Entre WhatsApp ou Facebook, a disputa é acirrada. O Qualibest, instituto brasileiro que há 16 anos realiza pesquisas online, aplicou questionário para obter panorama sobre os usos das redes sociais.
Com base nas 3.665 entrevistas realizadas em junho, Whatsapp (81%) ocupa ligeiramente a posição de preferido em relação ao Facebook (74%), mas ambos mantêm empate na taxa de uso (92%). Na sequência, aparecem o YouTube (82%), Facebook Messenger (71%) e Instagram (59%). Esse volume de acessos ao Instagram é decorrente da alta penetração da plataforma no público feminino da classe A.
O tempo de acesso ao Instagram também é outro dado significativo: 27% dos entrevistados declararam acessar até 30 minutos por dia e 26% dizem passar o dia conectados. No caso do YouTube, o tempo dedicado para 30% é equivalente a duas horas e meia por dia, o que reitera sua posição de fenômeno para o consumo de vídeos online.
Há ainda um grupo (43%) que não consegue mensurar o tempo de uso do Facebook, pois estão conectados durante todo o dia. Os dados também apontam que 76% dos internautas brasileiros acessam as redes sociais pelo smartphone, 62% acessam pelo desktop e 14% pelo tablet.
Embora essas informações possam apenas ter reforçado percepções, é importante quantificarmos o impacto das redes sociais. Perceber que seus usos fazem parte do cotidiano de significativa parcela de usuários, de tal modo que torna difícil separar “os tempos” de consumo. Como pano de fundo, os dispositivos móveis proporcionam maior frequência, tempo e diversidade de contato dos internautas com as mídias sociais.
O que você escolhe, WhatsApp ou Facebook?