ar a página do Serasa Experian que oferece a ferramenta.
Questionada pela reportagem, a empresa emitiu o seguinte comunicado:
A Experian está ciente das mudanças globais anunciadas ontem no Programa de Parcerias do Facebook, que inclui diversas empresas.
No Brasil, a parceria com a Serasa Experian contemplava apenas serviços de segmentação com dados anonimizados.
A Serasa Experian reitera que cumpre rigorosamente as leis do país e seu compromisso com a utilização de dados estritamente necessários e permitidos em seus produtos e serviços de marketing.