As 16 raças de cães mais inteligentes

As 16 raças de cães mais inteligentes

As 16 raças de cães mais inteligentes

As 16 raças de cães mais inteligentes, seu filhote é uma fofura esperta, mas será que está entre as raças de cães mais inteligentes? Descubra com o ranking abaixo.

Ranking das 16 raças de cães mais inteligentes:

Os cães têm sido companheiros fiéis da humanidade desde a Idade da Pedra, e não é só porque eles são tão fofos. Eles são inteligentes de uma forma que é ideal para construir relacionamento com os humanos.

Em qualquer momento da história da humanidade, as raças de cães mais inteligentes têm sido muito mais do que o melhor amigo do homem: eles foram navegadores e guias de campo, camaradas de guerra, detetives, coletores de lixo, estrelas de cinema e consultores de segurança,

De acordo com o pesquisador Stanley Coren, também escritor do livro The Intelligence of Dogs (A inteligência dos cães), há três tipos de inteligência de cães.

Acesse a Loja TatuPet e saiba das novidades que eles tem para seu pet, com parcelamento em até 12x sem juros.*

As 16 raças de cães mais inteligentes

Cães e três tipos de inteligência

A inteligência canina é definida pela maneira como os cães interagem com os humanos. O primeiro é “instintivo” e se concentra no que o cão foi criado pelos humanos para fazer. O segundo é “adaptável”, ou o quão bem o cão aprende com seu ambiente para resolver problemas. O terceiro é “trabalhar e obediência”, ou o quanto o cão está disposto a trabalhar para agradar seu povo e fazer seu trabalho.

O que sustenta os três tipos de inteligência dos cães é o desejo e a capacidade de se comunicar efetivamente com os humanos — tanto pela compreensão dos sinais, ações e comandos de seus humanos, quanto por se expressar através de latidos, movimentos corporais e ações.

O cão médio pode entender 160 palavras, de acordo com o professor Coren, e alguns cães compreendem até 250 ou mais. Porém, o que é mais fundamental para uma comunicação eficaz entre cães e humanos é que nossos amigos estão muito predispostos a responder à comunicação do homem.

Embora isso seja verdade para todos, as raças de cães mais inteligentes têm certas características que colocam sua inteligência um passo acima, de acordo com os três critérios que embasam os tipos de inteligência.

Então, a partir dos estudos de Coren e das informações contidas no livro The Intelligence of Dogs (A inteligência dos cães), quão são os cães mais espertos?

1) Border Collie

De acordo com o livro The Intelligence of Dogs (Inteligência dos Cães), que classifica 131 raças de cães em termos de inteligência relativa, o border collie é a raça de cães mais inteligente conhecida pelo homem.

Um collie poderia reconhecer mais de 1.000 palavras. Mas não é só uma questão de ser inteligente em “leitura e reconhecimento de palavras”. Descendente de cães de pastores europeus que viviam ao longo das fronteiras rochosas da Inglaterra, Escócia e País de Gales, o collie foi criado para ser astuto e atlético o suficiente para sobreviver à paisagem traiçoeira.

Os proprietários de border collie devem estar preparados para fornecer ao seu dog muita estimulação física e mental. A raça é tão inteligente em se comunicar com humanos que não é razoável imaginar que muitos são capazes de conseguir o que querem de seus donos.

2) Poodle

O poodle é frequentemente percebido como um cão que necessita de muitos cuidados, principalmente com os pelos. A raça recebe notas altas por sua inteligência emocional e cognitiva. Segundo o ranking de Coren,  o poodle ocupa o segundo lugar entre as raças de cães mais inteligentes, logo após o border collie.

E sim, claro, os cães podem parecer um pouco elegantes, mas eles também foram empregados durante a guerra para entregar suprimentos aos soldados no campo de batalha. O trabalho exigia obediência, foco firme e tomada de decisão clara. Portanto, a raça poodle, que possui aprendizado rápido foi a escolha óbvia.

Além de tudo isso, a raça tem um senso de humor jovial e uma tendência a realizar truques.

3) Pastor alemão

O pastor alemão é o segundo cão de pastoreio mais inteligente e o terceiro cão mais inteligente no ranking geral, de acordo com Coren. Essa raça é reconhecida por sua alta inteligência (eles podem aprender um novo comando na primeira vez), alto nível de foco, desejo e capacidade de ser obediente e instinto protetor.

Um dos pontos fortes desta raça é sua capacidade de avaliar situações complicadas e decidir sobre a melhor opção. Essa é uma razão pela qual você verá pastores alemães trabalhando na aplicação da lei, com equipes de busca e resgate, e como cães de serviço para pessoas com deficiência. Na verdade, foi a primeira raça de cães ensinada a cumprir o papel de cão-guia.

