Raça Golden Retriever
Raça Golden Retriever, é uma raça canina do tipo retriever originária da Grã-bretanha, e foi desenvolvida para a caça de aves aquáticas.
Seu surgimento deu-se em meados do século XIX, através de cruzamentos seletivos e elaborados por Lord Tweedmouth, que buscava um cão de médio porte que fosse hábil caçador, obediente, inteligente, calmo e fácil de treinar, o que levou ao uso de diversas raças, entre elas a extinta Tweed Water Spaniel, do tipo spaniel.
Como resultado dos seus esforços, foram selecionadas quatro cadelas produzidas: Ada, Primrose, Crocus e Cowslip, sendo os descendentes desta última os principais ancestrais dos golden retrievers conhecidos hoje.
Já difundidos, os padrões exigidos geraram duas variantes: uma para exposição e outra para o trabalho.
A popularidade e as qualidades destes cães os fizeram bons animais de trabalho. Modernamente, são usados para assistir cadeirantes e deficientes visuais, além de trabalharem como cães policiais farejadores e cães de resgate, busca e salvamento.
Contudo, cruzamentos indiscriminados geram exemplares alérgicos e agressivo/possessivos.
Fisicamente, o golden é ainda um animal robusto, de pelagem mediana e lisa, e de coloração dourada que varia em tom. Entre suas principais características físicas está sua expressão, descrita como meiga.
Golden retriever adulto:
Bastante inteligente, pronto para aprender truques e muitas vezes usados como cães-guia, o Golden é um cachorro ativo e que gosta de ajudar e agradar a todos (inclusive aqueles que não conhece tão bem).
Características do seu Golden Retriever
-
Energia
-
Obediência
-
Inteligência
-
Territorialista
-
Apego ao dono
-
Tendência a latir
-
Amizade com crianças
-
Amizade com outros animais
Especificações do Golden Retriever
-
Tamanho: A altura varia de 51 a 61 cm
-
Peso: O peso varia de 27 a 36 kg
Pelagem:
Os pelos do Golden Retriever são, como o nome já diz, de um tom amarelo dourado e muito densos e semi compridos. Eles não costumam formar nós, mas precisam ser escovados com frequência.
Saúde:
A raça começou a se tornar muito popular nas últimas décadas e isso acabou gerando diversos problemas de saúde para esses cachorros. Isso por causa do cruzamento inadequado entre seus exemplares.
Se tiver um Golden Retriever, é preciso prestar uma atenção especial para problemas como: a displasia coxofemoral – que afeta o quadril do pet, causando dor e problemas de locomoção-, a displasia de cotovelo (“encaixe errado” da articulação do cotovelo) e doenças oculares, principalmente a catarata.
Além disso, problemas como cardiomiopatia, entrópio e estenose aórtica são problemas que foram vistos com uma frequência considerável em cachorros dessa raça recentemente.
Problemas de pele como alergias e dermatites também são comuns, principalmente devido ao pelo denso do Golden Retriever e à sua adoração por água (eles precisam ser bem secos depois do banho e da natação).
Temperamento:
O Golden Retriever é conhecido como um dos cachorros mais dóceis e companheiros que existe na atualidade.
Ele é conhecido por ser naturalmente devoto à família, sempre gostando de agradar àqueles que ama.
É um cachorro também muito agitado, que demanda exercícios físicos e mentais diariamente, adora brincar e se dá muito bem com crianças e outros cachorros.
Seu jeito um pouco brincalhão demais pode, porém, não agradar a todos, fazendo com que os goldens se metam em algumas confusões por conta disso.
De qualquer forma, socializar o pet desde filhote é fundamental para que ele seja assim sempre tão receptivo, caso contrário, ele poderá ser protetor demais e não gostar quando outros animais se aproximam de seus pais humanos.
Inteligência:
Os cachorros dessa raça são considerados de grande inteligência. Além de serem utilizados muitas vezes como cachorros de terapia e cães-guia para cegos e pessoas com deficiências motoras, o Golden Retriever é um cachorro obediente.
Apesar de ser muito ativo, ele consegue ficar bem em alguns momentos em que é preciso ter calmaria. Eles aprendem truques e brincadeiras facilmente, principalmente se elas envolverem buscas e trazer coisas com a boca.
São capazes de realizar truques inteligentes principalmente quando se trata de obediência competitiva. Por ser um cachorro que é muito ávido por agradar, ele também vai querer aprender os truques e as regras justamente para isso.
Tempo de vida (média):
Como mencionado anteriormente, os cachorros da raça Golden Retriever estão sofrendo com diversos problemas de saúde. Para garantir o melhor para seu cachorro, é bom, se possível, fazer um mapeamento genético dele, o que pode ajudá-lo a viver mais. Atualmente, a expectativa de vida dessa raça é em torno de 10 e 13 anos.
Cuidados:
O principal cuidado que se deve ter com um cachorro da raça Golden Retriever é com relação a seus pelos.
Por terem uma pelagem muito densa, principalmente no calor, eles podem sofrer com dermatite e outros problemas de pele.
É necessário escovar os pelos deles com frequência e dar banhos regulares. Atividades na água são muito divertidas para os goldens e podem ser fundamentais para a saúde desses pets.
A natação auxilia no fortalecimento muscular, na saúde do coração e também na manutenção do peso. Converse com o médico veterinário do seu pet para saber se ele está apto a realizar esse tipo de exercício. Ele certamente vai adorar!
Curiosidades:
O golden retriver ficou mais famoso em todo o mundo depois da estreia do filme “Bud, o Cão Amigo”, em que um exemplar da raça era um incrível jogador de basquete que ajudou seu tutor Josh a fazer amigos e dar a volta por cima na escola.
O sucesso do longa metragem foi tão grande que ganhou algumas continuações posteriormente. Sua cor deve variar do creme ao ouro, mas não deve ser branco e nem chegar a tons de vermelho.
A raça, anteriormente, se chamava golden flat-coat. No Brasil, é aceito chamá-lo de “retriever dourado”.
Muitos criadores acreditam que a raça surgiu, primeiramente, do cruzamento de oito cães de circo da Rússia levados para a Inglaterra durante uma viagem.