Top of Mind 2016 – marcas mais lembradas

Top of Mind 2016 – marcas mais lembradas

Top of Mind 2016 – marcas mais lembradas

Top of Mind, pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha, avalia a lembrança das marcas entre os brasileiros – resultado de sua exposição nos diversos pontos de contato das empresas. O estudo também é uma das principais referências no que diz respeito ao acompanhamento de brand awareness.

Realizado há 26 anos, o levantamento começou com 12 categorias de produtos e atualmente conta com 55 categorias de produtos e serviços pesquisados. Há também os chamados “Tops especiais”, marcas que se destacam entre o público masculino, feminino, regiões e performance – marca obteve maior crescimento em relação ao estudo anterior.

As estratégias de Marketing e Comunicação de grandes players contribuem para que a liderança de empresas como Coca-Cola e Omo sejam perpetuadas. Essas duas marcas foram as mais premiadas desde 1993, registrando maior número de respostas dos entrevistados quando questionados qual marca vem à cabeça, sem especificação de categorias de produtos ou serviços.

Porém, desde 2013 outros nomes entraram no circuito. Pelo quarto ano consecutivo, Coca-Cola (6%), Omo (6%), Nike (4%), Samsung (4%) e Nestlé (3%), dividem a liderança da pesquisa Top of Mind – o empate técnico ocorre devido à margem de erro da pesquisa.

Após a pergunta inicial “Qual a primeira marca que lhe vem à cabeça?”, sem menção de categorias, o entrevistador investiga as marcas mais lembradas em cada categoria: “Qual a primeira marca que lhe vem à cabeça quando se fala em ____?”. Neste caso, as respostas são espontâneas e únicas.

Além da primeira marca mencionada, o Datafolha faz levantamento sobre outras marcas mais lembradas em cada categoria com a questão “E quais outras marcas de cerveja você lembra?” – nesse segundo momento as respostas continuam espontâneas, porém múltiplas. Esse escopo mais abrangente auxilia no levantamento de possíveis tendências em relação aos segmentos de produtos/serviços e monitoramento da percepção do público para implantação de análise 360º dos pontos de contato das marcas.

Confira os principais resultados:

    • Top of Top: Coca-Cola, Omo, Nike, Samsung, Nestlé

  • Top Alimentação: Sadia
  • Top Feminino: Risqué
  • Top Masculino: Pirelli
  • Top Meio-ambiente: Ypê, Natura
  • Top Higiene: Colgate
  • Top Performance: Samsung
  • Top Tecnologia: Samsung
  • Marca que representa o Brasil: Petrobras
  • Destaque Região Nordeste: Primor
  • Destaque Região Norte: DoBon
  • Destaque Região Centro-Oeste: Piracanjuba
  • Destaque Região Sudeste: Casas Bahia
  • Destaque Região Sul: Tirol

Confira outras pesquisas aqui!

 

 

Sobre Moisés Oliveira

Especialista em Marketing Digital, acompanha tendências e oportunidades de Comunicação Integrada. Responsável pela estratégia online e performance de anunciantes em diferentes segmentos, sua atuação em agências de publicidade e veículos de comunicação agrega valor à carreira iniciada na Administração.

Além disso, verifique

Consumo dos meios e a pandemia do coronavírus

Consumo dos meios e a pandemia do coronavírus

Consumo dos meios e a pandemia do coronavírus Consumo dos meios com highlights em tempos …

Enviar Menssagem
Estamos Online
Olá,
Entre em contato.