4) Golden retriever

Inteligência canina não é só sobre poder cerebral. Os cães da raça golden retrievers possuem especial predisposição para  cumprir comandos ou tarefas solicitadas por seus proprietários ou tutores.

Por causa de seu impulso para agradar seus humanos, esses cães podem ser invocados para agir em uma variedade de situações. Criados na Escócia para serem companheiros de caça e recuperadores de jogos, eles são frequentemente empregados em operações de busca e resgate, auxiliados por sua relativa agilidade e marcha poderosa.

Por tudo isso e mais um pouco, esses filhotes são também excepcionais como melhores cães para os idosos.

5) Pinscher Doberman

Destemido, leal e alerta, a raça Pinscher Doberman

“Conhecidas por sua natureza destemida, velocidade e resistência profunda”, essas criaturas duras, mas elegantes e robustamente atléticas, fazem cães de guarda ideais, de acordo com Coren. Mas por mais intimidante que essa raça de cães de aparência feroz possa parecer, a raça é realmente conhecida por ser bastante gentil. Isso, e eles estão entre os cães que aceitam incrivelmente bem treinamentos.

6) Cão Pastor Shetland

O cão Pastor Shetland faz tudo que um cão de pastoreio maior pode fazer. É precisamente por isso que eles foram criados como o “primo do Collie”.

Ansiosa para agradar e motivada a continuar tentando até acertar, essa raça é ótima em aprender novos comandos em apenas algumas repetições. Por causa de sua inteligência relativa, obediência e rapidez em seus pés, eles estão em sexto lugar na lista de Coren das raças de cães mais inteligentes.

Como Golden Retrievers, os cães de Shetland são amados tanto por sua inteligência canina quanto por suas personalidades, e eles também são uma das melhores raças de cães para famílias com crianças. Eles também fazem excelentes cães de guarda, graças à sua capacidade de sentir o perigo. Isso é inteligência instintiva.

7) Labrador retriever

Desenvolvido por colonos do século XVI da ilha canadense de Terra Nova, o labrador retriever é um descendente do St. John Dog. A raça ganhou seu nome no século XIX, depois que nobres ingleses voltaram de uma visita canadense com o que eles chamavam de “cão labrador”.

8) Papillon

No ranking de Coren, a menor das raças de cães mais inteligentes é o Papillon. Um dos vários filhotes de orelha grande, a raça pode traçar suas raízes por quase 700 anos — e isso desempenha um papel significativo em sua inteligência.

Como uma das raças de cães mais antigas, o Papillon teve mais tempo do que muitos para evoluir para um dos cães mais inteligentes do mundo, e seus criadores têm usado esse tempo sabiamente.

Seu comportamento feliz e extrovertido está associado a uma ânsia de agradar e uma alta aptidão para aprender e obedecer comandos, tornando esses pequenos companheiros naturais.

9) Rottweiler

O Rottweiler data dos tempos de volta aos dias do Império Romano, quando era usado para rebanho de gado.

O poderoso, robusto, robusto, rottweiler também é conhecido por ser excepcionalmente afetuoso e leal. Eles não só fazem cães policiais fantásticos, mas também são grandes competidores de obediência, cães de serviço, cães de terapia e animais de estimação cotidianos. Embora Coren acredite que os Rottweilers adquiriram uma reputação de medo, ele ressalta que a verdade é precisamente o oposto.

10) Cão australiano

Esses cães pequenos, mas formidáveis, foram criados na Austrália (naturalmente) para o gado de rebanho (naturalmente), e eles são frequentemente creditados por terem desempenhado um papel importante no desenvolvimento da indústria de carne bovina do país, de acordo com Coren.

Altamente motivado para fazer seu trabalho, o cão australiano pode ser uma espécie de desafio para um morador da cidade ou qualquer um que não tenha o meio de manter seu pequeno pastor estimulado e ocupado.

Dito de outra forma, se você não der a esses cães algo produtivo para fazer, eles encontrarão algo a ver com seu tempo — algo que você provavelmente não vai gostar.

Pelo lado positivo, Coren diz que esta raça de cães australianos é “tão inteligente e organizada” que os cães “colocam suas coisas de volta depois de usá-lo”. Altamente ansioso para aprender, o cão australiano é um grande parceiro para passatempos humanos, como a captura.

11) Pembroke Corgi galês

Carinhoso, inteligente e alerta, o corgi galês Pembroke tem sido a raça de cães da realeza inglesa desde 1933, quando o então Duque de York (que mais tarde seria coroado rei Jorge VI) trouxe para casa corgis Dookie e Jane como animais de estimação para Elizabeth e sua irmã mais nova, Margaret. Estima-se que em seu reinado de 70 anos, a Rainha Elizabeth levantou mais de 30 corgis.

