Ralatório do Kantar IBOPE Mídia divulga métricas sobre engajamento social no Twitter e o Master Chef lidera ranking da TV Social.
O Master Chef, reality show sobre gastronomia exibido pela TV Bandeirantes, alcançou o maior volume de tweets segundo dados do Kantar Twitter TV Ratings (KTTR), de 18 a 24 de julho.
A solução realiza coleta dos dados de cada programa ao longo de todo o dia, embora o ranking contabilize tweets enviados durante o período de exibição do programa.
O ranking não reporta métricas sobre eventos esportivos, mas demonstra a relevância do engajamento social com conteúdos televisivos, ampliando características a serem consideradas e possibilidades de mensuração sobre o sucesso ou não de projetos.
É importante relativizar os números
Com essas variáveis, é possível relativizar os resultados reportados das diferentes fontes de pesquisa. No Twitter, menções relacionadas ao programa Master Chef alcançaram 27,5 milhões de visualizações e 253 mil tweets.
O destaque é inegável quando comparado ao segundo colocado. Domingão do Faustão foi mencionado cerca de 27 mil vezes, com 2,6 milhões de visualizações. Esse entendimento deve ser trabalhado de modo complementar aos demais estudos. Vejamos os dados de audiência.
De acordo com a base dados de audiência consolidada nas 15 praças regulares do Kantar IBOPE Media, entre 18 a 24 de julho, a audiência domiciliar do Master Chef foi igual a 5,9% o que corresponde a 1,4 milhões de domicílios – segundo lugar no ranking exclusivo da TV Bandeirantes. Porém, ainda assim, atrás dos 10 programas de maior audiência no ranking das emissoras Globo, Record e SBT.
Fonte 15 mercados:Fonte: Media Workstation. De 18 a 24/07/2016. Programas de maior audiência na Região PNT. Todos os dias das 06:00 às 05:59hs. Universos: 24.088,6 domicílios e 68.420,2 indivíduos. Um ponto de audiência corresponde a 1% destes respectivos universos.
Fonte Kantar Twitter TV Ratings (KTTR)
Período: 18 a 24 /07/2016 – dados coletados do Twitter. Ranking com os 10 programas de TV aberta