COI e o planejamento de mídia
COI – Os jogos olímpicos trazem novas regras que alteram o fluxo das ações de comunicação.
Ao COI (Comitê Olímpico Internacional) devem ser submetidas todas as peças para aprovação. Com a proximidade dos jogos olímpicos, o mercado publicitário deve estar atento às restrições previstas para as ações de comunicação.
O conhecido “bloqueio olímpico” possui o intuito de impedir que outros anunciantes peguem carona no evento e adquiram tanta visibilidade quanto patrocinadores oficiais. Ou seja, uma tentativa de sufocar ações de Marketing de Guerrilha.
Além disso, a participação de atletas deve ser mais restrita a partir de amanhã (27/07) e seguirá até 24 de agosto, conforme previsto na Carta Olímpica. No entanto, atendendo solicitação dos próprios esportistas, o COI realizou revisão contemplando a possibilidade de manter exibição de campanhas dos patrocinadores que iniciaram suas inserções no final de março.
De todo modo, as peças que continuam a serem exibidas não devem fazer menção aos jogos ou à atuação dos atletas durante as competições e/ou treinos. Como nada acontece da noite para o dia, é provável que os planejamentos de mídia já consideravam esse interstício, com direcionamento de verba para antes e depois dos jogos, sobretudo aqueles que tiveram como mote o uso da imagem de seus atletas patrocinados.
Esticar investimento em mídia para exibir ações com atletas, mas não referenciá-los ao lugar comum – a realização dos jogos olímpicos, pode ser uma faca de dois gumes. Além das campanhas já previstas, vamos ver quem se atreve a inovar e usufruir dessa flexibilização.
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