12) Schnauzer miniatura

Este cão adoravelmente barbudo, que é o menor das três raças schnauzer, foi classificado em 12º lugar entre as raças de cães mais inteligentes, de acordo com o Coletivo Schnauzer.

Amigáveis, inteligentes e obedientes, esses filhotes têm confiança de cachorro grande em um corpo de cachorro pequeno. Eles foram criados a partir do schnauzer padrão para trabalhar em fazendas como uma espécie de controle de pragas de quatro patas, cheirando e despachando roedores. Esse barbudo também faz um grande companheiro da cidade, graças ao seu tamanho, adaptabilidade e amor geral por crianças e outros animais pequenos (ratos excluídos, é claro).

13) Springer Spaniel Inglês

Abençoado com uma excelente memória e belos olhos verdes, o springer spaniel inglês é a 13ª raça de cães mais inteligente da lista de Coren.

Amigável, brincalhão e obediente, foi criado séculos atrás para sair e recuperar pássaros de caça nas terras áreas britânicas. Por muitos anos, a medida que a raça foi desenvolvida, o springer spaniel inglês foi praticamente indistinguível das raças que eventualmente passaram a ser identificadas como o cocker spaniel inglês.

Hoje em dia, porém, o springer spaniel inglês tem se destacado como uma raça à parte — uma que é excepcionalmente brilhante, alerta e ansiosa para agradar. Se há uma desvantagem para a raça, é que ela tem uma tendência a se tornar muito apegada aos seus humanos, quando não é convidada a participar da diversão.

14) Tervuren belga

Com sua “natureza inteligente e afinidade por esportes como agilidade, rastreamento, pastoreio e trenó”, o tervuren belga certamente conquistou seu lugar entre as raças de cães mais inteligentes, de acordo com Steffen e Dr. Hughes. Coren coloca-o no número 14, logo acima do schipperke, uma raça com a qual compartilha uma herança comum.

Não só o tervuren belga tem o cérebro e as habilidades de funcionamento executivo para ter sido um pastor valorizado em muitas fazendas belgas, mas também é um companheiro altamente atento com um forte instinto protetor, incrivelmente leal e ótimo em truques.

Uma raça de cães relativamente rara, o Tervuren belga é, no entanto, um pouco mais fácil de encontrar nos Estados Unidos do que alguns de seus companheiros cães pastores belgas, como os Malinois e os Laekenois.

15) Schipperke

Conhecido como o “pequeno capitão” porque foi criado especificamente para o controle de pragas em barcos do canal flamengo (“schip” é a palavra flamenga para “barco”), o Schipperke aterrissa no número 15 no ranking de raças inteligentes de cães de Coren.

Tem uma natureza curiosa, inteligente e confiante, uma quantidade surpreendente de bravura por seu tamanho, e uma mistura única de intensidade e travessuras. Embora o schipperke tenha sido criado para ter um rosto delicado como raposa, seu corpo musculoso é tudo sobre o trabalho, mesmo em seu pequeno tamanho.

16) Collie

Muito antes da Rainha Elizabeth II se tornar apaixonada por corgis, outra rainha do reino era conhecida por sua devoção aos amigos de quatro patas. Estamos falando da tataravó de Elizabeth, a Rainha Vitória. Ela teve inúmeros cães ao longo de sua vida, mas dois de seus favoritos foram collies que viveram durante a segunda metade do século XIX.

No entanto, foi só em 1943 que o collie tomou o mundo pela tempestade. Foi quando o filme Lassie Come Home estreou, apresentando ao mundo um filhote sensível e leal que nunca conheceu uma criança em perigo que ela não salvou. Em outras palavras, seu típico collie.

Mas esses adoráveis cães de nariz comprido cuidam de mais do que apenas crianças. Eles têm um alto nível de inteligência e um desejo tão grande de ajudar que eles fazem guias confiáveis para cegos, bem como trabalhadores de resgate altamente competentes.

Sobre Moisés Oliveira

Especialista em Marketing Digital, acompanha tendências e oportunidades de Comunicação Integrada. Responsável pela estratégia online e performance de anunciantes em diferentes segmentos, sua atuação em agências de publicidade e veículos de comunicação agrega valor à carreira iniciada na Administração.

Além disso, verifique

Raça Golden Retriever

Raça Golden Retriever

Raça Golden Retriever Raça Golden Retriever, é uma raça canina do tipo retriever originária da …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enviar Menssagem
Estamos Online
Olá,
Entre em contato.