Claro faz parceria e Tiago Leifert dá a previsão do tempo na Globo
Claro busca gerar engajamento com o público por meio de prestação de serviço sobre previsão do tempo no intervalo comercial da Globo.
Claro firma parceria e estabelece um novo caminho para atrair atenção dos consumidores. Por meio de parceria para projeto especial com a Globo, Tiago Leifert ganha nova função como garoto do tempo.
Ao longo do verão, a Claro vai dar a previsão do tempo para o público utilizando seus comerciais. No decorrer do mês de janeiro, será possível conferir a previsão do tempo para o dia seguinte apresentada por Tiago Leifert em intervalos do Jornal Nacional, outros jornais da Globo e de outras emissoras. Além da TV aberta, a previsão será veiculada na internet e em mídias out-of-home.
“O próximo novo da Claro é estar cada vez mais conectada aos seus clientes no dia a dia. Nada melhor que o verão para representar o sol da Claro na estação mais divertida do ano, que tem muita sinergia com todos os serviços oferecidos pela empresa, levando aos clientes diversão, entretenimento, conectividade, coma melhor experiência, dentro e fora de suas casas. ”, esclarece, Ane Lopes, diretora de Marca e Comunicação da Claro.
“Para viabilizar o projeto, foi necessária uma operação de mídia e logística de filmagem inéditas. Com muitas variáveis de clima em diferentes regiões do Brasil, foi necessário pré-produzir com Tiago Leifert todas as combinações possíveis de previsão do tempo. Os filmes serão editados e finalizados diariamente, para que a informação chegue atualizada e correta, oferecendo um serviço ao público”, explica Rodrigo Lugato, Diretor de Criação da Talent Marcel.
O projeto traz Tiago Leifert como garoto do tempo. Tudo foi feito graças a uma operação especial de mídia e produção. Logo no primeiro dia do verão, 22 de dezembro, Leifert anunciou a chegada da estação e informou que ele e a marca estarão com o público durante toda a temporada. O comunicado, veiculado durante o Fantástico, inaugurou uma série de iniciativas que colocam o apresentador em diversos meios de comunicação, durante todo o verão e em tempo real.
Além de Tiago Leifert, a campanha terá outros apresentadores de TV aberta se transformando ao vivo em garotos e garotas do tempo. Fátima Bernardes, Faustão e Ana Maria Braga são alguns dos nomes que darão a previsão do tempo em seus programas.
Na concorrência pela atenção do público, as empresas que prestam serviços de telecomunicações buscam reforçar sua atuação na mídia por meio da imagem de estrelas. Esse é o caso da campanha alienígena que está no ar da Sky, com Fábio Porchat. E a emissora Globo mantém seu destaque para comunicação de massa de serviços ao consumidor.
Os materiais de mídia exterior (relógios de rua, mubs, painéis de aeroporto etc.) serão trocados em real time, de acordo com o clima daquele momento. As peças serão expostas durante o dia e alteradas de acordo com as mudanças climáticas que venham a surgir, levando a informação precisa em tempo real. O mesmo acontece durante a noite, quando o conteúdo das peças também muda de acordo com o clima noturno de cada região.
Na internet, influenciadores também farão esse papel. Ainda no ambiente digital, uma série de ações darão continuidade à campanha, com conteúdos pensados para comunicar as diferentes previsões do tempo. A marca vai contar com um enxoval de mídia que segue a mesma premissa estratégica da campanha, e vai comunicar previsões do tempo real time e sugerir produtos Claro de acordo com a localização e temperatura da cidade do usuário, através de criativos dinâmicos customizados.
Para as redes sociais, estão previstas ações que buscam conectar Claro a conversas recorrentes no verão, além de dominar datas e micromomentos importantes para a marca na estação.
A campanha inclui ainda uma curadoria especialmente pensada a partir da combinação dos diferentes climas, com os serviços e conteúdos oferecidos pela Claro. Em peças de OOH, por exemplo, a operadora recomenda conteúdos de sua programação de acordo com a data e o clima. As sugestões trazem chamadas para atrações como Super Bowl e filmes candidatos ao Oscar 2020, como Coringa e Abominável.
O projeto foi desenvolvido em parceria com o Climatempo, que trabalhou ao lado da Talent Marcel na criação dos conteúdos. Os veículos também estabeleceram parcerias com suas empresas de previsão do tempo, desenvolvendo tecnologias e processos para comportar a campanha.
A campanha com Tiago Leifert possui potencial de se tornar um case de sucesso como projeto especial. Uma vez que utiliza o espaço publicitário pago da TV Globo para não exatamente vender um produto ou serviço, mas gerar relevância junto aos consumidores. De modo conveniente, a marca Claro busca se posicionar de forma diferenciada na mente do público.